Dúvidas sobre o Tratado, a consagração e a renovação

Tire suas dúvidas sobre oTratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, a consagração a Jesus pelas mãos de Maria e a renovação.

Neste primeiro artigo de “Perguntas e Respostas”, tiramos algumas dúvidas sobre a consagração Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria e também sobre a renovação da consagração.

Em primeiro lugar, respondemos a pergunta de Dagmar Messias, que quer saber quais os passos que deve seguir para fazer a consagração. Ela quer saber por onde começar a sua preparação para a consagração, especialmente na leitura do “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.Tire suas dúvidas sobre o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, a consagração a Jesus pelas mãos de Maria e a renovação.

A segunda pergunta que respondemos é de Beatriz Ribeiro, que quer saber se é obrigatório renovar a consagração na Santa Missa. A resposta a essa pergunta parece ser simples, mas a resposta é complexa e nos ajuda a compreender qual é a ligação profunda que existe entre a consagração e a comunhão.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Quais os passos a seguir para fazer consagração?

Dagmar Messias comprou o Tratado e deseja ser escrava de Maria. Mas, necessita de uma explicação de como começar pelo Livro.

Cara Dagmar,

Não existe uma forma única para começar a preparação para a consagração. Sendo assim, daremos algumas dicas que poderão lhe ajudar a estudar e a entender melhor a consagração. Mas, ficará a seu critério escolher qual é a forma de preparação que melhor atenderá as suas necessidades.

Se você não tem muita pressa, eu recomendo que primeiramente assista as aulas do Padre Paulo Ricardo sobre a consagração, antes mesmo de começar a ler o Tratado. Fazendo isso, certamente você compreenderá muito melhor o Livro e consequentemente a sua preparação será mais aprofundada. Além disso, você pode recorrer a outras obras de São Luís Maria, que podem ser muito úteis na compreensão da consagração. O primeiro livro que recomendamos é “O Amor da Sabedoria Eterna”, que lhe dará um entendimento mais aprofundado da teologia do Santo a respeito de Cristo e, por conseguinte, ajudará a compreender melhor a consagração a Nossa Senhora. Outro livro que pode ser lido antes do Tratado é “O Segredo de Maria”, que foi o primeiro escrito de Montfort inteiramente dedicado à consagração. Esses dois livros, bem como o Tratado, podem ser encontrados nas Edições Monfortinas.

Caso não disponha de muito tempo ou tenha pressa de fazer a consagração, você pode ler o Tratado diretamente, pois ele não é um livro tão difícil de entender. No Tratado, São Luís Maria trata com profundidade do tema da consagração, mas de uma forma que até os mais simples e pouco instruídos conseguem entender. Se tiver dúvidas, nos colocamos à disposição para lhe ajudar.

É obrigatório renovar a consagração na Missa?

Beatriz Ribeiro quer saber se é obrigatório renovar a consagração na Santa Missa.

Cara Beatriz,

Desde o início, esclarecemos que não é obrigatório renovar a consagração na Missa. Nem mesmo a consagração precisa ser feita obrigatoriamente na celebração da Eucaristia. Pois, a consagração não está essencialmente ligada à Santa Missa. No entanto, seria muito bom que a consagração fosse feita na Santa Missa ou pelo menos na celebração da Palavra com comunhão. A esse respeito, São Luís Maria dá algumas instruções que são válidas para a consagração e a renovação:

No fim dessas três semanas confessar-se-ão e comungarão com a intenção de se darem a Jesus Cristo na qualidade de escravos de amor, pelas mãos de Maria. E depois da comunhão, que se esforçarão por fazer segundo o método abaixo indicado (n. 266), dirão a fórmula da consagração, que também acharão mais adiante[1].

A comunhão de Jesus Cristo eucarístico na companhia da Virgem Maria é uma das práticas exteriores da consagração mais importantes. Por isso, temos razões suficientes para recomendar insistentemente que a consagração e a renovação sejam feitas durante a Santa Missa ou logo depois, no momento de ação de graças. Certamente que esta prática, de comungar Jesus na presença de Maria[2], lhe ajudará a crescer na fé, na esperança e na caridade!

Apesar de ser muito recomendável, caso seja muito difícil ou impossível fazer a consagração na Santa Missa ou na celebração da Palavra com comunhão, não deixe de fazer a renovação de sua consagração. Nesse caso, certamente a graça de Deus suprirá a falta de receber o Corpo de Cristo no dia sublime em que renovará sua consagração a Jesus por Maria.

Assim, este foi nosso primeiro artigo de “Perguntas e Respostas”. Esperamos ter ajudado a Dagmar e a Beatriz a tirar suas dúvidas sobre a consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria encarnada, pelas mãos da Virgem Maria. Convidamos você, que também tem dúvidas sobre a devoção ou a consagração a Nossa senhora, a enviar suas perguntas pelo nosso “Fale Conosco”. Teremos o maior prazer em responder suas perguntas. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A consagração a Maria e a comunhão.

TODO DE MARIA. Preciso de Padre para fazer a consagração?

TODO DE MARIA. Maria, o segredo para alcançar a Sabedoria.

Referências:


[1]  SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, 231.

[2]  Cf. idem, 266-273.

Comments

comments