Papa Francisco visita a casa de Maria para pedir pela Jornada Mundial da Juventude e pela vida do povo latino-americano.
Em meio a tantos compromissos na Jornada Mundial da Juventude 2013, Papa Francisco fez questão de visitar a casa de Maria, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Sua visita se deve a sua devoção e confiança na Virgem Maria, mas também à experiência vivida por ele, enquanto Cardeal, na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada no Santuário há seis anos atrás. O Santo Padre foi ao Santuário para pedir o auxílio de Nossa Senhora para os Pastores, pais e educadores, para que possamos “transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um País e de um mundo mais justo, solidário e fraterno”.
Em sua visita ao Santuário, o Papa Francisco manifestou seu amor pela Virgem Maria e a sua confiança na Mãe da Igreja. Em sua homilia, o Santo Padre expressou sua alegria por visitar a casa da Mãe: “Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida”. O Pontífice também disse qual o motivo de sua vinda ao Santuário: “No dia seguinte à minha eleição como Bispo de Roma fui visitar a Basílica de Santa Maria Maior, para confiar a Nossa Senhora o meu ministério de Sucessor de Pedro. Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano”.
Assista a homilia do Papa Francisco em Aparecida:
Papa Francisco recordou que a V Conferência foi influenciada pela sua espiritualidade mariana do Santuário. O Santo Padre disse que: “os Bispos – que trabalharam sobre o tema do encontro com Cristo, discipulado e missão – eram animados, acompanhados e, em certo sentido, inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham diariamente confiar a sua vida a Nossa Senhora: aquela Conferência foi um grande momento de vida de Igreja. […] O Documento de Aparecida nasceu justamente deste encontro entre os trabalhos dos Pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria”. Pois, a Igreja, quando busca Jesus Cristo, bate sempre à casa da sua Mãe, a Virgem Maria, e pede: “Mostrai-nos Jesus”. Não poderia ser diferente, porque “é de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado”. Por isso, a Igreja sai em missão sempre seguindo os passos de Maria.
A sua devoção de Francisco a Nossa Senhora e a experiência vivida na V Conferência fizeram com que o Pontífice, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, viesse novamente ao Santuário da Padroeira do Brasil: “eu venho hoje bater à porta da casa de Maria, que amou e educou Jesus, para que ajude a todos nós, os Pastores do Povo de Deus, aos pais e aos educadores, a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um País e de um mundo mais justo, solidário e fraterno”. Leia homilia na íntegra.