O significado da expressão “totus tuus“, lema do pontificado de João Paulo II.

O que significa Totus Tuus

A expressão, do latin, “totus tuus significa todo teu (todo de Maria). Esta ficou mais conhecida porque foi o lema do pontificado do saudoso Papa João Paulo II. Ele usou estas palavras como lema por causa da sua particular devoção e consagração a Virgem Maria. Porém, a expressãototus tuustem sua origem nos escritos São Luís Maria Grignion de Montfort e significa a consagração total a Virgem Maria.

São Luís Maria, em seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, usa estes termos como fórmula de renovação da consagração: Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt, que quer dizer: “Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence”. O Santo recomenda que se renove a consagração pelo menos uma vez por ano, mas esta pode ser feita também uma vez por mês, mediante uma preparação. Porém, pode até mesmo ser renovada todos os dias por estas breves palavras (cf. TVD 233).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A vida de Karol Wojtyla, que depois tornou Papa João Paulo II, é um exemplo excepcional da profundidade do significado destas palavras e da eficácia da consagração a Maria. Sua vida também é um testemunho eloquente daquilo que significa a consagração total a Nossa Senhora. Toda a vida do Beato foi consagrada a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. O brasão com a letra “M” e o seu lema “totus tuus” simbolizam a sua total entrega a Maria. O Santo Padre chegou a afirmar que, principalmente nos momentos mais difíceis e decisivos de sua vida, a consagração a Virgem Maria foi de suma importância.

Desde a sua juventude, Karol Wojtyla nutriu esse amor por Maria. Quanto era ainda seminarista, Karol se consagrou a ela pelo método do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís Maria. Durante toda a sua vida ele esteve unido a Virgem Maria. Enquanto Sacerdote, depois como Bispo e finalmente como Papa João Paulo II, a Mãe do Senhor Jesus esteve sempre presente em suas reflexões teológicas. Os documentos aprovados por João Paulo II tem como característica a sua confiança em Maria.

O Santo Padre não somente se consagrou a Virgem Maria, mas também consagrou o mundo inteiro a ela. No dia 7 de Junho de 1981, Na Basílica de Santa Maria Maior, João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria. Em sua oração, ele pede a Virgem Maria: “Tomai sob a Vossa proteção materna a inteira família humana que, com enlevo afetuoso, nós Vos confiamos, ó Mãe”. Este homem extraordinário, um grande sinal da bondade e da misericórdia de Deus em nosso tempo, realiza um ato profético ao consagrar a humanidade a Mãe de Deus.

Como filhos espirituais deste grande homem que foi o Papa João Paulo II, somos chamados também a nos consagrar pessoalmente a Maria. Além dele ter recomendado muito que a fizéssemos, a própria Virgem, nas aparições de Fátima, que começaram em 13 de Maio de 1917, nos pede que nos consagremos ao seu Imaculado Coração. O Papa Leão XIII, que foi consagrado a Virgem Maria, para incentivar a consagração a Maria, concedeu indulgência plenária a quem fizer ou renovar a consagração, segundo o método do Tratado de São Luís, no dia Imaculada Conceição, dia 8 de Dezembro, ou no dia do Santo, 28 de Abril. Esta concessão, que aconteceu pouco antes do início das aparições, seja para nós incentivo a nos unirmos mais intimamente a Mãe de Deus e poder dizer “totus tuus Maria” (sou todo teu Maria), para aproximar-nos mais de Seu Filho Jesus Cristo e da Sua santíssima vontade.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

29 Comentários

  1. também sou todo teu Maria.

  2. Juntos anunciemos o coração da Mãe Maria.

  3. Q O Sagrado Coração da Virgem Santa Ilumine a escolha do novo Papa

  4. Maria Angelica Aparecida

    ” TOTUS TUUS”/ QUE O MEU EMOCIONAL DIMINUA. QUE FORTALEÇA PELA ORAÇÃO DIÁRIA O MEU ESPIRITUAL . TUDO POR DEUS E PARA DEUS.( Paddre Vagner Baia- Homilia Santa Missa 06/06/13) DEUS está pertinho de você. É só con-viver… SHALON! (Antônio Carlos Santini) 6/6/13

  5. Queremos nos consagrar a Deus inteiramente através de Maria!
    Olhai por todos nós Santa Maria!

  6. Amigos peço que curtam á minha página.. através do link: http://www.facebook.com/LUJECR
    NESSA PÁGINA VOCÊ ENCONTRA TUDO SOBRE O TRATADO DA ”VERDADEIRA DEVOÇÃO”

  7. Sou escravo de N. Senhora desde 2002. Uma alegria tao grande de ser filho e escravo da Mae de Deus e nossa tambem. Virgem e Imaculada. Santissima Senhora.

  8. Maria Helena Cursino

    Sou toda tua Maria. A minha vida te pertence, meu coração, meu corpo e minha alma. Quero ser como Tu Maria, silencia o meu coração para ouvir a voz de Deus. Ensina-me a diminuir para que Jesus cresça em mim!!!

  9. Gilberto totus tuus Mariae

    Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence, Virgem Santíssima Maria!

  10. Que o meu coracao seja totus tuus Maria!

  11. Dealdina Salles Ramos

    Estou pintando em azulejaria um quadro do convento de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espirito Santo, abaixo gravarei :” TOTUS TUUS MARIAE”, consagrando assim toda minha familia e os que ali me visitarem em minha casa de praia em Piuma, Espirito Santo_ Salve Maria, sou toda tua mãe Bendita dealdina ….6-5-2014

  12. Dealdina Salles Ramos

    Estou pintando em azulejaria um quadro do Convento de Nossa Senhora da Penha,padroeira do Espirito Santo e, abaixo gravarei:TOTUS TUUS MARIAE……,consagrando toda minha familia e os que me visitarem na casa de praia em Piuma,E.Santo, ao amoroso coração de Maria……SALVE MARIA ……6-5-2014

  13. Todo teu Maria, eternamente !

  14. Beatriz Leite de Azevedo Araújo

    Eis-me aqui.. Totus Tuus Mariae, Consagrando a minha vida, e a minha espera do meu José ! Namoro Santo, Tempo de Deus.
    Salve Maria.

  15. Totus tuus Maria, pela tua mão intercessora eu me entrego totalmente a Jesus.

  16. Tudo é de Deus, tudo é Deus, Tudo Nele, Tudo para Ele. Devemos ser tudo para Ele. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
    Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

    Apocalipse 22:13-14

  17. Gente tenho uma dúvida simples, boa, uma amiga irá fazer a consagração e ela quer gravar no anel o a expressão “Totus Tuus”, mas ela teria que escrever no feminino ? Tota tua Marie ? OU não tem nada a ver o que eu disse…rs É que me lembro do padre Paulo Ricardo ter falado isso, mas queria dar certeza pra ela.

    Obrigado!! Paz de Jesus e o Amor de Maria!!

    • Natalino Ueda

      Caro Milton,
      Pode ser escrito “tota tua”, mas Maria permanece igual, com “a” no final. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde. Desculpe a demora em responder.
      Natalino.

  18. Juares Lucas Marcondes Madureira

    Todos devotos e consagrados a Maria, isso é o que se não Idolatria, como ela pode atender a tantos pedidos sendo que só Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente?

    • Eu sou só uma pecadora e humana como todo mundo, mas rezo por toda humanidade, peço a Deus por todos que sofrem, pela minha família, etc. Espero que ajude a entender. Abraços

    • Ela não atende à pedidos ela intercede quem atende é Deus, e amar à mulher que gerou o Salvador do mundo não é idolatriace sim respeito.

    • Isabela Medeiros

      Não sou consagrada, mas a consagração se trata de se entregar a Maria, entregar sua família, todo o teu ser a ela! Mas um detalhe que passou lhe despercebido, meu caro, é que é a tua intercessão! Pois acreditasse, que Maria pode interceder a seu Filho Jesus os nossos anseios e pedidos! Creio eu, que vossa pessoa, seja protestante e do fundo do meu coração sinto pena por vós não acreditar em Maria, porque nos momentos mais difíceis de minha vida eu pedi a interceção dela, e eu alcancei minha graça, que vale reforçar, alcancei minha graça porque o Pai, Filho e Espírito Santo, a Santíssima Trindade me concederam a graça, mas tenho certeza que Maria intercedeu pelo meu pedido. Gostaria de reafirmar com uma frase que diz exatamente tudo isso que tentei transmitir: “Pede a mãe, que o filho atende!”

  19. “Acaso não sabeis, que eu sou da Imaculada…”

  20. Por favor,
    Substituam o texto anterior que lhes enviei por este que segue abaixo, com correções e alterações de digitação como também com mais algumas informações.

    TOTUS TUUS é uma expressão da língua latina que significa ao pé da letra TODO TEU. Essas palavras são masculinas pois se referem à consagração de São Luís Maria Grignion de Monfort a Nossa Senhora. São João Paulo II as escolheu para o brasão de seu pontificado.
    Se forem ditas por uma mulher, deveriam ser usadas no gênero feminino que se escreve assim: TOTA TUA que se traduz literalmente como TODA TUA.
    Se for acrescentado o nome de Maria, ele deve estar no caso vocativo singular que se escreve assim: MARIA.
    MARIAE é a mesma palavra, no caso genitivo singular ou no caso dativo singular. Os casos nominativo e vocativo no plural também se escrevem do mesmo modo: MARIAE.
    O ditongo AE em Latim pronuncia-se como a letra E com som aberto em português: é.
    Então, MARIAE pronuncia-se MARIE.

    TOTUS TUUS, MARIA (para o masculino)
    TOTA TUA, MARIA (para o feminino)

    Tradução: Todo teu, Maria (ou Todo teu, ó Maria)
    Toda tua, Maria (ou Toda tua, ó Maria)

    Deve haver vírgula antes da palavra MARIA pois o vocativo é separado dos outros termos da oração sintática pela vírgula.

    • Natalino Ueda

      Reverendíssimo Padre Assis,
      Salve Maria! Muito obrigado pela sua contribuição com nosso conteúdo. Deus lhe pague!
      Natalino.

  21. Tudo por Deus para Deus, pelas mãos de Maria!* ❤️

  22. TOTUS TUUS EGO SUM MARIAE ET OMNIA MEA TUA SUNT.

  23. Kathlleen resende moraes

    TOTUS TUUS EGO SUM MARIAE ET OMNIA MEA TUA SUNT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com