O Papa João Paulo II nos fala sobre a importância da memória materna de Maria, a sua ligação com a memória da Igreja e com a identidade do homem.

Pensamento de João Paulo II sobre a memória materna de Nossa SenhoraNa Virgem Maria, temos a memória materna da Igreja, que nos ajuda a descobrir a nossa identidade. Nos últimos tempos, o mundo tem passado por muitas transformações, que tem influenciado as mais diversas culturas e sociedades. Tais transformações colocam um problema para a Igreja, para todos os cristãos. Trata-se da questão da perda de identidade, pela qual passa a sociedade atual. Diante deste panorama preocupante, o Papa João Paulo II fala sobre a identidade humana no seu livro “Memória e identidade”.

Para falar dessa identidade, o Santo Padre fala da memória, dimensão histórica da vida de Jesus. Toda a Sua vida foi marcada pela presença materna de Maria. Na memória de Maria, que “guardava todas as coisas no seu coração” (Lc 2, 51), temos acesso aos acontecimentos principais da vida de Cristo e do surgimento da Igreja.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Maria guardava no seu coração a memória do mistério da Anunciação, da encarnação do Verbo no seu ventre (cf. Jo 1, 14). Guardou também a memória do nascimento de Jesus (cf. Lc 2, 15-17) e da fuga para o Egito por causa da perseguição de Herodes (Mt 2, 13-15). “Tudo isso permanecia fielmente guardado na memória de Maria, sendo Ela – como justamente se deduz – quem o transmitira a Lucas durante os seus numerosos encontros, tal como o confidenciara também a João, a quem fora entregue por Jesus na hora da morte”.

João paulo II diz que: “A memória de Maria é uma fonte se singular importância, um fonte incomparável, para conhecer Cristo”. Pois, ela é testemunha da Encarnação e acompanhou os passos do crescimento de Jesus. Como nos seus 12 anos, quando Jesus deixa intuir a Maria a missão que Ele recebeu do Pai (cf. Lc 2, 49). Na sua vida pública, Jesus permanece sempre ligado a Nossa Senhora como no milagre das bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-11). No momento culminante da sua missão, Maria é testemunha da Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Ela é também testemunha das Ascensão de Jesus e do nascimento da Igreja no Pentecostes.

A memória materna de Maria é importante para a identidade humano-divina da Igreja. A sua memória é também a memória da Igreja, visto que esta guarda, em grande parte, o que estava presente nas recordações de Maria. A Igreja guarda em si mesma a memória da história do homem. Ambas juntas, a memória de Maria e a da Igreja nos ajudam a conhecer melhor Jesus Cristo e o Seu desígnio de salvação para o homem.

Assim, em meio à perda de identidade e de valores que marcam nosso tempo, a memória de Maria e a da Igreja podem ajudar o homem a reencontrar a sua própria identidade. A memória Materna de Maria e a da Igreja nos ajudam a compreender que não somos frutos do acaso ou da evolução, mas fomos pensados por Deus. Ele tem uma alta vocação para nós e isso nos foi revelado em Jesus Cristo. Nele, somos filhos de Deus e somos chamados à comunhão com Ele no Reino dos Céus.


Natalino Ueda, sacerdote diocesano, incadinado na Arquidiocese de Cuiabá, formado em Filosofia e Teologia e pós graduado em Logotetapia e Análise Existencial, é o autor do blog Todo de Maria, que tem como temas principais a devoção mariana e a consagração a Santíssima Virgem Maria segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

8 Comentários

  1. luciana cabral de jesus

    ela e a nossa mae temos que respeita

  2. monica costa henrique

    bom dia as vezes eu fico comfusa com alguma religiao tudo que fala a palvra de DE DEUS DEVE SER DO BEM NAO TENHO AMIGOS ESPIRITA E EVANGELICO SA VEZES EU FICO COMFUSA PORQUE AS PESSOAS JUGAM O OUTRO COMO ELES FOSSEM SATANAS NAO DAR PARA ENTENDER ISSO NAO SOMOS TODOS IRMAO PERANTE DEUS DEUS FALA NA SUA PALAVRA QUE NAO DEVEMOS FASER ECEPIÇOES DE PESSOAS EU VEJO MUITA GENTE FAZENDO NAO ENTENDO ISSO ,BOM DIA !

  3. que marvilha receber noticias d nossa mãe santissima,sou da comunidade catolica Sementes d Verbo,casa d Aliança Belém,somos d Maria,na escola d verbo.e eu toda toda d Maria.

  4. fca artemisia de souza carvalho

    preciso mãe de muita oraçaõ,.

  5. ilzanilde galdino da silva

    e tudo em minha vida jesus e maria nossa mae

  6. João Paulo Osório

    Nunca tinha pensado no assunto. De facto, faz todo o sentido. A Virgem Maria é a memória da Igreja e da identidade da Humanidade. Maria foi quem concebeu, deu à luz e conviveu mais de perto com Jesus Cristo. Guardando, Maria, tudo no coração, este é um manancial de sabedoria e bondade. Ela é o exemplo de obediência a Deus, daí ter sido elevada ao Céu em vida em corpo e alma pelos anjos. O facto de não ter passado pelo processo de morte deveu-se a ter nascido sem o pecado original, o que aconteceria a todos nós, se não herdássemos essa mancha de Adão e Eva. E S. José? Será que também guarda a identidade da Igreja e da Humanidade? Não tanto como Maria, claro!, mas é possível que sim, pois é o pai adotivo de Jesus Cristo.

  7. João Paulo Osório

    O pecado original continua e está cada vez mais difundido na sociedade, nos comportamentos transviados, pervertidos que algumas pessoas adotam. Talvez dê prazer, mas esse argumento não pode ser o que nos leva a fazer ou deixar de fazer o que quer que seja. Os dez mandamentos da Lei de Deus são claros e explícitos! A perversão é uma das moedas do comércio de almas… Sendo a Alma a parte espíritual do Homem, pela qual ele Vive, é Livre e Entende, jamais pode ser negociada e, muito menos, vendida! No entanto, o demónio, através da sua abominável arquitetura do mal, recorre à mentira e ao engano para tentar negociar e comprar as almas… Quem lha vender fica, assim, privado do que “o sopro de Deus” contém!!!… Depois, tudo é permitido(!), até ver “a besta” como Deus, pois a abominação, sendo o pai da mentira, quer fazer-se passar por Deus!… A pessoa pensa que está a andar em linha reta mas, na realidade, está a andar aos esses e pulando escarpas… No íntimo tem consciência que é ao diabo que serve. Como do mal NUNCA vem Bem, sente sempre agitação e intranquilidade, falta de Paz e… medo……
    Quem conserva a Alma Entende a diferênça entre o Bem e o mal, é Livre para escolher e, se optar pelo Bem, Vive!!!
    Jesus Cristo ensinou-nos um Mandamento Novo: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei”. Quem vendeu a Alma deturpa o significado da frase do Redentor, pois ficou privado de Entendimento…… Então, ardendo em desejos impuros, deixa-se ir ao engano, pensando que isso é amor… A Vergonha desapareceu e, com ela, a Dignidade esfumou-se… Porque ficou privado de Liberdade, tornou-se escravo do engano…… Porque ficou privado da Vida, existe na morte……
    O Sagrado Coração de Jesus é cravado de espinhos e sangra abundantemente até ao fim dos tempos…
    O Imaculado Coração de Maria, que foi trespassado por uma espada, é ofendido até ao fim dos tempos…
    Rezemos por toda a Humanidade, pela conversão dos pecadores, para que tenhamos a consciência de que somos muito fracos e, assim, peçamos a proteção da Mãe do Céu contra o maligno e a Sua intercessão para podermos alcançar Jesus e, nEle, obtermos a Vida Eterna, tentando, nesta vida, seguir a Sua Palavra e o Seu Exemplo!!!……………………………………………………………………………………………………………….

  8. QUANDO CELEBRAMOS MARIA E SUA FAMILIA DE NAZARE,NOS CELEBRAMOS NOSSA LIBERTACAO E SALVACAO.MARIA CORREDENTORA DA DIVINA GRACA,ROGAI POR NOS.!!!!LALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALALAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com