São Luís Maria nos fala da consagração e a comunicação da alma e do espírito da Virgem Maria com seus consagrados.

O Tratado a consagração e a comunicação da alma e do espírito de Maria.São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” escreve sobre a comunicação da alma de Nossa Senhora com seus consagrados para glorificar a Deus, sobre o espírito de Maria, que ocupará o lugar do nosso para se alegrar no Senhor, seu Salvador (cf. TVD 217). A comunicação da alma e do espírito de Maria são frutos da consagração, por isso, o Santo nos recorda que estes, e os outros frutos (a participação da fé de Maria; a humildade e a caridade; a confiança em Deus e em Maria), dependem da nossa fidelidade às práticas próprias desta devoção.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Este ensinamento de São Luís Maria não é nenhuma novidade, mas um pensamento muito antigo, da era dos Padres da Igreja. No Tratado, Ele próprio faz referência a Santo Ambrósio (339-397 d.C.), que exclamava: “Que a alma de Maria esteja em cada um para glorificar o Senhor; que o espírito de Maria esteja em cada um para se alegrar em Deus” (cf. Lc 1, 46-55).

São Luís diz que um santo homem daqueles dias, todo perdido em Maria, perguntava: “Quando chegará esse feliz tempo em que Maria Santíssima será constituída Senhora e Soberana dos corações, para os submeter plenamente ao Império do seu Grande e Único Amor, Jesus?!Quando é que as almas respirarão Maria como os corpos respiram o ar?!” (TVD 217).

Segundo o Padre Montfort, quando chegar esse tempo, acontecerão coisas maravilhosas neste pobre mundo. Essas coisas maravilhosas acontecerão porque o Espírito Santo encontrará a sua amada Esposa, a Virgem Maria, reproduzida nas almas dos seus consagrados. Por isso, o Espírito descerá com abundância sobre os devotos de Nossa Senhora, fazendo-os cheios dos Seus dons, principalmente do dom da sabedoria, para operar neles maravilhas de graça.

São Luís Maria pergunta a mim e a você: “Meu querido irmão, quando virá esse tempo feliz, esse século de Maria, em que muitas almas escolhidas e obtidas do Altíssimo por Maria, perdendo-se a si mesmas no abismo do interior d’Ela, se tornarão cópias vivas de Maria, para amar e glorificar a Jesus Cristo?” A esta questão, o Santo de Montfort responde dizendo que esse tempo só virá quando a devoção a Nossa Senhora ensinada por ele for conhecida e praticada. “Para que venha o Vosso Reino, ó Jesus, venha o Reino de Maria!” (TVD 217), exclama Montfort.

Portanto, conforme nos ensina São Luís Maria, esse tempo maravilhoso, no qual Nossa Senhora reinará nos corações, só acontecerá quando a consagração for conhecida e praticada fielmente pelos seus consagrados. Este ensinamento do Santo nos coloca diante de uma dupla responsabilidade. A primeira é que precisamos nos esforçar para ser cada vez mais fiéis a nossa consagração a Nossa Senhora, às práticas exteriores e interiores, e a segunda é que somos chamados a ser verdadeiros apóstolos, que ensinarão a muitos a devoção a Santíssima Virgem. Estes apóstolos da Virgem Maria “terão nos lábios a espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus; trarão aos ombros o estandarte sangrento da Cruz, o crucifixo na mão direita, o Rosário na esquerda, os sagrados nomes de Jesus e Maria no coração, e a modéstia e mortificação de Jesus Cristo em toda a sua conduta” (TVD 59).

4 Comentários

  1. Sou muito devota a N.Senhora das Graças…..muitas graças pela intercessão da mãe do céu….recebi…..e hoje dia de N.Sra de Lourdes…..é muita riqueza … ter o amor de Maria e a sua dedicação aos filhos de Deus……e como diz acima precisamos nos esforçar para ser cada vez mais fiéis a nossa consagração a Nossa Senhora. Que Nossa Senhora com suas mãos estendidas..nos apresente sempre ao seu filho Jesus….nos concedendo as graças necessárias …de sermos fiéis aos seus ensinamentos …..e que possamos sempre nos abastecer …..rezando …meditando….e evangelizar…..ter a caridade de de levar ao irmão…..a devoção a Nossa Senhora e os ensinamentos de seu filho Jesus…..para que as pessoas se convertam e vivam mais felizes…..

  2. maria cristina santana

    eu sou muito devoto a nossa senhora de Lurdes e de fatima das graças

  3. SOU SERVO DE JESUS CRISTO, QUEM FOI QUE DISSE QUE MARIA É VIRGEM SE ELA TEVE MAIS FILHOS Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19). ? QUEM FOI QUE DISSE QUE MARIA É A NOIVA DO ESPIRITO SANTO? Efésios 5:25-27,32. ONDE ESTA´ ESCRITO NA BIBLIA ISTO?

  4. sou devota nossa senhora aparecida nossa senhora das graça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com