Maria Rosa Mística e nosso jardim espiritual

A Virgem Maria, Rosa Mística, quer realizar uma obra perfeita em nosso jardim espiritual.

A Santíssima Virgem Maria, Rosa Mística, a flor mais bela do paraíso, que cuidar de nosso jardim espiritual. Santa Teresa d’Ávila já dizia que nossa alma é como um jardim1. Todos nós batizados temos em nossa alma esse jardim, semelhante ao jardim do Éden (cf. Gn 2, 8). Nele, o próprio Deus faz em nós sua morada. Como cuidamos de nosso jardim espiritual? Existem nele muitas ervas daninhas? Quais são as flores e os frutos que produzimos em nosso jardim?

A Virgem Maria, Rosa Mística, quer realizar uma obra perfeita em nosso jardim espiritual.

Nossa Senhora Rosa Mística

A verdade é que muitos de nós cuidamos mal do nosso jardim. Por vezes deixamos crescer as ervas daninhas do pecado e, com isso, expulsamos o Senhor de nosso jardim. Nossa Senhora quer reverter essa situação e nos fazer voltar à amizade com Deus. Além disso, a Rosa Mística quer retirar as ervas daninhas que deixam nosso jardim improdutivo e fazê-lo dar flores e frutos abundantes, para nossa realização e para maior glória da Santíssima Trindade. Entretanto, para que a Virgem Maria realize esta obra em nós, precisamos conhecer um pouco mais esta Bela Flor do paraíso celeste.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Rosa Mística, a flor oculta do jardim de Deus

Maria Santíssima é a flor mais bela que já foi vista no mundo espiritual. Pelo poder da graça de Deus, desta terra seca e deserta, surgiram flores de santidade e de glória. Nossa Senhora é a Rainha dessas flores. Maria é a Rainha das flores espirituais, por isso, ela é chamada de Rosa. Pois, a rosa é apropriadamente considerada a mais bela de todas as flores. Mas, além disso, a Santíssima Virgem é a Rosa Mística, ou oculta, pois mística significa oculta. A este respeito, podemos perguntar: como ela está agora “oculta” a nós mais do que os outros santos? O que significa este nome singular, que se aplica a ela especialmente? A resposta a esta pergunta nos introduz uma terceira razão para acreditarmos na união de seu corpo sagrado com a sua alma, e sua assunção ao Céu logo após sua morte, em vez de sua persistência na sepultura até a ressurreição geral no último dia.

Se o corpo da Mãe de Deus não foi levado ao Céu, onde está? Como permaneceria escondido de nós por tanto tempo? Apesar de tantas pessoas negarem o dogma da Assunção, por que não ouvimos dizer onde seu túmulo está? Por que peregrinações não são feitas ao local da sua sepultura? Por que relíquias da Virgem Maria não são produzidas, como é feito no caso dos outros santos? Temos um instinto natural que nos faz reverentes aos lugares onde os nossos mortos são enterrados. Enterramos os grandes homens e mulheres honrosamente. Nos Atos dos Apóstolos, São Pedro fala do sepulcro de Davi como conhecido em sua época: “Irmãos, seja permitido dizer-vos com franqueza: do patriarca Davi dizemos que morreu e foi sepultado, e o seu sepulcro está entre nós até o dia de hoje” (cf. At 2, 29), embora sua morte ocorreu a muitas centenas de anos antes daquele tempo. Quando o corpo de nosso Senhor foi tirado da cruz, foi colocado em um túmulo honrado, que tinha até mesmo um jardim (cf. Jo 19, 41). Essa também foi a honra prestada a São João Batista, que teve seu túmulo citado por São Marcos (cf. Mc 6, 29).

Os cristãos dos primeiros tempos foram de outros países a Jerusalém para ver os lugares santos, dentre eles as sepulturas dos mártires. Quando o tempo de perseguição acabou, os cristãos honraram ainda mais os corpos dos santos, a partir de Santo Estevão, São Marcos, São Barnabé, São Pedro, São Paulo e outros apóstolos e mártires. Os corpos dos santos foram transportados para grandes cidades, e partes deles eram enviadas a outros lugares. Dessa forma, desde o início da história da Igreja até hoje, o cuidado e a reverência com os corpos dos santos é uma característica marcante.

Depois de conhecer um pouco mais a história da Igreja, compreendemos que, se havia alguém que, mais do que todos os outros santos, deveria ser perfeitamente zelada, seria a Virgem Maria. Sendo assim, por que então não ouvimos falar nada a respeito do corpo da Bem-aventurada Virgem Santíssima e de suas relíquias? Por que Nossa Senhora é esta Rosa oculta? É inconcebível e impossível que os primeiros cristãos, que foram tão reverentes e cuidadosos com os corpos dos santos e mártires, negligenciariam o cuidado com ela, a Rainha dos Santos e a Rainha dos Mártires, a própria Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo. Por que, então, ela é a Rosa Mística, ou oculta? Certamente porque esse corpo sagrado da Santíssima Virgem está no Céu, não na Terra. A Rosa Mística está oculta no Céu, depois de permanecer escondida na Terra.

Assista ou ouça aula do Padre Paulo Ricardo sobre a A Mãe do Salvador e a Nossa Vida Interior”:

Rosa Mística, a flor mais perfeita do jardim de Deus

O Beato Cardeal Newman faz uma pergunta a respeito de Nossa Senhora e, em seguida, responde: “Como Maria se tornou a Rosa Mystica, a escolhida, delicada, perfeita flor da criação espiritual de Deus? Foi porque nasceu, foi alimentada e abrigada no jardim místico ou Paraíso de Deus”2. As Sagradas Escrituras usam a figura de um jardim quando falam do Céu, dos seus habitantes bem-aventurados. Um jardim é um pedaço de terra separado para árvores e plantas, especialmente as flores, todas boas, todas variadas, com umas que são doces ao paladar, outras perfumadas no aroma, ou bonitas de se ver, ou ainda úteis para a alimentação. Vejamos agora o que é um jardim espiritual:

no seu sentido espiritual, significa a casa dos espíritos bem-aventurados e das almas santas que la habitam, carregados das flores e frutos que chegaram a formar graças ao cuidadoso cultivo de Deus, flores e frutos de graça, flores mais belas e mais perfumadas do que as de qualquer outro jardim, frutos mais deliciosos e primorosos do que nenhum lavrador terreno jamais poderia conseguir3.

Tudo o que Deus fez na obra da criação fala de Si mesmo: as montanhas manifestam Sua eternidade, o sol Sua imensidão, e os ventos Sua onipotência. Da mesma forma, as flores e os frutos falam da santidade do Senhor, do Seu amor e da Sua providência. As flores e os frutos dizem do lugar onde são encontrados. Uma vez que os encontramos em um jardim, este também tem de ter excelências que falem porque produzem essas fores e esses frutos. Não encontramos belas flores nos cumes rochosos de uma montanha ou frutos suculentos no deserto arenoso. “Como flores e frutas significam, em um sentido místico, os dons e graças do Espírito Santo, o jardim designa misticamente um lugar de repouso espiritual, tranquilidade, paz, refresco, deleite”4.

Adão e Eva, nossos primeiros pais, foram colocados no paraíso, num jardim de delícias, sombreado por árvores boas para contemplar, com frutos agradáveis de comer, com a árvore da vida no centro e um rio para regar a terra (cf. Gn 2, 9). Nosso Senhor Jesus Cristo, falando da cruz ao ladrão penitente, chama o lugar abençoado, o Céu, para onde ia levá-lo, de paraíso (cf. Lc 23, 43), ou seja, de jardim das delícias. São João, no livro do Apocalipse, fala do Céu, do palácio de Deus como um jardim ou paraíso, no qual a árvore da vida dava os seus frutos a cada mês (cf. Ap 22, 2).

Este foi o jardim de delícias no qual Maria Imaculada, a Rosa Mística, foi protegida e alimentada, desde o seu nascimento até suas núpcias com São José, um prazo de treze anos, para ser a Mãe do Verbo de Deus. Por três anos, a Menina Maria esteve nos braços de sua mãe, Santa Ana, e depois, por dez anos, ela viveu no Templo de Deus. Nesses jardins abençoados, como podem ser chamados, a Santíssima Virgem morava sozinha, continuamente visitada pelo orvalho da graça de Deus, e cresceu como uma flor cada vez mais celestial, até que, no final desse período, ela estava pronta para ser a habitação do Santíssimo, do Filho de Deus. A partir da sua Imaculada Conceição, a Virgem Maria tornou-se a digníssima morada de Deus. Com exceção da Rosa Mística, até a mais bela rosa do paraíso de Deus sofreu com os fungos, que causam a ferrugem, as larvas que perfuram os galhos e a mordida dos gafanhotos. No entanto, a Santíssima Virgem foi perfeita na sua doçura e beleza desde o início e, finalmente, quando o anjo Gabriel foi visitá-la, encontrou-a “cheia de graça” (Lc 1, 26), dessa graça que ela soube acumular em si, pelo bom uso que fez dela, desde o primeiro momento do seu ser.

A obra da Rosa Mística em nosso jardim espiritual

Assim, Nossa Senhora Rosa Mística é a flor mais oculta e perfeita do jardim de Deus, que quer realizar em nós uma obra em nosso jardim espiritual. Primeiramente, para restaurar nosso jardim, a Virgem Maria quer nos ajudar a ser semelhantes a ela, a ter uma vida silenciosa e oculta. Pois, somente nos “ocultando” das nossas paixões, do mundo e do demônio, arrancaremos as ervas daninhas do pecado, nos aproximaremos de Deus e nosso jardim se tornará produtivo. No entanto, a Rosa Mística não quer uma obra pela metade, mas quer a perfeição e para isso, precisamos arrancar nosso jardim as ervas daninhas logo que estas nascem, ou seja, corrigir em nós aqueles pequenos defeitos, no olhar, no pensar, no falar, no ouvir, no tocar, mas principalmente daqueles sentimentos que trazemos em nosso coração, com o ódio, a inveja, a cobiça, a maledicência… A Santíssima Virgem que nos ajudar nesta obra de perfeição, mas para isso precisamos pedir a sua ajuda, confiar-lhe as nossas vidas, entregar-lhe o nosso coração. Deixemos que esta obra se realize acolhendo em nosso jardim espiritual aquela Rosa oculta, que é a flor mais perfeita do Jardim de Deus.

Oração à Nossa Senhora da Rosa Mística

Rosa Mística, Virgem Imaculada, Mãe da Graça, para honra de Vosso Divino Filho, nos ajoelhamos diante de Vós, implorando a misericórdia de Deus. Não por nossos méritos, mas, pelo amor de Vosso Coração Maternal, nós vos suplicamos que nos concedais proteção e graça, com a certeza de que nos haveis de atender.

Ave, Maria…

Rosa Mística, Mãe de Jesus, Rainha do Santo Rosário e Mãe da Igreja, corpo místico de Jesus Cristo, nós vos pedimos que concedais ao mundo, dilacerado pela discórdia, a unidade e a paz e todas aquelas graças que podem mudar o coração de tantos de teus filhos.

Ave, Maria…

Rosa Mística, Rainha dos Apóstolos, fazei florescer, à volta dos altares Eucarísticos, muitas vocações sacerdotais, religiosos e religiosas, que difundam, com a santidade de sua vida e com zelo apostólico pelas almas, o Reino de Vosso Filho Jesus por todo o mundo. E derramai sobre nós, também, a abundância de Vossas graças celestiais!

Ave, Maria…

Salve, Rainha…

Maria, Rosa Mística, Mãe da Igreja, rogai por nós!

Natalino Ueda, servo inútil de Jesus por Maria.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A mensagem de Nossa Senhora Rosa Mística.

TODO DE MARIA. Meditações e Devoções de Cardeal Newman.

TODO DE MARIA. Os pedidos e as promessas de Nossa Senhora Rosa Mística.

TODO DE MARIA. Rosa Mística, O Jardim Celestial Perfeito.

Referências:

1 Cf. GREGÓRIO VENTURA. Rosa Mística: O Jardim Celestial Perfeito, p. 27.

2 CARDEAL NEWMAN. Meditações e Devoções, p. 36.

3 Idem, ibidem.

4 Idem, ibidem.

Comments

comments