Nossa Senhora de Guadalupe e a segunda vinda Cristo

Meditemos com Nossa Senhora de Guadalupe sobre a segunda vinda de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Neste Advento, meditemos sobre as aparições de Nossa Senhora de Guadalupe e a segunda vinda de seu Filho Jesus Cristo. Pois, como diz o santo Evangelho, não sabemos o dia nem a hora que o Senhor há de voltar (cf. Mt 25, 13) e, por isso, precisamos nos preparar.

Meditemos com Nossa Senhora de Guadalupe sobre a segunda vinda de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe

A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que de certa forma representa a visão de São João no capítulo 12 do livro do Apocalipse, nos ajuda a compreender a mensagem o Evangelho e a preparar a segunda vinda de Jesus Cristo. Além disso, neste Ano Mariano apareceu “um grande sinal no céu” (Ap 12, 1), que nos ajuda a refletir e a preparar as nossas mentes e os nossos corações para a vinda do Senhor Jesus.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Nossa Senhora de Guadalupe, a Mulher vestida de sol

O início do capítulo 12 do livro do Apocalipse de São João é uma descrição perfeita da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Na imagem, vemos uma Mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas (cf. v. 1). A fita amarrada acima da cintura mostra que a Mulher está grávida, como na passagem do Apocalipse (cf. v. 2).

A princípio, podemos achar que as imagens não estão relacionadas e que estamos forçando uma interpretação. Mas, o então Santo Padre, Papa Bento XVI, concorda que Nossa Senhora de Guadalupe:

…evoca a “mulher revestida de sol, tendo a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Estava grávida” (Ap 12, 1-2) e assinala a presença do Salvador à sua população indígena e mestiça. Ela conduz-nos sempre ao seu Filho divino, o qual se revela como fundamento da dignidade de todos os seres humanos, como um amor mais forte do que os poderes do mal e da morte, sendo também fonte de alegria, confiança filial, conforto e esperança[1].

Meditemos com Nossa Senhora de Guadalupe sobre a segunda vinda de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Imagem original de Nossa Senhora de Guadalupe

Um grande sinal no céu no dia 23 de Setembro de 2017

Na mesma passagem do livro do Apocalipse, São João começa a descrever sua visão dizendo que apareceu no céu um grande sinal (cf. v. 1). No final do Ano Mariano, comemorado no Brasil pelos 300 anos de Aparecida e em Portugal pelos 100 anos de Fátima, no dia 23 de Setembro de 2017 tivemos um evento extraordinário no céu que, à semelhança da imagem de Guadalupe, parece corresponder à descrição de São João no Apocalipse. Trata-se de um alinhamento dos astros sem precedentes na história, e que provavelmente não se repetirá.

No dia 23 de Setembro, a constelação de Virgem tem o Sol acima de sua cabeça, que nos recorda a “Mulher vestida de Sol” (v. 1). Abaixo da constelação de Virgem, muito próximo aos seus pés, está a Lua, como descreveu João (cf. v. 1). Sobre a cabeça da constelação de Virgem, temos o alinhamento da constelação de Leão com os planetas Mercúrio, Vênus e Marte, que formam a coroa de doze estrelas da visão do Apocalipse 12 (cf. v. 1).

Outro fato muito interessante é que durante nove meses, tempo normal de uma gestação humana, Júpiter, também chamado de “Astro Rei”, esteve no “ventre” da constelação de Virgem. Nove meses depois, o Astro Rei saiu do ventre da Virgem, o que nos lembra o nascimento do Filho, que há de vir para reger as nações pagãs com cetro de ferro (cf. v. 5).

Como que completando a visão de Apocalipse 12, a constelação da Serpente, simbolizada pelo Dragão, “deteve-se diante da Mulher” (v. 4), esteve sob os pés da constelação de Virgem durante todo o tempo em que Júpiter esteve no seu vente.

Meditemos com Nossa Senhora de Guadalupe sobre a segunda vinda de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Imagem da constelação de Virgem em 23 de Setembro de 2017.

Nossa Senhora e o advento da vinda de Jesus Cristo

As aparições de Nossa Senhora de Guadalupe a São João Diego e os milagres e prodígios que se seguiram foram como que a porta de entrada para o Evangelho de Jesus Cristo naquelas terras marcadas pelo paganismo, pela violência e pela morte. Os astecas faziam numerosos sacrifícios humanos, inclusive de crianças, para aplacar a ira de seus deuses. Esses pagãos, depois de deixarem suas crenças e práticas, viram na imagem de Guadalupe a Imperatriz asteca, que estava grávida do Imperador. Dessa forma, foi mais fácil para os astecas conciliar suas crenças com o cristianismo.

Nossa Senhora de Guadalupe nos recorda que devemos ser sempre defensores da vida humana, desde a sua concepção até ao seu fim natural, e promotores da paz. Devemos também tutelar igualmente a família na sua natureza e missão genuínas, intensificando, ao mesmo tempo, uma vasta e minuciosa tarefa educativa que prepare retamente as pessoas e as torne conscientes das suas capacidades, de modo que enfrentem digna e responsavelmente os desafios da vida e o seu destino. De igual modo, somos chamados a incrementar, cada vez mais, iniciativas concretas e programas efetivos que propiciem a reconciliação e a fraternidade, incentivem a solidariedade e o cuidado do meio ambiente, fortalecendo, ao mesmo tempo, os esforços para superar a miséria, o analfabetismo e a corrupção e erradicar todos os tipos de injustiça, violência, criminalidade, insegurança, narcotráfico e extorsão[2].

Por fim, Nossa Senhora de Guadalupe e a visão de São João no Apocalipse 12 nos recordam que Jesus Cristo, o Astro Rei do universo, virá para reger as nações com cetro de ferro (cf. v. 5). Sendo assim, neste tempo do Advento, façamos uma revisão de vida. Vejamos se não estamos oferecendo sacrifícios aos ídolos no altar do hedonismo, do prazer desordenado, da prostituição, do roubo, da violência, do aborto, da cultura de morte…

Muitos de nós, ainda que inconscientemente, oferecemos sacrifícios aos falsos deuses. Por isso, clamemos a proteção e o auxílio da Virgem de Guadalupe.

Oração de São João Paulo II a Nossa Senhora De Guadalupe

Ó Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja! Vós, que, deste lugar, manifestais a vossa clemência e a vossa compaixão por todos os que imploram o vosso amparo: ouvi a oração que com filial confiança Vos dirigimos e apresentai-a ao vosso Filho Jesus, único Redentor nosso.

Mãe de misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a Vós, que vindes ao encontro de nós todos, pecadores, consagramos, neste dia, todo o nosso ser e todo o nosso amor. Consagramo-Vos também a nossa vida, os nossos trabalhos, as nossas alegrias, as nossas doenças e os nossos sofrimentos.

Dai a paz, a justiça e a prosperidade aos nossos povos, já que tudo o que nós temos e o que somos o deixamos ao vosso cuidado, Mãe e Senhora nossa.

Queremos ser totalmente vossos e convosco desejamos percorrer o caminho de uma fidelidade plena a Jesus Cristo na sua Igreja: não nos deixeis desprender da vossa mão amorosa.

Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, pedimo-Vos por todos os Bispos, a fim de que eles conduzam os fiéis por veredas de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas.

Contemplai esta seara imensa e intercedei por que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus e conceda abundantes vocações de sacerdotes e religiosos fortes na fé e zelosos dispensadores dos mistérios de Deus.

Concedei aos nossos lares a graça de amarem e respeitarem a vida nascente, com o mesmo amor com que Vós em vosso seio concebestes a vida do Filho de Deus.

Virgem Santa Maria, Mãe do Amor Formoso, protegei as nossas famílias, para que elas estejam sempre muito unidas, e abençoai a educação dos nossos filhos.

Esperança nossa, olhai-nos com compaixão ensinai-nos a ir continuamente para Jesus e, se cairmos, ajudai-nos a levantarmo-nos e a voltarmos para Ele, mediante a confissão das nossas culpas e dos nossos pecados no sacramento da Penitência que traz sossego à alma.

Suplicamo-Vos que nos concedais um amor muito grande a todos os santos Sacramentos que são como que as marcas que o vosso Filho nos deixou na terra.

Assim, nossa Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com os nossos corações livres do mal e de ódios, poderemos levar a todos a alegria verdadeira e a verdadeira paz, as quais vêm do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo que, com Deus Pai e com o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém[3].

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Links relacionados: 

TODO DE MARIA. A mensagem de Guadalupe aos consagrados.
TODO DE MARIA. A mensagem de Nossa Senhora de Guadalupe.
TODO DE MARIA. A Virgem de Guadalupe e a nossa vocação.

Referências e nota.


[1]  PAPA BENTO XVI. Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe. Basílica Vaticana, 12 de Dezembro de 2011.
[2]  Cf. idem, ibidem.
[3]  PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Oração do Santo Padre a Nossa Senhora de Guadalupe.

Comments

comments