O Rosário, a mudança de vida e o destino

O Santo Rosário: oração de admirável eficácia, capaz de mudar a nossa vida e o nosso destino.

O Rosário, a mudança de vida e o destino

Nossa Senhora do Rosário e São Domingos de Gusmão

O Rosário da Virgem Maria é comprovadamente uma oração que nos ajuda em nosso processo de conversão, de mudança de vida e pode mudar o nosso destino. Esta oração é também um excelente auxílio em todas as nossas necessidades materiais ou espirituais. Conhecido antigamente como o Saltério de Jesus e de Maria – chamado assim porque contém 150 Ave-Marias, o mesmo número dos Salmos – passou a ser chamado de Rosário pelo Povo de Deus. “A Santíssima Virgem aprovou e confirmou esse nome, revelando a várias pessoas que elas Lhe ofereciam tantas rosas agradáveis quantas Ave-Marias, e tantas coroas de rosas quantos rosários rezassem”1. A Santa Igreja também aprovou esta devoção através de vários documentos Papais e comprovou a sua eficácia pelos numerosos testemunhos dos santos. Por isso, podemos rezar com confiança o Rosário e propagar esta salutar devoção, seja por palavras ou pelo testemunho de vida.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

São Luís Maria Grignion de Montfort ensina que o Rosário é uma grande coroa e o Terço é um diadema, uma pequena coroa de rosas celestes, que colocamos na cabeça de Jesus e de Maria. “Não é possível exprimir como a Virgem estima o Rosário acima de todas as devoções e quanto ela é generosa em recompensar os que trabalham por pregá-lo e difundi-lo; e, pelo contrário, como Ela é terrível contra os que se opõem a ele”2. São Domingos de Gusmão, que foi um dos seus grandes pregadores, em seu apostolado empenhou-se em louvar a Santíssima Virgem, pregar suas grandezas e incentivar todas as pessoas a honrá-la por meio do Rosário. Para recompensá-lo, Nossa Senhora não cessou de derramar abundantes graças sobre o Santo, coroando suas obras com prodígios e milagres. Foi ela que lhe alcançou a vitória sobre a heresia dos albigenses e o fez Pai e Patriarca da grande Ordem dos Dominicanos.

A Virgem Maria não favorece somente os pregadores do Rosário, mas também recompensa os que, pelo seu exemplo, atraem outros para essa devoção. A este respeito, temos o testemunho de Afonso, rei de Leão e da Galícia, que desejava que todos os seus servos honrassem a Santíssima Virgem pela oração do Rosário. Para animá-los com seu exemplo, passou a levar sempre consigo um grande Rosário, embora não o rezasse. Vendo-o sempre com o Rosário, seus súditos se sentiram obrigados a rezá-lo. Certo dia, aconteceu que o Rei caiu gravemente doente, foi arrebatado ao tribunal de Deus e estava prestes a ser condenado. Neste momento, a Virgem apresentou-se diante de seu Filho e intercedeu por Afonso. Ela obteve de Jesus o prolongamento de sua vida por mais alguns anos, somente por ele levar consigo o Rosário, e mandou que empregasse bem este tempo que lhe foi concedido e fizesse penitência. Afonso recuperou a sua saúde e passou o resto de sua vida rezando o Rosário diariamente.

Rezemos, com vídeo do Play Canção Nova, os Mistérios Luminosos do Santo Rosário: 

O Rosário é uma oração aprovada e querida pela Santíssima Virgem em muitas de suas aparições, e especialmente recomendada por ela em Lourdes, na França, e em Fátima, em Portugal. Além disso, esta devoção é aprovada e recomendada por vários Papas, em diversos documentos da Igreja. Todavia, ainda hoje muitos insistem em desacreditar esta oração e afastar os fiéis da sua prática, como fez outrora certo herege, que fazia brincadeiras com os milagres de São Domingos e com os mistérios do Rosário, o que impedia a conversão de outros hereges. Para punir este homem, Deus permitiu que quinze mil demônios entrassem em seu corpo. Levado à presença do Santo, este se pôs em oração e exortou a todos os presentes a rezar o Rosário com ele em voz alta. “A cada Ave-Maria, a Santíssima Virgem fazia sair cem demônios do corpo daquele herege”3. Depois de liberto, aquele homem renunciou publicamente os seus erros e converteu-se, juntamente com outros hereges, muito impressionados pelo castigo imposto àquele homem e pela força do Rosário.

Portanto, o Rosário é uma oração que nasceu do amor e da devoção do Povo de Deus a Virgem Maria e foi, aos poucos, consagrando-se por sua maravilhosa eficácia na conversão dos pecadores, na santificação dos féis e na salvação dos eleitos. Os testemunhos dos santos e os ensinamentos da Igreja são unânimes em recomendar a propagação e a prática desta salutar devoção. A própria Mãe de Deus, na maioria de suas aparições, não cessa de insistir na necessidade desta oração para alcançar a conversão dos pecadores e a sua salvação eterna. Por isso, aquelas pessoas que sentem-se chamadas por Deus, devem pregar, na força do Espírito Santo, a oração do Rosário. Mas, todos nós somos convidados a praticar e incentivar esta maravilhosa devoção mariana, capaz de mudar a nossa vida e o nosso destino. Obedientes a Santíssima Virgem, rezemos sempre o Santo Rosário, até o fim de nossas vidas – não desacreditemos ninguém da eficácia desta oração e não afastemos os fiéis da sua prática, como fez aquele herege – esta oração tão agradável a Jesus e a Maria. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Referências:

1 SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. A eficácia maravilhosa do Santo Rosário. São Paulo: Artpress, 2000, p. 11. (Série Cultura Religiosa nº 11).

2 Idem, p. 12.

3 Idem, p. 15.

Comments

comments