Deus nos fez para Ele e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar Nele.
Formos criados por Deus e para Deus, por isso, nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Deus. Esta é uma verdade fundamental, que diz respeito não somente para nós cristãos, mas para todos os homens e mulheres de todos os tempos: nosso coração está inquieto enquanto não repousar inteiramente em Deus. Quem se encontra com Cristo é saciado pelo Seu amor, porém nosso coração permanece inquieto enquanto não repousar para sempre em Deus.
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
Jesus veio ao mundo para nos revelar ao amor de Deus, dando-nos a sua vida em resgate de muitos: “Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!” (Lc 12, 50). O mistério pascal de Cristo, a sua paixão morte e ressurreição é este batismo, que o Senhor está ansioso até que se cumpra. Nós cristãos, pelo Sacramento do Batismo vivemos esta passagem da morte para a vida. Pelo Batismo, estamos unidos a Jesus Cristo, passamos pela morte e ressuscitamos com Ele para uma vida nova. Porém, esta vida ainda não se realizou plenamente e, como Cristo, nosso coração está inquieto enquanto não repousa em Deus: “Fizestes-nos para Vós e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em Vós” (Santo Agostinho, Confissões, I, 1, 1).
Nossa vida aqui neste mundo é marcada pela ansiedade de um coração inquieto, que busca uma resposta definitiva às suas aspirações. Nosso coração anseia por um amor perfeito, um amor infinito e imutável, que só em Deus podemos encontrar. Deus nos fez para Ele e, como disse Agostinho, o nosso coração estará inquieto, enquanto não repousar Nele. Por isso, todos os dias de nossas vidas, somos chamados a esse desígnio amoroso de Deus a nosso respeito.
A cada momento da nossa existência, nosso coração inquieto só encontrará repouso em Deus, por isso, preciso buscá-Lo através da oração, da Palavra de Deus, dos Sacramentos. Tenho que buscar o Senhor, no Espírito Santo, que nos foi dado por Jesus Cristo, para que por Ele, nos realizemos no Seu amor. O Senhor também nos convida a buscá-Lo na presença simples a humilde sua Mãe, a Santíssima Virgem Maria. Ela, que é cheia da graça, nos leva sempre a Jesus Cristo. Quando nos entregamos a Maria, ela forma em nós as feições do Seu Filho.
No ventre da Virgem Maria, ela gera Seu Filho Jesus em nós, por isso nos assemelhamos mais a Ele, nos unimos mais perfeitamente a Cristo. Nossa Senhora nos ajuda neste vale de lágrimas em que vivemos, ela consola o nosso coração, enquanto ele não repousa plenamente em Deus. Peçamos sempre a ela o seu auxílio, para que nos momentos de aflição, de angústia, de solidão, de ansiedade por estar na presença de Deus, não busquemos preencher o nosso coração com as coisas e as pessoas. Pois, nada nem ninguém é capaz de preencher o vazio de Deus em nosso coração. Busquemos saciar nosso coração no Senhor, através da oração, especialmente o Terço ou Rosário, dos Sacramentos, da Palavra de Deus, mas também indo de encontro às necessidades do nosso próximo, enquanto esperamos nosso encontro definitivo com Ele no Reino dos Céus!