O espelho da verdade

O espelho nos mostra a verdade a respeito de nós e isso muitas vezes nos incomoda.

A Palavra Deus: espelho da verdadeO outro é um espelho, que nos mostra a verdade a respeito de nós mesmos e isso, muitas vezes, nos incomoda, desperta em nós sentimentos e atitudes que podem nos levar a fazer o mal. Isso aconteceu com os ímpios, que não tinham fé e desprezavam a religião, que sentiam-se incomodados com o justo e diziam entre si: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina” (Sb 2, 12). Muitos antes dos psicólogos, o Povo de Deus percebeu que o outro é espelho para nós. Nesse sentido, a Palavra de Deus é um verdadeiro espelho da verdade, no qual resplandece a face de Jesus Cristo, o Justo. Por isso, quando vivemos o Evangelho, como verdadeiros cristãos, a face de Cristo em nós incomoda aqueles que não vivem os valores cristãos. Quando vivemos conforme a vontade de Deus, aqueles que não vivem sentem-se incomodados.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Somos espelhos uns para os outros. Quando admiramos a beleza física ou a virtude moral de alguém é porque estas também existem em nós de alguma forma, pois Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Quando admiramos a natureza, o céu, as montanhas, o mar, as estrelas, é porque estes são reflexos do Criador, presentes também em nós. Porém, quando alguma coisa nas pessoas nos incomoda, é possível que estamos nos vendo nelas.

Por vezes vemos nos outros, como que num espelho, os nossos defeitos, as nossas fragilidades, os nossos medos, as nossas vaidades. Isso é capaz de provocar em nós incômodo, impaciência, antipatia e até mesmo o ódio. Nos vemos no outro e isso muitas vezes é doloroso, nos tira do comodismo e nos faz ver que não somos perfeitos. Por isso, é normal que nos entristeçamos diante disso, mas é pecaminoso nos voltar contra a pessoa que nos incomoda. O livro da Sabedoria nos narra uma situação em que os ímpios, incomodados com o justo, queriam armar ciladas contra ele (cf. Sb 2, 12). Isso acontece porque vemos no justo aquilo que somos na essência.

Deus nos fez bons, mas muitas vezes nossas atitudes não são boas e quando isso acontece, uma pessoa com atitudes boas nos incomodam. Pois, o reflexo da atitude dessas pessoas nos mostra aquilo que deveríamos ser. Por isso, quando nos sentimos incomodados pela presença de alguém, olhemos para nós mesmos e tentemos ver se ela não reflete algo que em nós que precisa mudar. O outro é um espelho que nos mostra a verdade e pode nos ajudar a nos corrigir de nossos erros. Quando nos olhamos no espelho, podemos arrumar alguma imperfeição em nosso cabelo ou em nossa roupa e podemos nos arrumar. Da mesma forma, quando vemos no outro uma imperfeição nossa, temos a oportunidade de nos corrigir, de melhorar não somente as nossas atitudes exteriores, mas também e principalmente nossas atitudes interiores.

Portanto, nos voltemos para o outro para melhor nos conhecer, para ver nele o nosso reflexo e poder corrigir aquilo que em nós ainda não está em conformidade com a vontade de Deus. Nos voltemos para o outro para ver nele a beleza de Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança. Olhemos também para a beleza da natureza, que é reflexo da beleza do Criador. Admiremos as obras que o homem construiu e continua a construir, pois estas refletem a beleza e a inteligência do Senhor. Nos voltemos principalmente para o espelho por excelência que é a Palavra de Deus, que nos mostra como devemos ser, conforme Seu desígnio de amor por nós. Pois, somos imagem e semelhança de Deus, fomos criados por Ele e nosso destino final é nos encontrar com Ele, e permanecer, por toda a eternidade no Reino do Céus.

Comments

comments