O derramamento do Espírito Santo em Pentecostes esta intimamente relacionado com a Virgem Maria, Mãe do Senhor.

O derramamento do Espírito Santo em Pentecostes e a sua relação com a Virgem Maria.Em obediência a Jesus Cristo, na festa de Pentecostes os apóstolos e discípulos estavam reunidos em oração com a Virgem Maria no cenáculo em Jerusalém, à espera do derramamento do Espírito (Cf. At 1, 14). Cinquenta dias depois da sua ressurreição de Jesus, Ele enviou o Espírito Santo na festa de Pentecostes (cf. At 2, 1ss). Neste acontecimento se cumpriu a profecia de Joel narrada nos Atos dos Apóstolos: “Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão” (At 2, 18). No Pentecostes teve início a Igreja. Muitos receberam o Espírito do Senhor e começaram a falar em línguas e a profetizar. Pessoas, como Pedro e outros, receberam o dom da pregação e começaram a anunciar a Boa Nova de Jesus, que está vivo e ressuscitado, à direita de Deus (cf. At 2, 14ss). O Senhor suscitou homens e mulheres cheios do Espírito, que começaram a anunciar a Palavra de Deus, Jesus Cristo vivo e ressuscitado.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O Senhor fundou a Sua Igreja sob o fundamento dos Apóstolos. Estes, juntamente com outros discípulos, entre eles a Virgem Maria, estavam reunidos em oração como pediu Jesus. Nesse contexto de comunhão de vida e de oração aconteceu o Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo sobre esses homens e mulheres de Deus. A partir desse derramamento do Espírito, começaram as manifestações do Espírito: as profecias, o dom de línguas, os milagres e prodígios.

Estes homens e mulheres, cheios do Espírito Santo, são os servos e servas do Senhor. Estes servos e servas são aqueles que o Pai chamou, por Jesus Cristo, no Espírito Santo. Batizados no Espírito, estes homens e mulheres de Deus profetizarão, realizarão milagres e prodígios (cf. At 2, 18-19). Porém, os servos e servas do Senhor dos dias de hoje, que somos nós, não podem perder a sua essência, que é anunciar Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo.

No Pentecostes, os apóstolos, os discípulos começaram a falar em línguas (cf. At 2, 4), a profetizar, a realizar milagres e prodígios. Estas manifestações maravilhosas do Espírito Santo aconteceram porque entre aqueles homens e mulheres estava a Mãe de Jesus, intercedendo para que Ele nos enviasse o Seu Espírito. Não nos enganemos pela presença discreta da Virgem Maria. Pois, o acolhimento da Mãe do Senhor, pela fé e pela razão, em nossas vidas nos faz dóceis ao Espírito do Senhor.

Assim, o Pentecostes aconteceu a partir dessa primeira comunidade reunida para orar (Cf. At 1, 14). Nos unamos em oração, numa comunhão de vida e de oração, pedindo a Virgem Maria um novo derramamento do Espírito Santo. Nos confiemos a Nossa Senhora, para que, como ela, sejamos cheios do Espírito. Peçamos a Virgem Maria um coração semelhante ao seu, pois somente com um coração humilde como o dela nos deixaremos conduzir pelo Espírito do Seu Filho. Consagremos a nossa vida a Jesus Cristo pelas mãos da Mãe do Senhor, para que cheios do Espírito realizemos a vontade do Pai. Pois, não basta falar em línguas, profetizar, realizar milagres e prodígios, se não fazemos a vontade de Deus. Cheios do Espírito, anunciemos Jesus Cristo vivo e ressuscitado, acendendo nos corações a esperança da felicidade definitiva no Reino dos Céus.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Maria e a vinda do Espírito no Pentecostes.

TODO DE MARIA. A obra do Espírito Santo em Maria.

TODO DE MARIA. Cheios do Espírito Santo.

8 Comentários

  1. Vera Lucia Fernandes

    Amei a catequese, se possivel me enviem sempre.
    Feliz Páscoa
    Vera Lucia

    • Natalino Ueda

      Cara Vera Lucia,
      Enviamos um e-mail de confirmação de sua assinatura grátis do blog Todo de Maria. Basta clicar no link de confirmação do e-mail para validar sua assinatura. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  2. sou catolico gostaria de compartilhar desse saite

    • Natalino Ueda

      Caro José Celso,
      Enviamos um e-mail de confirmação de sua assinatura grátis do blog Todo de Maria. Basta clicar no link de confirmação do e-mail para validar sua assinatura. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  3. Inês de Carv. Gonçalves Rodrigues

    Tudo que fala de Nossa Senhora eu gosto muito, entrego minha vida nas mãos de Nossa Mãezinha querida e peço a Deus e a Seu Filho Jesus para que eu ame cada Vez mais e respeite muito. Peço a Nossa Senhora sempre para interceder por mim e meus filhos junto a Jesus .

  4. odineia terezinha versuti

    quero fazer a assinatura grátis.obrigada!

    • Natalino Ueda

      Cara Odineia,
      Obrigado por assinar o Blog Todo de Maria. Você receberá um e-mail com um link de confirmação. Basta clicar nesse link para validar sua assinatura grátis de nosso blog. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença de Mãe em sua vida!
      Natalino Ueda,
      Blog Todo de Maria.

  5. Néli Rita Borba gambini

    Gostei muito do que li! Muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com