Por que devemos fazer e renovar a consagração?

Saibamos quais são as razões, por que devemos fazer e renovar a consagração total a Jesus Cristo e a Virgem Maria.

No final deste ano, no qual comemoramos os 300 anos de Aparecida e os 100 anos de Fátima, na verdade deveríamos perguntar: por que não fazer ou renovar a consagração a nosso Senhor Jesus Cristo, a Sabedoria encarnada, pelas mãos maternais da Santíssima Virgem Maria? No final deste Ano Mariano especialíssimo, somos chamados a nos confiar inteiramente a Nossa Senhora, para que ela nos ajude a amar e a nos entregar a Jesus Cristo de todo coração.

Imaculada Conceição

Neste artigo, veremos algumas razões para nos consagrar a Virgem Maria pelo método do “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Também trataremos dos motivos pelos quais devemos renovar a nossa consagração. Ao final, daremos algumas indicações de datas para fazer ou renovar a consagração.

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Por que devemos fazer a consagração?

Primeiramente, devemos considerar o Ano Mariano como motivo para nos consagrar a Virgem Maria. Fazer a consagração neste fim de ano seria uma espécie de coroamento deste tempo espiritualmente tão significativo em nossas vidas. Seria uma forma maravilhosa de agradecermos a Deus as graças e as bênçãos derramadas em nossas vidas pelas mãos maternais de Nossa Senhora.

Outra razão para nos consagrar é que a consagração é uma espécie de antídoto contra a soberba de nos achar autossuficientes, de pensar que não precisamos da Igreja, que não precisamos dos anjos e dos santos, mas podemos nos dirigir diretamente a Deus. Isso é verdade, em parte. Podemos rezar direto para Deus, mas isso pode nos levar ao orgulho e nos fazer escravos de Satanás.

São Luís Maria nos dá muitas e muitas razões para nos consagrar a Jesus pelas mãos de Maria. Entre estas muitas razões, o Santo diz que Nossa Senhora é “o meio mais seguro, mais fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo”[1]. Sendo assim, por que arriscar com outros meios menos seguros, mais difíceis, mais demorados e menos perfeitos?

Por que devemos renovar a consagração?

A primeira razão pela qual devemos renovar a nossa consagração todos os anos nos é dada pelo próprio São Luís: “Todos os anos, ao menos, no mesmo dia, renovarão a consagração”[2]. A renovação pode ser feita até todos os meses ou ainda todos os dias, com estas breves e significativas palavras: “‘Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt – Sou todo vosso e tudo o que tenho vos pertence’, ó meu amável Jesus, por Maria, vossa Mãe Santíssima”[3].

A obrigação de renovarmos nossa consagração não é uma imposição arbitrária do Santo. Mas, é uma necessidade que diz respeito a nós mesmos, às nossas fraquezas, como explica Montfort: “O homem, porque se deixa levar mais pelos sentidos do que pela fé pura, esquece facilmente suas obrigações para com Deus, se não tiver algo que lhas traga à memória”[4]. Por isso, devemos renovar sempre, de preferência todos os dias, a nossa consagração a Virgem Maria. Além disso, precisamos de tempos fortes de oração e de meditação e a preparação para a renovação nos ajuda a rezar, meditar, recordar e viver melhor a consagração.

Assista ao vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre o tema: “Consagre-se à Imaculada!”:

Como fazer ou renovar a consagração?

Para fazer a consagração, é necessário primeiramente ler o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”. Pois, seria temerário e, ao mesmo tempo, menos eficaz e frutuoso espiritualmente fazer a consagração sem conhecer o que é a consagração. Depois de ler o Tratado, marcamos uma data e começamos a fazer as orações preparatórias, pelo menos trinta dias antes.

Para as pessoas que já leram o Tratado e querem se consagrar ou renovar a consagração, recomendamos duas datas próximas: dia 8 de dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição, ou dia 12 de dezembro, na festa de Nossa Senhora da Guadalupe.

Para fazer ou renovar a consagração no dia 8 de dezembro, devemos começar as orações preparatórias pelo menos no dia 8 de novembro, conforme indicamos abaixo:

I – Doze dias preliminares: 8 a 19 de novembro;
II – Primeira semana: 20 a 25 de novembro;
III – Segunda semana: 26 de novembro a 01 de dezembro;
IV – Terceira semana: 2 a 7 de dezembro.

Para fazer ou renovar a consagração no dia 12 de dezembro, devemos começar a preparação pelo menos no dia 12 de novembro, conforme as datas indicadas abaixo:

I – Doze dias preliminares: 12 a 23 de novembro;
II – Primeira semana: 24 a 29 de novembro;
III – Segunda semana: 30 de novembro a 5 de dezembro;
IV – Terceira semana: 6 a 11 de dezembro.

As orações preparatórias estão disponíveis em algumas edições do Tratado. Para as pessoas que não as têm, disponibilizamos as orações em formato .pdf: Exercícios espirituais preparatórios para a consagração a Virgem Maria.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A consagração a Maria passo a passo.
TODO DE MARIA. O dia da consagração a Nossa Senhora.
TODO DE MARIA. O rito de consagração e a bênção das cadeias.
TODO DE MARIA. Preciso de Padre para fazer a consagração?

Referências:


[1]  SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, 55.
[2]  Idem, 233.
[3]  Idem, ibidem.
[4]  Idem, 238.

Comments

comments