O Ofertório Paulino do Beato Tiago Alberione

Conheça o Ofertório Paulino, oração composta pelo Beato Tiago Alberione, que também escreveu muitas orações a Maria Rainha dos Apóstolos e era um propagador da consagração a Maria segundo São Luiz Maria Grignion de Monfort.

Esta oração, conhecida com o nome de Ofertório Paulino, é de autoria de Alberione e revela o espírito que o animava. Três temas centrais a estruturam: a sede de almas, a reparação, o sacrifício – oferta. De 1924, quando foi composta, até 1985, passou por cerca de 20 versões. Em cada versão, revela o conceito de comunicação da época. Inicialmente, a Imprensa, os modernos meios, sobretudo depois da participação do fundador no Concílio Vaticano II. Desde que a compôs, em 1924, Alberione desejava que os colaboradores a rezassem diariamente.Conheça o Ofertório Paulino, oração composta pelo Beato Tiago Alberione, que também escreveu muitas orações a Maria Rainha dos Apóstolos e era um propagador da consagração a Maria segundo São Luiz Maria Grignion de Monfort.

O Ofertório Paulino é uma oração muito querida e importante para Alberione e para nós, hoje. É um convite a aprofundar aspectos essenciais da nossa espiritualidade apostólica paulina, como a reparação, o sacrifício de si mesmo, a sede imensa de almas, que pode traduzir-se por responsabilidade apostólica, que tanto caracterizou a vida e a obra do nosso Fundador.

Alberione é um homem comprometido que não volta atrás, envolve-se em profundidade, lança-se na luta, animado por uma espiritualidade encarnada, como diríamos hoje.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Pontos Centrais do Ofertório Paulino

Reparação e intercessão

Partindo de um olhar panorâmico da sociedade que estava para entrar na era da comunicação, o Fundador a via naufragando na in-comunicação. Os meios ameaçavam estar a serviço do orgulho, do poder, do domínio econômico, numa palavra, a serviço de uma visão da vida claramente antievangélica.

Desde os inícios disseminavam-se erros e escândalos. Comunicadores e receptores distanciavam-se do amor do Pai, desconhecendo o magistério de Cristo e da Igreja. Por isso, o primeiro dever é o de reparar o erro e o escândalo. Pedir misericórdia por aqueles que foram desviados. Obter a conversão daqueles que, com o acesso aos meios de comunicação, exercem uma influência negativa na sociedade. 

A experiência espiritual de Alberione, mesmo na linguagem e concepção teológica e comunicacional do seu tempo, gerou uma espiritualidade apostólica e pastoral sensível ao seu tempo e à ideia de que os meios de comunicação contribuem para a formação do pensamento. Podemos observar o quanto à perda de pessoas que se desviam do caminho de Deus se constitui numa responsabilidade apostólica. Pela missão temos uma responsabilidade na salvação dessas pessoas, pelas quais Jesus deu a vida.

Conhecer e tornar conhecido Jesus, o Mestre perfeito

O segundo aspecto a ser considerado é que conheçamos e tornemos conhecido Jesus, o Mestre perfeito, e que, por nosso intermédio, todos reconheçam Jesus, o seu ensinamento e a sua salvação. É o aspecto positivo da nossa vocação: viver e dar o Cristo. É a continuação do mandato conferido aos apóstolos, aos evangelistas, a São Paulo.

Acreditar, viver e pregar que Cristo, Filho de Deus, é Mestre perfeito, o caminho único que conduz à verdade, isto é, ao conhecimento do Pai e à participação de sua vida. A consciência da nossa missão: levar o fermento de Cristo, uma nova maneira de viver, transformar a história, tendo o Cristo como centro e guia da história.

Conhecer e fazer com que todos conheçam e reconheçam que Jesus é o Mestre perfeito supõe a centralidade do próprio Jesus na vida pessoal e comunitária dos apóstolos e apóstolas de hoje. Pelo testemunho de vida e qualidade do anúncio, pautado pelos valores do evangelho, poderá transparecer, no anúncio da Boa Notícia, que somente Deus é Deus, acima de todos os ídolos fabricados pelo pensamento humano e pelas tecnologias, decorrentes das tendências do prestígio, do mercado e do consumismo.

Assista ao vídeo da Paulinas WebTV com o tema “Alberione Vive”:

A evangelização pela comunicação

O terceiro dever que decorre dessa oração é a ação através dos meios de comunicação. O Ofertório Paulino pede que os meios de comunicação façam ressoar a mensagem da salvação em todo o mundo. Para isso, pede-se ao Senhor vocações para esta missão, que sejam santas: escritores, técnicos, divulgadores que sejam apóstolos e apóstolas e transmitam a mensagem evangélica, em primeiro lugar com o testemunho.

Apóstolo é aquele que leva Deus na alma e o irradia ao seu redor. O primeiro cuidado da Família Paulina é a santidade de vida, a segunda é a santidade da doutrina. Com o testemunho requer-se a criatividade das iniciativas para promover os valores humanos e cristãos

O nosso apostolado visa apenas o progresso de cada alma, individualmente, mas, sobretudo, criar uma mentalidade nova na sociedade, o que quer dizer dar-lhe uma nova imagem, um novo rumo. Mentalidade cristã, que gera sentimentos cristãos e vida cristã.

Esta oração nos remete à atitude de confiança no divino Mestre. Reconhecemos a nossa pequenez, pobreza e deficiência, mas temos confiança na luz, força e misericórdia do Senhor.

Ofertório Paulino do Beato Tiago Alberione

Senhor, eu vos ofereço, em união com todos os sacerdotes que hoje celebram a Santa Missa, Jesus Hóstia, e a mim mesmo, pequena vítima:

— Em reparação dos erros e escândalos que se difundem no mundo por meio dos instrumentos da comunicação social.

— Para invocar a vossa misericórdia sobre aqueles que, enganados e seduzidos por esses meios potentes, se afastam do vosso amor de Pai.

— Pela conversão daqueles que, no uso destes instrumentos, desconhecem o magistério de Cristo e da Igreja, desviando assim a mente, o coração e a atividade dos homens.

— Para que todos nós possamos seguir unicamente aquele que vós, ó Pai, na imensidão do vosso amor, enviastes ao mundo proclamando: “Este é meu Filho, o Eleito, ouvi-o”.

— Para conhecer e fazer conhecer que somente Jesus, Verbo encarnado, é o Mestre perfeito, Caminho seguro que conduz ao conhecimento do Pai e à participação de sua vida.

— Para que se multipliquem na Igreja os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e os leigos, que, consagrados ao apostolado da comunicação social, façam ressoar, no mundo inteiro, a mensagem da salvação.

— Para que os escritores, técnicos e propagandistas sejam sábios e santos, e deem testemunho de autêntica vida cristã no âmbito da comunicação social.

— Para pedir que as iniciativas católicas, no setor da comunicação social, cresçam sempre mais em número e eficácia, de tal modo que, promovendo eficazmente os verdadeiros valores humanos e cristãos, possam contrapor-se a voz do erro e do mal.

— Para que todos nós, conhecendo a nossa ignorância e miséria, sintamos a necessidade de aproximar-nos, com humildade e confiança, da fonte da vida e nutrir-nos, ó Pai, da vossa Palavra e do Corpo de Cristo, invocando para todos os homens luz, amor e misericórdia.

Fonte: COOPERADORES PAULINOS PARA O EVANGELHO. Ofertório Paulino.

Links relacionados:

COOPERADORES PAULINOS PARA O EVANGELHO. Oração a Virgem Maria.
TODO DE MARIA. A Oração Abrasada de São Luís Maria
TODO DE MARIA. Orações de consagração e reparação ao Coração de Jesus.

Comments

comments