A consagração e a humildade de Maria

A consagração total, ou escravidão de amor, a Jesus Cristo e a humildade da Virgem Maria.

A consagração total ou escravidão de amor e a humildade da Virgem MariaSão Luís Maria Grignion de Montfort, no livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, ensina que durante toda a sua vida a Virgem Maria permaneceu muito oculta. Por isso, “o Espírito Santo e a Igreja lhe chamam Alma Mater, Mãe escondida e secreta” (TVD 2). A humildade de Nossa Senhora foi tão profunda, que não houve na Terra atrativo mais poderoso nem mais contínuo que o de se esconder de si mesma e de toda criatura, para que só Deus a conhecesse.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A respeito da Mãe de Deus, São Luís Maria diz: “a fim de atender aos pedidos que Ela lhe fez para que a ocultasse, empobrecesse e humilhasse, aprouve a Deus ocultá-la na sua conceição e nascimento, na sua vida, mistérios, ressurreição e assunção, aos olhos de quase toda criatura humana” (TVD 3). Os próprios pais da Virgem Maria, São Joaquim e Santa Ana, não a conheciam. Os anjos perguntavam muitas vezes entre si: “Quem é esta?” (Ct 8, 5), pois Deus a escondia deles. Se alguma coisa lhes revelava a respeito de Nossa Senhora, infinitamente mais lhes ocultava.

Segundo São Luís Maria, Deus Pai consentiu que Nossa Senhora não fizesse milagres em vida, pelo menos manifestos, embora tivesse dado poder a ela para isso. Deus Filho permitiu que sua Mãe Santíssima quase não falasse, embora tenha lhe comunicado a sua sabedoria. “Deus Espírito Santo deixou que os Seus Apóstolos e Evangelistas falassem muito pouco sobre Ela, apenas o necessário para dar a conhecer Jesus Cristo, apesar de Ela ser a sua esposa fiel” (TVD 4).

O Santo de Montfort ensina que “o Altíssimo desceu perfeita e divinamente até nós por meio da humildade de Maria, sem nada perder da sua divindade e santidade” (TVD 157). Do mesmo modo, é pela Virgem Maria que os pequeninos devem subir, perfeita e divinamente, a Deus, sem nada temer. O Incompreensível deixou-se compreender e conter perfeitamente pela humilde Maria de Nazaré, sem nada perder da sua divindade. Igualmente, é também por Nossa Senhora que devemos nos deixar conter e conduzir perfeitamente, sem nenhuma reserva. Deus Inacessível aproximou-se de nós, uniu-se estreitamente e até pessoalmente à nossa humanidade por intermédio da humilde Virgem Maria, sem nada perder da Sua majestade. Como consequência dessa união de Deus conosco através da Mãe de Jesus, é também por ela que devemos nos aproximar de Deus e nos unir à Majestade Divina perfeita e estreitamente, sem receio de sermos rejeitados.

Portanto, a Santíssima Virgem Maria, aquela que permaneceu oculta “aos olhos de quase toda criatura humana” (TVD 3), nos é revelada no pensamento de São Luís Maria. Além deste Santo, vários outros homens e mulheres de Deus, como São Bernardo, Santo Afonso Maria de Ligório, Santa Terezinha, nos comunicaram a grandeza da Mãe de Deus. Nos últimos séculos, a própria Mãe da Igreja tem se manifestado com mais frequência na história da humanidade, em várias aparições com milagres e prodígios, como em Lourdes, na França; em Fátima, em Portugal; em Guadalupe, no México; em Aparecida, no Brasil. Todas estas manifestações de Deus e da Virgem Maria nos últimos tempos confirmam o pensamento de Montfort, que afirma: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo” (TVD 1). Por isso, para que Deus reine no mundo, nos consagremos a Nossa Senhora. Pois, é primeiramente no coração do consagrado a Nossa Senhora que o Altíssimo reina neste mundo!

Comments

comments