O Rosário: a oração da família

O Rosário da Virgem Maria rezado em família é um precioso tesouro a ser descoberto pelos cristãos.

O Rosário a oração da família

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

O Rosário da Santíssima Virgem Maria, especialmente rezado em família, é um precioso tesouro a ser descoberto por nós. Há muito tempo o Rosário é oração da família e pela família. Todavia, em outros tempos esta oração era particularmente amada pelas famílias cristãs e favorecia a sua união. Por isso, não podemos deixar perder-se esta preciosa herança deixada para nós pela Igreja, pelos nossos antepassados. Devemos voltar a rezar em família e pelas famílias, servindo-nos desta excelente forma de oração que é o Rosário. São João Paulo II nos encoraja a fazer o Rosário presente na vida ordinária das comunidades paroquiais, nas pastorais, nos grupos de oração1. Principalmente as pessoas que se dedicam à pastoral das famílias são chamadas a sugerir com convicção a recitação fervorosa do Santo Rosário. Pois, “a família que reza unida, permanece unida. O Santo Rosário, por antiga tradição, presta-se de modo particular a ser uma oração onde a família se encontra. Os seus diversos membros, precisamente ao fixarem o olhar em Jesus, recuperam também a capacidade de se olharem sempre de novo olhos nos olhos para comunicarem, solidarizarem-se, perdoarem-se mutuamente, recomeçarem com um pacto de amor renovado pelo Espírito de Deus”2.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Muitos dos problemas das nossas famílias, principalmente nos países mais ricos, tem como causa o fato da comunicação ser cada vez mais difícil. Hoje existem vários meios de comunicação e muitos tipos de aparelhos eletrônicos – televisores, rádios, computadores, telefones celulares, smartphones, tablets – mas a partilha e a convivência familiar estão cada vez mais difíceis. Não conseguimos estar juntos, e os raros momentos que temos para isso acabam infelizmente absorvidos pelas imagens da televisão, do computador ou do aparelho móvel. Neste contexto, “retomar a recitação do Rosário em família significa inserir na vida diária imagens bem diferentes – as do mistério que salva: a imagem do Redentor, a imagem de sua Mãe Santíssima. A família que reza unida o Rosário reproduz em certa medida o clima da casa de Nazaré: põe-se Jesus no centro, partilham-se com Ele alegrias e sofrimentos, colocam-se nas suas mãos necessidades e projetos, e d’Ele se recebe a esperança e a força para o caminho”3.

Na oração do Rosário em família, é bom e frutuoso também confiar o caminho de crescimento dos filhos. Pois, o Rosário é o itinerário da vida de Cristo, desde a sua concepção até à morte, ressurreição e glória. Em nossos dias torna-se cada vez mais difícil para os pais a tarefa de seguir os filhos nas várias etapas das suas vidas. Na sociedade da tecnologia avançada, dos meios de comunicação de massa e da globalização, tudo se tornou tão fácil e rápido, mas a distância cultural entre as gerações torna-se cada vez maior. Os apelos mais diversos e as experiências mais imprevisíveis cedo invadem a vida das crianças e adolescentes, e os pais sentem-se às vezes angustiados por causa dos riscos que seus filhos correm. Não é raro que os pais experimentem fortes desilusões, com a falência dos seus filhos diante da sedução das drogas, do fascínio da busca desenfreada pelo prazer, das tentações da violência, das expressões mais variadas de falta de sentido e de desespero.

Rezar o Rosário pelos filhos e com os filhos, educando-os desde a infância para este momento diário de “paragem orante” da família, certamente não é a solução de todos os problemas. Entretanto, a oração do Rosário é uma ajuda espiritual que não devemos desvalorizar. Podemos nos opor dizendo que o Rosário parece uma oração pouco adaptada ao gosto das crianças e dos jovens de hoje. Porém, podemos usar a nossa criatividade para tornar a oração do Rosário mais atrativa. Desde que seja preservada a sua estrutura fundamental, nada impede que a recitação do Rosário para crianças e jovens, tanto em família como nos grupos, seja enriquecida com atrativos simbólicos e práticos, que favoreçam a sua compreensão e valorização. Podemos usar banners, quadros, imagens, crucifixos, fazer oratórios com símbolos, montar presépios no Natal. Uma pastoral juvenil apaixonada e criativa – a exemplo das Jornadas Mundiais da Juventude – pode, com a ajuda de Deus, fazer coisas verdadeiramente significativas. Se o Rosário for bem apresentado, seguramente “os próprios jovens serão capazes de surpreender uma vez mais os adultos, assumindo esta oração e recitando-a com o entusiasmo típico da sua idade”4.

O Rosário é um tesouro que devemos redescobrir. Uma oração tão fácil e, ao mesmo tempo, tão rica merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã. Na oração do Rosário somos chamados a contemplar o rosto de Cristo na escola de Maria. Todos nós, especialmente as famílias cristãs, os doentes e os idosos, as crianças, os jovens e os adultos, somos convidados a redescobrir esta preciosa devoção: “retomai confiadamente nas mãos o terço do Rosário, fazendo a sua descoberta à luz da Escritura, em harmonia com a Liturgia, no contexto da vida quotidiana”5. Como fez o Papa João Paulo II, rezemos a oração final da célebre Súplica à Rainha do Santo Rosário do Beato Bartolo Longo, apóstolo do Rosário: “Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais. Serás o nosso conforto na hora da agonia. Seja para ti o último beijo da vida que se apaga. E a última palavra dos nossos lábios há de ser o vosso nome suave, ó Rainha do Rosário de Pompeia, ó nossa Mãe querida, ó Refúgio dos pecadores, ó Soberana consoladora dos tristes. Sede bendita em todo o lado, hoje e sempre, na Terra e no Céu”6. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

2 Idem, ibidem.

3 Idem, ibidem.

4 Idem, 42.

5 Idem, 43.

6 Idem, ibidem.

Comments

comments