Papa Francisco e os 100 anos de Fátima

Saiba mais sobre a ligação de Papa Francisco com Nossa Senhora de Fátima e a sua presença no Jubileu dos 100 anos das Aparições.

A visita do Sumo Pontífice, Papa Francisco, na celebração do Jubileu dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima está confirmada. A presença do Santo Padre em Fátima, que se dará nos dias 12 e 13 de Maio, revela a sua profunda devoção mariana. Desde o início de seu pontificado, Papa Francisco tem demonstrado um apreço especial pela devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.Saiba mais sobre a ligação de Papa Francisco com Nossa Senhora de Fátima e a sua presença no Jubileu de 100 anos das Aparições.

Em 2015, o Santo Padre já havia manifestado o seu desejo de visitar o Santuário de Fátima. Esta visita do Santo Padre a Portugal é uma resposta ao convite dos bispos portugueses e do Presidente da República. No entanto, como acontece há 50 anos, a visita será apenas a Fátima, o que é um sinal da devoção mariana do Pontífice.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Papa Francisco e Nossa Senhora de Fátima

O Santo Padre foi eleito no dia 13 de março de 2013 e a sua ligação a Nossa Senhora de Fátima, enquanto Sumo Pontífice, começou oficialmente dois meses depois, quando pediu aos bispos portugueses que entregassem o seu pontificado a Nossa Senhora de Fátima, durante as celebrações de 13 de Maio daquele ano, na Cova da Iria.

Outro sinal claro da devoção mariana de Papa Francisco foi o seu pedido expresso de que a imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, fosse levada a Roma para o encerramento da Jornada Mariana, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que estava inserida na celebração do Ano da Fé.

Em 2015, o Papa Francisco associou-se à celebração de 13 de maio, ao evocar em Roma alguns dos conteúdos centrais das aparições aos três videntes, que tiveram lugar na Cova da Iria entre maio e outubro de 1917. Durante a catequese do dia 13 de maio de 2015, o Santo Padre pediu ao leitor português presente na Praça de São Pedro, em Roma, que rezasse em voz alta uma Ave-Maria, assinalando o dia em que a Igreja recorda Nossa Senhora de Fátima: “Peço ao meu irmão português, neste dia de Nossa Senhora de Fátima, que reze com todos em português”[1].

Assista o vídeo institucional “O Santuário de Fatima – Memorial da Presença de Deus – 4k“:

O desejo de Papa Francisco de ir a Fátima

O Sumo Pontífice manifestou a intenção de peregrinar à Fátima na durante o Jubileu dos 100 anos em Maio, mês do início das Aparições. Esse desejo do Santo Padre foi manifestado aos bispos portugueses em Setembro de 2015, no início da visita ad limina, quando disse: “tengo ganas de ir a Fátima[2] (quero ir a Fátima).

Na audiência geral de 11 de maio de 2016, o Santo Padre uniu-se espiritualmente à celebração de 13 de Maio em Fátima e lembrou a devoção do saudoso Papa João Paulo II por Nossa Senhora de Fátima. “Nesta aparição, Maria convida-nos mais uma vez à oração, à penitência e à conversão”, disse Papa Francisco, diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Nessa data especial, na conta oficial de Papa Francisco na rede social “Instagram”, foi postada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, com a legenda: “Mãe, nós Te agradecemos pela Tua fé; renovamos a nossa entrega a Ti”[3].

Papa Francisco será o quarto Pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI, em 13 de Maio de 1967, João Paulo II, de 12 a 15 de Maio de 1982; de 10 a 13 de maio de 1991; e de 12 a 13 de maio de 2000; e, por fim, Bento XVI, de 11 a 14 de maio de 2010.

A chegada do Sumo Pontífice está prevista para o dia 12 de Maio, às 16h20, na Base Aérea de Monte Real, onde acontecerá a cerimônia de boas-vindas. Às 18h15, Papa Francisco visitará a Capelinha das Aparições. Às 21h30, estará novamente na Capelinha para a recitação do Santo Rosário. No dia 13, o Santo Padre se encontrará com António Luís Santos da Costa, Primeiro-Ministro de Portugal, no Santuário de Fátima. Às 9h40, Papa Francisco visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Às 10 horas, preside a Santa Missa, que faz parte das comemorações do Jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Depois do almoço, o Pontífice participa da cerimônia de despedida, na Base Aérea de Monte Real e, depois, retorna ao Vaticano.

Ouça e baixe o “Hino do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima“:

Concessão de Indulgência Plenária no Ano Jubilar

A fim de celebrarmos dignamente os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Papa Francisco concedeu um Ano Jubilar, do dia 27 de Novembro de 2016 até o dia 26 de Novembro de 2017, com a inerente indulgência plenária.

A indulgência plenária do Jubileu de 100 anos das Aparições de Fátima será concedida:

a) aos fiéis que visitarem em peregrinação o Santuário de Fátima e aí participarem devotamente em alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai-Nosso, recitarem o símbolo da fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima;

b) aos fiéis piedosos que visitarem com devoção uma imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta solenemente à veneração pública em qualquer templo, oratório ou local adequado, nos dias do aniversário das aparições (dia 13 de cada mês, desde maio a outubro de 2017), e aí participarem devotamente em alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai-Nosso, recitarem o símbolo da fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima;

c) aos fiéis que, pela idade, doença ou outra causa grave, estejam impedidos de se deslocarem, se, arrependidos de todos os seus pecados e tendo firme intenção de realizar, assim que lhes for possível, as três condições abaixo indicadas, frente a uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima, nos dias das aparições se unirem espiritualmente às celebrações jubilares, oferecendo com confiança a Deus misericordioso através de Maria as suas preces e dores, ou os sacrifícios da sua própria vida.

Para obter a indulgência plenária, os fiéis, verdadeiramente penitentes e animados de caridade, devem cumprir ritualmente as seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

Oração Jubilar de Consagração

Salve, Mãe do Senhor,
Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima!
Bendita entre todas as mulheres,
és a imagem da Igreja vestida da luz pascal,
és a honra do nosso povo,
és o triunfo sobre a marca do mal.

Profecia do Amor misericordioso do Pai,
Mestra do Anúncio da Boa-Nova do Filho,
Sinal do Fogo ardente do Espírito Santo,
ensina-nos, neste vale de alegrias e dores,
as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.

Mostra-nos a força do teu manto protetor.
No teu Imaculado Coração,
sê o refúgio dos pecadores
e o caminho que conduz até Deus.

Unido/a aos meus irmãos,
na Fé, na Esperança e no Amor,
a ti me entrego.
Unido/a aos meus irmãos, por ti, a Deus me consagro,
ó Virgem do Rosário de Fátima.

E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem,
darei glória ao Senhor pelos séculos dos séculos.
Ámen[4].

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A reparação ao Imaculado Coração de Maria.

TODO DE MARIA. A Senhora do Carmo e as aparições de Fátima.

TODO DE MARIA.Compreendemos a mensagem de Fátima?

Referências:


[1]  PAPA FRANCISCO. Francisco e Fátima.

[2]  Idem. A visita ad limina, versão abreviada de ad limina Apostolorum – aos túmulos dos Apóstolos, em Roma –, consiste na obrigação de os bispos diocesanos de um país se deslocarem a Roma, de 5 em 5 anos, para apresentar um relatório sobre a situação pastoral nas suas dioceses e refletir com o Santo Padre, ouvir os seus conselhos e recomendações.

[3]  Idem.

[4]  SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Orações Jubilares.

 

Comments

comments