Quem é a Arca da Nova Aliança?

Neste artigo, Padre Francisco Amaral nos ajuda a compreender quem é a Arca da Nova Aliança e qual a sua importância para a nossa fé.

Na solenidade da Assunção da Virgem Maria, o livro do Apocalipse diz que o céu se abriu e apareceu a Arca da Aliança (cf. Ap 11, 19). Para o povo de Israel, a Arca de Aliança era onde se conservava o que possuía de mais sagrado: as tábuas da lei, com a Palavra de Deus dirigida a Moisés (cf. Ex 25, 10-22).

Neste artigo, Padre Francisco Amaral nos ajuda a compreender quem é a Arca da Nova Aliança e qual a sua importância para a nossa fé.

Nossa Senhora do Sinal, Arca da Misericórdia – Igreja de Santo Estanislau Kostka – Chigado Illinois – EUA

Onde a Arca entrava, o povo vencia as batalhas. Inclusive as águas do Jordão baixaram para o povo de Israel passar com a Arca (cf. Js 3, 7-17). Em certo momento, porém, a Arca da Aliança foi escondida e nunca mais foi encontrada (2 Cr 35, 3). Porém, um mistério vai sendo revelado:

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

— No Antigo Testamento, Davi parte às pressas, com a Arca da Aliança, para a Judeia (cf.2Sm 6,2); no Novo Testamento, a Virgem Maria parte às pressas para a Judeia para visitar sua prima (cf. Lc 1, 39).

— No Antigo Testamento, a Arca da Aliança permanece três meses na casa de um homem chamado Obed-Edon (cf. 2 Sm 6, 11); no Novo Testamento, a Virgem Maria permanece três meses na casa de Santa Isabel (cf. Lc 1, 56).

— No Antigo Testamento, Davi pula de alegria diante da Arca de Aliança (2 Sm 6, 16); no Novo Testamento, São João Batista pula no ventre de Santa Isabel diante da Virgem Maria (cf. Lc 1, 41).

— No Antigo Testamento, a Arca da Aliança porta no seu interior a Palavra de Deus escrita nas tábuas; no Novo Testamento, a Virgem Maria porta no seu Ventre a Palavra de Deus que se fez Carne (cf. Jo 1, 14).

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo com o tema “Memória de Nossa Senhora Rainha”:

A Arca da Nova Aliança aparece no céu (cf. Ap 11, 19), e é uma Mulher Vestida de Sol, com a lua debaixo dos seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas, gerando no seu Ventre o Rei que regerá as nações (cf. Ap 12, 1-5). Batalhava contra o dragão, a antiga serpente que teria a sua cabeça esmagada pela descendência da Mulher (cf. Ap 12, 3.9; Gn 3, 15). Assunta ao Céu em Corpo e Alma, a Arca da Nova Aliança é coroada não pelos homens, mas pelo próprio Deus, como Rainha do céu e da terra.

Padre Francisco Amaral é sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá-MT e vigário da Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande. Compartilha homilias no seu canal do Youtube.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A Rainha do Céu e os Santos Anjos.

TODO DE MARIA. Os fundamentos do dogma da Assunção de Maria.

TODO DE MARIA. Por que chamamos Nossa Senhora de Rainha?

Comments

comments