Virgem Maria, Morada do Mistério

Quando o Espírito Santo encontra Maria Santíssima numa alma, sente-se atraído a Ela irresistivelmente e nela faz sua morada”[1]. São Luiz Maria Grignon de Monfort.

Quando o Espírito Santo encontra Maria Santíssima numa alma, sente-se atraído a Ela irresistivelmente e nela faz sua morada

Capa do livro “Virgem Maria, Morada do Mistério”

A morada é a habitação mais plena da graça de Deus; é a Virgem Maria a cheia de graça, a morada do mistério, a plenitude da graça de Deus Pai, que recebeu Deus Filho, o Verbo encarnado, se tornando para sempre a esposa do Espírito Santo. É mistério! Mistério não se entende, nem de joelhos! Mistério se vive. Reza-se para que, de coração, nossa inteligência não nos afaste do Senhor. O mistério é para ser vivido e testemunhado. É mergulhando nas profundezas do Cristo que descobrimos o fio de ouro de nossa própria história. Portanto, rezar o Rosário te mostrará que você também é morada do Mistério, milagre da vida que se encarna, se faz pão e partilha, se faz comunhão. Para compreender isto, é preciso perceber que o Rosário se transforma em vida quando percebemos a ação do amor de Deus na nossa história através da intercessão poderosa de Nossa Senhora.

Os testemunhos de fé que nos cercam confirmam o triunfo do Imaculado Coração de Maria em meio às aflições do mundo contemporâneo. É hora de proclamar este triunfo que acontece há muito tempo na vida de tantos homens e mulheres. O Rosário da vida deve ser testemunhado com o vigor da “nova evangelização”, com parresía, com a ousadia de quem se reconhece discípulo e missionário, porque aprendeu com a “primeira cristã” a amar e servir. Por ocasião da comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e dos 300 anos de Aparecida, é tempo de resplandecer a ação do amor misericordioso do Senhor através daquela que é, na essência, o templo em que o Senhor escolheu habitar.

Este é o tema do lançamento do novo livro da Editora Canção Nova: “Virgem Maria, Morada do Mistério”, que juntos escrevemos impulsionados pelo Espírito Santo e pelo toque maternal da Virgem Maria. É verdadeiramente um livro de testemunhos de pessoas alcançadas pela misericórdia de Deus através da poderosa intercessão do Coração Imaculado da Virgem Maria.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Os testemunhos que conduzem ao Coração da Virgem

A Virgem Maria foi presente no Rosário da vida de Jesus e hoje Ela está presente no Rosário de nossas vidas. Como no Rosário contemplamos a ação do Senhor nas nossas alegrias, nas dores, nas luzes, nas glórias e na comunhão. Na experiência da devoção a Virgem Maria, muitos testemunhos de graças foram encontrados.

Assim, há aqueles que encontram a alegria nesta experiência com o amor de Deus, conduzindo outros a encontrar o Coração de Maria e o Coração de Jesus. Há peregrinos que descobrem muita luz e essas dispersam as trevas que obscureciam seu entendimento e, como crianças, se sentem conduzidos pela Virgem Maria, para conhecer e amar o seu Filho Jesus. Há aqueles que encontram consolo em suas dores, alcançam milagres ou compreendem o mais profundo do sentido da cruz em suas vidas, na humilde aceitação que é uma honra participar da dor de Cristo e da humanidade. Outros encontram experiências gloriosas a partir da experiência de Pentecostes e se tornam novos homens e mulheres para a construção de um mundo novo.

Cada experiência e testemunho de fé comprovam que Deus deseja estabelecer, desde já, uma vida mais fraterna, uma revolução de ternura, uma civilização do amor.

Os mistérios da unidade

A unidade é uma necessidade que urge no mundo de hoje, já profetizada pelo próprio Jesus quando disse “Pai, que todos sejam um como Tu estás em mim e Eu em Ti” (Jo 17, 21). Há 300 anos, no Rio Paraíba, esta profecia foi relembrada quando três pescadores encontraram a imagem da Imaculada Conceição. Primeiramente, pescou-se o corpo e, em seguida, milagrosamente, a cabeça. Assim, unidos, corpo e cabeça são sinais do “Corpo místico indiviso” da Igreja, representada nesta intervenção do Senhor, em Aparecida.

O relato histórico aborda uma pescaria infrutífera, porém, após aparecer nas redes a cabeça e o corpo da Imagem, num sinal claro da unidade, deu-se a graça da pesca milagrosa numa abundância de peixes, ou seja, a união da Igreja é a comunhão que conduz à evangelização eficaz. À medida que compreendemos que este milagre de comunhão gerou uma rede de abundantes de peixes, entendemos que a Igreja, quando experimenta um trabalhar unido, também produz frutos de paz, amor e misericórdia, vivendo um só coração e uma só alma, como ocorreu com os primeiros cristãos (cf. At 4, 32). E o milagre da unidade acontece!

É preciso reviver a oração sacerdotal de Jesus: “que todos sejam um” (Jo 17, 21). A Virgem Maria é o caminho de unidade que passeia no meio da Trindade, sendo a comunhão o maior milagre que o mundo pode contemplar. O próprio testemunho da nossa comunhão ressoa como o primeiro fruto de unidade do livro. Em nossas diferentes visões, há em comum o fascínio pelas peculiares experiências e testemunhos contidos nos relatos, na capacidade de ensinar os corações a confiar em Deus, que quer ser Um comigo, contigo, nos fazendo ser Igreja, ser comunhão.

Nosso propósito é ajudar a despertar os corações do individualismo para uma experiência de unidade com Deus, com a família, com a Igreja e com a humanidade.

É um desafio ser um sinal de contradição para um mundo que prega um egocentrismo onde o homem se encontra cada vez mais sozinho. Partimos da certeza da experiência da comunhão com o Pai e da vida plena como filhos de Deus. A intervenção da Virgem Maria na história de cada testemunho contido no livro nos recorda o dizer do Anjo: “o Senhor é contigo!” (Lc 1, 28).

Você também pode ouvir o Senhor na sua trajetória. Se precisar de ajuda, em suas mãos está uma obra mariana que contém verdades de fé, esperança e caridade que podem auxiliá-lo em sua peregrinação para o Paraíso.

Por: Érika Vilela e Gregório Ventura.

Érika Vilela nasceu em Montes Claros-MG. É fundadora da Comunidade Filhos de Maria e membro pleno da Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships. É consagrada, missionária, pregadora, articulista, professora, além de médica graduada pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas, especialista em Psiquiatria pelo Centro Brasileiro de Pós-graduações e em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo.

Gregório Ventura é membro da Comunidade Esdras e administrador da Associação Bom Pastor. É apresentador de programas de rádio ligados à evangelização, pregador da Renovação Carismática Católica, escritor católico, além de ter publicado obras na área de gestão e liderança. É palestrante, Master Coach, com formação em Administração e Gestão de Organizações e formador, ministrando diversas formações no âmbito das organizações com ou sem fins lucrativos e no trabalho pastoral.

Links relacionados:   

LOJA CANÇÃO NOVA. Livro Virgem Maria, Morada do Mistério

TODO DE MARIA. A meditação dos mistérios de Cristo.

TODO DE MARIA. O significado do Rosário da Virgem Maria.

TODO DE MARIA. Rosa Mística, O Jardim Celestial Perfeito.

Referência:


[1]  SÃO LUIZ MARIA GRIGNON DE MONFORT. Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem, 36.

Comments

comments