Vocação de profeta

Qual a importância da vocação de um profeta para nós, em nossos dias?

Quem serão os profetas de nosso tempo?A vocação de um profeta está sempre relacionada com um determinado tempo da história e com um povo a quem ele se dirige. “Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: o Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes” (Jr 26, 12). O Senhor suscitou Jeremias, e muitos outros profetas, para falar ao Povo de Deus sobre a necessidade da conversão. Em tempos nos quais o Povo começava a desviar-se do caminho da justiça, da Lei do Senhor, Ele suscitou no meio dele os profetas. Estes não falavam de si mesmos, mas da parte de Deus, convidando o Povo à conversão.

Hoje, como naquele tempo, somos chamados a ouvir a voz de Deus através dos profetas. Somos chamados à conversão, à mudança de vida, a deixar o pecado, a idolatria e tudo que não condiz com a nossas condição de cristãos. Não devemos perseverar nos caminhos que nos afastam de Deus e nos levam à perdição. O Senhor nos envia os profetas porque Ele não quer a nossa perdição, mas, ao contrário, quer a nossa salvação.

Quem são esses profetas em nosso tempo?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Como no tempo de Jeremias, no qual havia no meio do povo profetas, em nosso tempo o Senhor suscita profetas. Pessoas que tenham coragem de anunciar a Palavra de Deus, que tenham coragem de denunciar as injustiças e de chamar o Povo de Deus à conversão. Mas, por que não se ouve mais as vozes dos profetas? Será por que não existe mais necessidade de profetas? Ou, será que os profetas que o Senhor suscita no meio do seu povo estão com medo de perder a sua vida, como perdeu a vida João Batista? (cf. Mt 14, 10).

Talvez, os profetas que o Senhor envia para o Povo de nosso tempo sejamos eu e você. Deus nos envia a anunciar a Palavra de Deus com destemor e ousadia. Pois, nos dias de hoje há muitas pessoas que, como nós, precisam de conversão. Porque somos pecadores, não queremos aceitar o chamado de Deus. Mas, podemos e devemos lutar contra nossos pecados, responder ao chamado de Deus à conversão e à vocação de profeta.

O medo da perseguição também nos leva a desistir da vocação de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo. Jeremias também teve medo, mas deixou-se seduzir pelo Senhor (Jr 20, 7) e foi em frente. Ele foi profeta para seu povo num tempo muito difícil, no qual era necessário que ele profetizasse, pois muitos estavam para perder-se em meio ao pecado, à idolatria. Como ele, somos chamados a vencer o medo e a assumir a vocação que o Senhor nos confiou.

Para assumir a vocação de profeta, temos uma vantagem em relação a Jeremias. Temos a Virgem Maria, a Mãe de Jesus, que nos acolhe, nos ajuda a vencer os nossos pecados e o medo de assumir o chamado de Deus. Ela é Mãe solícita, cuidadosa, quer gerar em nós a fibra dos mártires. Como Maria visitou João Batista, ainda no ventre de Isabel, ela quer nos visitar. Nossa Senhora, aquela que é cheia de graça (cf. Lc 1, 28), quer nos visitar para nos dar a mesma experiência que deu a João Batista.

Quando Maria saúda Isabel, João estremece no seu ventre e fica cheia do Espírito Santo (cf. Lc 1, 41). Nossa Senhora quer visitar a cada um de nós, que somos chamados a anunciar o Evangelho, e fazer que tenhamos essa experiência com o Espírito de Deus. Pois, somente no poder do Espírito poderemos anunciar com fidelidade a Palavra do Senhor.

Não tenhamos medo nos entregar inteiramente à Virgem Maria, pois ela quer formar as feições do Seu Filho Jesus Cristo em nós. Sejamos dóceis a ela e ao Espírito Santo, para que nos tornemos, cada vez mais, homens e mulheres conforme a vontade de Deus e fiéis à vocação que o Senhor nos confiou.

Comments

comments