A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes

Conheça um pouco mais sobre a mensagem das aparições de Nossa Senhora em Lourdes.

A mensagem de Nossa Senhora de LourdesNossa Senhora apareceu a Bernadette Soubirous pela primeira vez no dia 11 de fevereiro de 1858, em Lourdes, na França e, nas suas aparições, transmitiu a ela uma mensagem de fé, de esperança, de conversão. A Virgem Maria, em suas aparições em Lourdes, nos confia o grande mistério do amor e da entrega do seu Filho Jesus Cristo, convidando-nos a voltarmo-nos para Ele. É significativo que na primeira aparição a Santa Bernadete a Santíssima Virgem Maria inicie o seu encontro com a jovem com o sinal da Cruz. Mais do que um simples sinal, o sinal da Cruz é uma iniciação aos mistérios da fé, que Bernadete recebe de Maria. “O sinal da Cruz é de alguma forma a síntese da nossa fé, porque nos diz quanto Deus nos amou; diz-nos que, no mundo, há um amor mais forte do que a morte, mais forte do que as nossas fraquezas e os nosso pecados. A força do amor é maior do que o mal que nos ameaça” (Homilia do Papa Bento XVI, em 14 de Setembro de 2008). É este mistério da universalidade do amor de Deus pelos homens que a Virgem Maria veio revelar à humanidade em Lourdes. Nossa Senhora convida todos os homens de boa vontade, todos aqueles que sofrem no coração ou no corpo, a levantar os olhos para a Cruz de Cristo, para encontrar nela a fonte da vida, a fonte da salvação.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A Igreja recebeu a missão de mostrar a todos os homens o rosto de um Deus que ama, que nos foi manifestado em Jesus Cristo. No Crucificado, a nossa dignidade de filhos de Deus, ofuscada pelo pecado, nos foi restituída. Por isso, somos convidados a voltar o nosso olhar para Cristo. Pois, é Jesus que nos fará livres para amar como Ele nos ama, para construir um mundo reconciliado dom Deus. Na Cruz, Jesus tomou sobre si o peso de todos os sofrimentos e injustiças da nossa humanidade. Ele carregou sobre si as humilhações e as discriminações, as torturas sofridas pelo amor de Cristo, em tantas regiões do mundo, por muitos dos nossos irmãos e irmãs. Confiamos todos os que sofrem a Maria, Mãe de Jesus e Mãe nossa, presente aos pés da Cruz (cf. Jo 19, 25).

Para acolhermos a Cruz gloriosa de Jesus Cristo em nossas vidas, Nossa Senhora de Lourdes nos convida a entrar num caminho de fé e conversão. A Virgem Maria vem ao nosso encontro para indicar os caminhos de uma renovação da vida das nossas comunidades e de cada um de nós. “Acolhendo o seu Filho, que Ela nos apresenta, mergulhamos numa fonte viva onde a fé pode alcançar um novo vigor, onde a Igreja pode fortalecer para proclamar, com audácia sempre maior, o mistério de Cristo” (Homilia do Papa Bento XVI, em 14 de Setembro de 2008). Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, é o Filho de Deus, o único Salvador de todos os homens, que vive e age na Sua Igreja e no mundo. A Igreja é enviada a todos os lugares do mundo para proclamar esta mensagem única e convidar os homens a acolhê-La com uma autêntica conversão do coração.

Assista vídeo do Padre Paulo Ricardo sobre “A impressionante história de Nossa Senhora de Lourdes”.

Ouça áudio do Padre Paulo Ricardo sobre “A impressionante história de Nossa Senhora de Lourdes”.

Seguindo o caminho percorrido por Santa Bernadete encontramos o essencial da mensagem de Lourdes. Bernadete é a filha mais velha de uma família muito pobre, não possui ciência, nem poder e é frágil de saúde. A Virgem Maria escolhe esta pequenina para transmitir a sua mensagem de conversão, oração e penitência, em plena sintonia com a Palavra de Deus: “Escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11,25). A exemplo de Bernadete, em nosso caminho espiritual, também nós somos chamados a fazer frutificar a graça do nosso Batismo, a alimentar-nos da Eucaristia, a receber da oração a força para dar testemunho e ser solidários com todos os seus irmãos em Cristo. Esta é uma verdadeira catequese que nos é proposta sob o olhar de Nossa Senhora. Pois isso, deixemos que a Santíssima Virgem nos ensine e nos guie pelo caminho que leva ao Reino de seu Filho Jesus Cristo!

Assim, a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes é uma mensagem de esperança para todos os homens e mulheres do nosso tempo. A Virgem Maria é a “Estrela da esperança” (Papa Bento XVI, Carta Encíclica Spe Salvi, 50). “Nas estradas das nossas vidas, por vezes tão sombrias, ela é uma luz de esperança que nos ilumina e orienta no nosso caminho. Por meio do seu ‘sim’ e com o dom generoso de si própria, ela abriu a Deus as portas do nosso mundo e da nossa história” (Homilia do Papa Bento XVI, em 14 de Setembro de 2008). Nossa Senhora nos convida a viver como ela, numa esperança invencível, recusando escutar os que dizem que nós somos prisioneiros do destino. A Mãe de Deus nos acompanha com a sua presença materna, em meio aos acontecimentos das nossas vidas, nas famílias e nas nações. Felizes somos nós que depositamos a nossa confiança em Jesus Cristo, que na hora de oferecer a sua vida pela nossa salvação, nos deu sua Mãe para que fosse a nossa Mãe! (cf. Jo, 19, 27).

Comments

comments