Padre Paulo Ricardo nos explica porque precisamos da Virgem Maria.

Por que precisamos da intercessão da Virgem MariaNeste artigo, Padre Paulo Ricardo nos explica porque precisamos da Virgem Maria. Você pode perguntar: por que eu não posso ir direto para Deus? Esse é um princípio protestante que é orgulhoso. Eu sou orgulhoso, mas a religião não é orgulhosa. Ela é humilde, me ensina humildade, a me inclinar na frente de um pecador, Padre ou Bispo, e acreditar que aquela mão é instrumento de santificação, que aquela mão pode ser sinal da mão chagada do Ressuscitado. Existe protestante humilde, mas o protestantismo é orgulhoso, porque diz: eu, não preciso de ninguém, vou para Deus direto. Isso é um orgulho, isso é uma soberba.

Se não podemos ir direto para Deus, o que fazer?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Se Deus quer usar as criaturas humanas, frágeis, o que você faz? Se você quer ser protestante, seja humilde, mas saiba que sua religião não é humilde. Pois, o protestante diz: eu não preciso da Igreja, do Papa, dos Sacramentos, de Maria, não preciso de ninguém. Estes também dizem que Cristo é o único mediador. Sim, Ele é o único mediador, mas o Christus Totus, ou seja, o Cristo Total, que é a Igreja. Cristo é o único mediador enquanto a Cabeça, que é Ele, e os membros, que somos nós. O único mediador é Jesus inteiro, a Igreja, cabeça e membros. Por isso, quando um santo intercede, é toda a Igreja que intercede.

São Paulo estava colocando um bando de homens miseráveis e pecadores na prisão. Deus derrubou ele com um raio de luz e disse: para com isso, porque você está me perseguindo? (cf. At 9, 4). Paulo pergunta: Quem é você que estou perseguindo? Jesus diz: eu sou Jesus nesse bando de pecador, miserável, porque eu sou a minha Igreja. Quem persegue a minha Igreja, persegue a mim (cf. At 9, 5). Quem tolera ser beijado na cabeça e ser apunhalado no coração? Amam Jesus na cabeça, mas enquanto isso cospem na Igreja, perseguem, falam mal dela, do Papa, de Maria, que são membros da Igreja.

Como é possível amar Jesus desse jeito? Vocês só amam o pedaço que querem. Onde está o cristianismo bíblico que vocês pregam? A Virgem Maria, como a Igreja inteira, age na Salvação do mundo, porque o Cristo Total age para a salvação do mundo. Ele é o único Salvador, não é uma ideia do passado, mas está vivo na sua Igreja hoje. É por isso que a Igreja é perseguida e odiada. Este corpo de Cristo que é a Igreja é gerado por uma mulher, que se chama Maria. Cristo não foi gerado por ela? O corpo de Cristo, que é a Igreja, é gerado por ela.

Vejam que existe algo de paradoxal na Virgem Maria. Ao mesmo tempo que ela é escrava do Senhor, ela é Senhora. Ao mesmo tempo que ela é filha, ela é Mãe do Filho de Deus. Ao mesmo tempo que ela é membro da Igreja, ela é Mãe da Igreja. A posição de Maria é única na história da salvação. Os privilégios de Maria foram dados por Deus, porque Ele escolheu, Ele quis, e quem sou eu para aconselhar o Altíssimo.

Nossa Senhora, humilde, servidora, dócil, o barro completamente dócil nas mãos do oleiro, é usada com instrumento por Deus. Nós somos marcados com o pecado original, diferente de Maria, por isso tratamos a Deus como inimigo. Ela vem com seu olhar de Mãe, com seu rosto materno, para nos ajudar a modelar nossa vida. Não tenha medo de entregar tudo a Maria, através da consagração total, segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Este é o quinto artigo da série “Como fazer a consagração?”, retirado de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011. Leia também o primeiro artigo, intitulado “Qual é o segredo para a felicidade?“, o segundo, “Como entregamos os bens materiais a Virgem Maria?“, o terceiro: “Como entregar meus bens espirituais a Virgem Maria?“, e o quarto: “Por que Rebeca é a imagem da Virgem Maria?”.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

21 Comentários

  1. gostaria deste texto e outros mais em meu a email. Pela primeira vez vejo um texto biblico falar tão bem de Maria a mãe da Igreja.

  2. Adorei esse texto, temos que louvor o amor de Maria e não ter vergonha de pedir sua intercessão

  3. Gostaria de receber sim todos os dias , se possível, mnsagens no meu e-mail

  4. WANDERLEI MARTINS DE CARVALHO

    Confirmo , é isto mesmo querido Pe Paulo Ricardo; é muito raro nos encontrarmos um protestante humilde,
    são arrogantes e penssam já saberem tudo. Que bom que nós temos Nossa Senhora a interceder por nós junto ao
    seu amado filho Jesus. Se Deus tem aterndido nossas Orações, quando oramos pedindo ao mPai pelos nossos irmãos, Ele nos atende, quanto mais através da mãe do seu Filho!…. Maesinha querida, não leve em conta , tamanha ignorãncia. wanderlei Brasília DF.

  5. Todos nós necessitamos da mãe.
    Quando crianças e caímos o primeiro nome na nossa boca: “mãe!”, “mainha”, “oh mãe!”

    É natural chamar pela mãe quando se tem necessidade… logo, nós estamos “naturalmente” chamando por aquele que sempre nos ouve.

    Abraço, irmão, Natalino.

    • Natalino Ueda

      Rogério,
      É bom termos a quem recorrer nos momentos de necessidade. Por isso, somos agraciados, pois Jesus nos deu Maria por mãe. Que Nossa Senhora seja sempre seu auxílio, hoje e sempre!
      Um abração, Deus te abençoe!
      Natalino.

  6. Boa tarde! Eu sou uma protestante e não concordo com nada do que foi dito aqui. Me responda onde esta escrito na BIBLIA que Maria é mãe da igreja? que devemos pedir algo para Maria? que Maria é uma intercessora de DEUS? Maria não é esposa de DEUS, ela foi uma virgem escolhida por DEUS para gerar seu filho JESUS. Não estou aqui desmerecendo o valor de Maria, não! ela simplesmente foi uma grande mulher criou muito bem JESUS, mas foi só isso. No livro de Deuteronômio também fala sobre isso: “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuirei dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus que eu vos mando” (Dt 4:2).
    Porquanto há um só DEUS e um só mediador entre DEUS e os homens,Cristo Jesus I Timóteo 2:5.
    É isso Deus não deixou nenhuma Maria nem José nem João etc… para interceder por nós. Somente Jesus.

  7. eliandro santos silva

    bom dia! eu também sou protestante e não concordo com que foi dito nesse texto.
    pq o único que morreu e ressuscitou e esta vivo e esta na destra do pai e intercede por nós é Jesus cristo leia,(coloss 3:1).
    temos vários, textos dentro da bíblia que nos mostra que só devemos pedir a Jesus cristo.
    (joão 14:6), que diz eu sou o caminho a verdade e a vida quem vai ao pai se não por mi
    (1 timoteo 2:5), Porquanto há um só DEUS e um só mediador entre DEUS e os homens,Cristo Jesus
    (joão 15:16), não me escolhestes vós a mim,mas eu vos escolhi a vós,e vos nomeei,para que vades e deis frutos,e o vosso fruto permaneça;a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao pai ele vo-lo conceda.
    esse são alguns textos que devemos lé e entende o que jesus nós ensina, amados não podemos discutir pq jesus não se agrada disso, mais por favor amados jesus só que uma coisa que vc leia a sua palavras pq ele disse conhecereis a verdade e a verdade vos libertara.
    amem que jesus abençoe a sua vida

  8. SEBASTIÃO PEREIRA DO VALE

    JESUS disse: Ninguem vem ao Pai senão por mim (Jo.14:6). Ele quis dizer que é só por ele?Com estas palavras Jesus assumiu que detem o monopolio da comunicação entre os homens e Deus. Ou seja nem Maome, Buda, Alan Kardec, Confucio, Maria (mae de Jesus na forma de homem), etc. a própria irmâ Maria, que muitos usam como intermediária, fazendo dela uma deusa, aconselhou nas escrituras: : Fazei tudo que ele vos disser. Jesus com este mandamento nos revela várias coisas É o unico intermediario e mediador entre nós e Deus É o Deus Filho Tem a mesma natureza (divina)de Deus Pai (Filho de peixe -no sentido de natureza e peixe- Logo: filho de Deus é Deus). È onipresente pois para ouvir todas as orações de milhões de pessoas em varios lugares diferentes tem que ter o atributo divino da onipresença (estar em vários lugares ao mesmo tempo) Nos revela também a Trindade de Deus pois a forma como ele nos houve é através da pessoa do Espirito Santo.Enquanto viva Maria cumpriu o seu ministério aqui na terra e muito bem.Só que Maria ainda não ressuscitou,e só Jesus que está vivo é o nosso Mediador .Eu não sou orgulhoso ,eu leio e sigo a Palavra(BIBLIA SAGRADA).e respeito o seu entendimento mas não concordo!DEUS SEJA LOUVADO E NOS ABENÇOE!!!

    • A paz de Cristo meu irmão Sebastião. Tudo bem com você ? Na verdade Maria não vai direto ao Pai, ela nos intercede através de seu filho Jesus e que o próprio Cristo nos deu Maria como nossa Mãe quando estava na cruz. O que não se pode de jeito algum é colocar Maria acima do seu Filho Jesus e nem uma veneração exacerbada.

      Fique com Deus.

  9. Sou evangelica, mas nao estou satisfeita com certas coisas que acontecem comigo, tenho varias infermidades que é o que me levou a frequentar as igrejas evangélicas, o pastor dis que Deus tem um propósito na minha vida por isso é que passo lutas , se eu falto cultos ,diz que sou rebelde por isso Deus da o castigo e que tenho que trabalhar pra Jesus,senão vou de mal a pior , se vou com frequencia nos cultos fico doente do mesmo jeito. Agora estou tentando entender porque comigo é assim e com os outros não, se Deus não faz ascepições de pessoas poeque então minha vida virou um inferno Depois que passei a ser evangélica.Se alguém puder me responder desde já agradeço abraços….

    • Natalino Ueda

      Cara Selma,
      Em primeiro lugar nos compadecemos de sua situação de enfermidade e nos comprometemos em orar por você. Quanto às razões de você estar enferma e outros não, tenho a dizer-te que o sofrimento é um grande mistério, por isso não tenho a resposta a esta sua pergunta. Leia sobre o mistério do sofrimento neste link: http://cleofas.com.br/o-misterio-do-sofrimento/
      Pelo mesmo motivo, não creio que Deus esteja agindo com você como disse seu pastor. Não dê muita atenção ao que as pessoas dizem, pois a não ser que nos seja revelado por Deus, não temos condições de saber porque estamos sofrendo. Por isso, devemos assumir os nossos sofrimentos e uni-los aos sofrimentos de Cristo na Cruz. Dessa forma, mesmo sem saber porque estamos sofrendo, damos um sentido de salvação aos sofrimentos. Para saber mais sobre o sentido salvífico so sofrimento, leia este documento: https://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/1984/documents/hf_jp-ii_apl_11021984_salvifici-doloris.html
      Neste documentos você pode começar a desvendar as verdades sobre o mistério do sofrimento. Deus te abençoe.
      Natalino.

  10. Boa tarde. Não é questão de sermos (nós, os protestantes) orgulhosos. Apenas seguimos os ensinamentos Bíblicos. Em 1 Timóteo 2:5 temos: “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. Por isso falamos direto a Deus, pedindo sempre em nome de Jesus. E não devemos fazer. E em Deuteronômio 5: 8 e 9: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; ..”
    Orem para que o Espírito Santo lhes dê sabedoria para entender.

    • Natalino Ueda

      Cara Diléia,
      Não discordamos de você, pois Cristo é realmente o único Mediador entre Deus e os homens. No entanto, ele constituiu pessoas para participar desta mediação. Neste link você terá uma explicação mais detalhada do que estou disendo: https://padrepauloricardo.org/aulas/cristo-e-o-unico-mediador
      Quanto à questão das imagens, Deus ordenou que não se fizesse imagens, pois as pessoas daquele tempo acabavam por cultuar essas no lugar do próprio Senhor. Diferente do povo do Antigo Testamento, nós sabemos que o culto de adoração é devido somente a Deus. Nós temos as imagens não para adorá-las, mas para lembrar de personagens importantes da nossa fé, inclusive grandes homens e mulheres da Bíblia que você tanto prezam. É o mesmo que ter uma foto de um antepassado. Não tem nada a ver com idolatria. Segue este link para você aprofundar o tema: https://padrepauloricardo.org/episodios/culto-aos-santos-e-suas-imagens
      Tenho certeza de que se você assistir esses vídeos, com o coração aberto ao Senhor, essas dúvidas a nosso respeito você não terá mais. Deus te abençoe.
      Natalino.

  11. Por favor, me tirem uma dúvida, sou católica e quero entender cada vez mais a minha Igreja, se eu me dirijo a Virgem Maria para pedir intercessão por minhas necessidades como fica quando estou louvando e agradecendo? por que nesse caso eu faço diretamente a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo sem a mediação de nossa Senhora e dos Santos. Grata pela atenção. Paz e Bem!

    • Natalino Ueda

      Cara Maria,
      Ser consagrada não impede de você dirigir-se a Deus, mas ao contrário, ajuda a nos aproximar de Deus. Você pode rezar, louvar e agradecer Deus normalmente. A Virgem Maria levará suas orações, louvores e ações de graça ao Senhor e estas terão ainda mais valor diante d’Ele.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  12. Bom dia! sou Jose Ramos , este site é maravilhoso…gostaria de receber informações
    que me ajudasse a intender mais sobre a milha igreja, eu fui batizado na igreja católica
    porém não era participativo, agora eu e minha esposa estamos firme na nossa igreja.
    Obrigado!

  13. PROVA BÍBLICA QUE MARIA É A MÃE DA IGREJA.Conhecer Maria “segundo a doutrina católica” é conhecer Jesus e a Igreja, pois Maria foi peça chave, indispensável, no plano de Deus para a Redenção da humanidade. “Na plenitude dos tempos, Deus mandou o seu Filho, nascido de uma mulher, para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4,4).

  14. Claudia Dalbem Bartelli Gomes

    JOÃO Cap. 2
    3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.
    4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
    5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
    Bíblia Sagrada

  15. Joselito Branco de Melo

    Em apocalipse 6-7 e 8 vocês vão ver que as nossas orações passa antes nas mãos dos Santos, que estão debaixo do altar selestial.
    Em primeiro Timóteo 2 você vai ler do verciculo 1ao 6, que primeiro pedi-se orações e i ntercessães ums pelos outros, no final quê Jesus se entregou por nós em resgate quê só ele podia fazer isso.
    Se não adiantaria ele dar poderes aos apóstolos se eles não poderiam interceder, ex: curar,expulsar domínios, ressuscita etc.
    Prestem atenção no quê a igreja católica explica com a biblia na mão.
    É muito simples pergunte sobre qualquer tema relacionado às discordância das igrejas protestantes.
    Cera que seu pastor tem resposta mais fundamentadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com