A Virgem Maria, desde a encarnação do Verbo, está unida ao mistério da Eucaristia.

Maria tem uma ligação exclusiva com o mistério eucarístico.A Virgem Maria é chamada de “mulher eucarística” pela sua proximidade com Jesus Eucarístico. Esta reflexão será feita a partir do pensamento do Papa João Paulo II, expresso no documento “A Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja”, Instrumentum laboris, de 7 de julho, do Sínodo dos Bispos no Ano da Eucaristia em 2005.

Saiba a ligação entre a Virgem Maria e a Eucaristia e o que esta tem a ver com nossas vidas.

João Paulo II, cujo pensamento em relação a Maria está intimamente ligado com a consagração total a Santíssima Virgem, foi quem deu início ao “Ano da Eucaristia”, que foi um tempo de muito rico para a  Igreja. O Documento do qual tratamos, certamente inspirado nas palavras e no pensamento de João Paulo, que havia falecido a pouco mais de três meses, nos recorda as palavras de Santo Ireneu, que dizia: “A Eucaristia é o resumo e a suma da nossa fé”. Na Eucaristia vemos a realização da aliança com Deus, a aliança da fé, da qual o homem precisa para viver. “Se não acreditardes, não vos mantereis firmes” (Is 7,9b). A Eucaristia é a nova e eterna aliança, que Jesus Cristo nos deixou no Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue. Na Eucaristia, pela fé reconhecemos e acolhemos Jesus Cristo como num encontro, no qual nos envolvemos totalmente, como “Maria, modelo de fé plenamente realizada”.

A Eucaristia é o centro da liturgia, na qual está “presente a Trindade, adorada eternamente por Maria e pelos anjos que servem a Deus, oferecendo-nos um modelo do serviço”. Deus também é adorado pelos santos e justos, que estão na sua presença, intercedendo por nós e pelas almas do purgatório. Dessa forma, a Igreja se manifesta como família de Deus, que está diante do Senhor em adoração, mas, ao mesmo tempo, está voltada para aqueles que ainda não alcançaram a salvação. Dentre aqueles que estão diante de Deus, a Virgem Maria ocupa um lugar privilegiado pois cremos, com o Papa Leão XIII, que ela é a mediadora de todas as graças.

Em conformidade com o pensamento do Papa João Paulo II, afirma-se que: “Entre todos os santos, a Santíssima Virgem Maria resplandece como modelo de santidade e de espiritualidade eucarística”. A Tradição da Igreja atesta que o nome de Maria é recordado com veneração nas orações da Santa Missa, principalmente nas Igrejas Orientais católicas. Maria está tão ligada ao mistério eucarístico que, na Encíclica Ecclesia de Eucharistia, João Paulo II a chamou de “Mulher eucarística”. Em Maria se realiza a relação entre a Mãe e o Filho de Deus, que recebeu seu Corpo e Sangue da Virgem. Nela se realiza também a íntima relação que une a Igreja e a Eucaristia, pois Maria é modelo e figura da Igreja, cuja vida e missão tem a fonte e o ápice no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Maria viveu em espírito eucarístico antes da instituição do Sacramento, pois ofereceu o seu seio virginal para a encarnação do Verbo. “Durante nove meses, foi o tabernáculo vivo de Deus”. Ela realizou um gesto eucarístico e eclesial, ao apresentar o Menino Jesus aos pastores, aos magos e ao Sumo Sacerdote no Templo. Ofereceu o Fruto bendito do seu ventre ao Povo de Deus e aos gentios, para que O adorassem e O reconhecessem como Messias. A Virgem Mãe, aos pés da cruz, participou dos sofrimentos do seu Filho. Depois, acolheu o Senhor morto nos braços e colocou-O na sepultura, como “semente secreta de ressurreição e de vida nova para a salvação do mundo”. A presença de Maria no Pentecostes, na efusão do Espírito Santo, primeiro dom do Senhor ressuscitado à Igreja nascente, foi também uma oferta de natureza eucarística e eclesial.

A Virgem Maria, Mãe de Deus que, deu a sua carne imaculada ao Filho de Deus, estabeleceu para sempre uma relação exclusiva com o Mistério eucarístico. “Em Maria, a mulher eucarística por excelência, a Igreja contempla, não só o seu modelo mais perfeito, mas também a realização antecipada do ‘novo céu’ e da ‘nova terra’, que a criação inteira espera com fervoroso anseio”.

Maria é a mulher eucarística, que gerou o Corpo e o Sangue de Cristo. Por isso, como membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja, somos também formados no ventre virginal de Maria. Nesse processo de formação, a consagração a Nossa Senhora tem particular importância, pois nos conforma a Jesus Cristo de forma mais plena. Nos faz participar melhor dos sacramentos, principalmente o da Eucaristia, que é a fonte e o ápice da vida e da missão da Igreja. A Maria, a mulher eucarística, somos chamados a nos consagrar inteiramente e a invocar sua intercessão, para que sejamos fiéis a missão que nos foi confiada por Cristo, para a maior glória de Deus e para a salvação dos homens e do mundo.

Natalino Ueda é brasileiro, católico, missionário da Comunidade Canção Nova, formado em Filosofia e Teologia. Atualmente é produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Na consagração a Virgem Maria, segundo o Tratado de São Luís Maria, descobriu um caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina esta devoção, o caminho "a Jesus por Maria", que é o seu maior apostolado.

27 Comentários

  1. muito bom, é sempre bom saber e relembrar, MARIA mãe de DEUS, nossa mãe!

  2. Soraia Maria de Andrade Maia

    Só com,e em Maria Santíssima, aprendo a receber a Santíssima Eucaristia,com o coração. N

    ossa Senhora Rainha da Paz Rogai por nós!

  3. Acho Maria um Sacrario VIVO…

  4. marilda p silveira

    sou legionaria e amo Maria como nuca tenho muita fé obrigado Mãe querida

  5. eu aprendo muito com a CANÇÃO NOVA e saber mais sobre a vida de N . SENHORA é tudo que eu quero

  6. Acácia Patricia Neves Almeida

    Maria é sem duvida a ptimeira eucaristia que abitou emtre nos atraves do seu ventre santo por maria e com maria chegaremos a salvação em Deus

  7. miguel rodrigues

    Boa noite adorei o comentário e gostaria de saber se teria como eu receber mais documentarios sobre Maria santissima de sua vida e tudo que lhe diz respeito no meu email bymiguelito@hotmail.com desde já Obrigado pela atenção…

  8. Anderson rodrigues

    Isto e o maximo fico muito feliz de saber estas cooisas estas belas palavras deste Santo Papa que eu me inspiro e admiro amo o papa Joao Paulo e isto muito me enrriquece ,sou do grupo do terco dos homens de minha cidade de Itaguara MG um abraca atodos

  9. Alba marli gomes dos santos.

    Muito lindo… Maria é a nossa mãe medianeira de todas as graças .amo nossa mãe sou devota a Nossa Senhora das Graças.

  10. valdeir alves da cruz

    E LI O TEXTO SOBRE MARIA MULHER EUCARISTICA E ACHEI TUDO MUITO BONITO TUDO VEM DE ENCONTRO COM A VERDADE POIS MARIA CARREGOU NO SEU VENTRE O PAO VIVO QUE DESCEU DO CEU O PROPIO JESUS ……

  11. MARIA LUIZA SANTANA MEIRELLES

    Sempre eu recebo esses comentários e agradeço a Deus por ele ter me conservado assim .
    Católica Apostólica Romana.
    tenha um Pentecoste COM JESUS VIVI.

  12. Francisco Ribeiro de Moraes

    Ave Gratia Plena!!!!

    Se celebramos hoje o Corpo de Cristo imagino a grandiosidade e a importancia no ventre maternal de Maria que o abrigou por 9 Santos meses,
    o útero de Nossa Senhora, e seu ventre Imaculado, sempre será o prmeiro Cálice das Hóstias, que em seu próprio ventre já estava Consalhada desde Sua Concepção; dai surge o Título Nossa Senhora da Concepcion, dita à Bernadete em Lourdes: Je sui la Imaculet Concepcion. Uma simples frase a qual resume tudo e os imensos segredos ao fato envolvidos, só nos resta, como pecadores, mas cheios de Fé, crermos cada vez com mais intensidade nesses segredos que a nós não nos é dado o direito ainda de desvendarmos, a não ser na esperança de estarmos juntos a Ela, nos Céus. A isso chamamos de Fé..

  13. Josyane Silva Brito

    Na verdade meu comentário é mais testemunho, pois tenho alcançado muitas graças através da intercessão de Maria, por isso a minha filha se chama Maria Rita, Maria em agradecimento pela graça alcançada e Rita em homenagem a minha falecida irmã que recebeu o nome de Rita de Cássia porque a minha mãe alcançou uma graça quando estava gravida dela, Maria sempre esteve presente em nossa família, que Nossa Senhora continue nos abençoando. Amém! Eu sei que Rita de Cassia não é Maria, mas é uma mulher forte que deve ter tido muito de Maria em sua vida, pois foi vencedora e se tornou santa e também intercessora na vida de tanta gente como a da minha mãe.

  14. Eu tenho a plena certeza que Nossa Senhora evidencia a sua prensença na Santa Eucarestia,e quando li que Nossa Senhora que por sermos Igreja,também somos gerados no ventre virginal de Nossa Senhora,confirma em a vocação de ser Igreja e o quanto me sinto feliz por fazer parte dos Planos de Deus,pela Intercessão de nossa Senhora!

  15. MARIA TAMBEM E NOSSA MÃE , PORQUE NÃO A CONSAGRARMOS EU AMO MINHA MÃE, MESMO DEPOIS QUE ELA FOI MORAR NO CEU, E MÃE DE JESUS PQ NÃO EU AMO MARIA TAMBEM.

  16. O exemplo de Maria nos ensina a sermos maes de fe’

  17. Ana Carolina Zafani Fonseca

    MARIA, MULHER EUCARÍSTICA POR EXCELÊNCIA , MODELO DE PERFEIÇÃO.
    SOMOS CHAMADOS A NOS CONSAGRAR INTEIRAMENTE A MARIA E PEDIR SUA INTERCESSÃO JUNTO AO SEU FILHO JESUS, COMO ELA FEZ NAS BODAS DE CANÁ.

  18. Que triste saber que nossos irmãos protestantes e outras denominações até não cristã, não podem ou desconhecem esse fato, tão importante e rico para humanidade…..momento de pura intimidade de Deus para conosco….

  19. Maria é um exemplo de mulher, mãe, portanto para mim ela foi é sempre será nossa mãe.

  20. A bem aveturada virgem maria meus, minha mâe amada confio em ti louvo e agradeço,por se a mâe do meu Jesus,bem aventurado,Cristo redenotr,
    pesso aproteçâo da virgem maria para meu dilho e toda minha família,o brigado meu Deus,pelo o dia de hoje, Amém

  21. maria da conceição siqueira de melo frança

    TUDO QUE TENHO A DIZER É: AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTA CONVOSCO BENDITO É O FRUTO DO SEU SANTO VENTRE QUE É JESUS. MARIA SANTÍSSIMA EU CONFIO EM VÓS,FELIZES É OS QUE ACREDITAM E TEM FÉ EM VÓS. AMÉM

  22. ESTA É A MAIS PURA VERDADE, NÃO SOMENTE VINDO DO CORAÇÃO DO NOSSO SAUDOSO PAPA JOÃO PAULO II, MAIS VINDO DIRETAMENTE DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O NOSSO .

  23. maria passa na frente

  24. ANGELA MARIA COUTINHO DE OLIVEIRA BRASIL

    Em todas as suas invocações MARIA, MÃE DE DEUS nos deixa a certeza da SUA VALIOSA INTERCESSÃO, junto ao SEU FILHO JESUS. ROGAI POR NÓS PECADORES, SANTA MÃE DE DEUS!

  25. Mãe Mãe Mãe MARIA Nossa Mãe!!!

  26. Esta sendo muito bom aprender cada dia mais,sobre NOSSA MAE MARIA ,consegui organizar muita coisa na
    minha vida através dela principalmente a minha vida conjugal.Obrigada MAE por tudo.

  27. MARIA nossa mãe, sede de justiça e sabedoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com