A consagração total a Virgem Maria como caminho curto para chegar a Jesus Cristo.

A consagração a Maria como caminho curto que leva a Jesus.No quinto capítulo do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, São Luís Maria Grignion de Montfort nos fala dos motivos para nos consagrar a Jesus Cristo pelas mãos da sua Santíssima Mãe. São Luís diz que a consagração a Nossa Senhora é um “caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã” (TVD 152). Neste artigo, trataremos da consagração a Maria como caminho curto para chegar a Cristo.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

São Luís Maria afirma que a devoção à Santíssima Virgem é um caminho curto para encontrar Jesus Cristo, porque ninguém se perde nesse caminho e se avança por ele com mais alegria, facilidade e com mais prontidão (cf. TVD 155). Por esse caminho, “avança-se mais, em pouco tempo de submissão e dependência para com Maria, que durante anos inteiros de vontade própria e de apoio em si mesmo” (TVD 155).

O homem obediente e submisso a Nossa Senhora cantará vitórias notáveis sobre todos os seus inimigos. Estes vão querer “impedi-lo de caminhar, fazê-lo recuar ou cair. Mas, com o apoio, a ajuda e a guia de Maria, sem cair, sem recuar e mesmo sem se atrasar, avançará a passos de gigante para Jesus Cristo.

Montfort nos pergunta: “por que julgais que Jesus Cristo viveu tão pouco tempo na Terra e que, nos poucos anos que nela passou, viveu quase sempre em submissão e obediência à sua Mãe? Ah!” (TVD 156). A esta questão, São Luís responde que Jesus, tendo morrido ainda jovem, viveu muito, mais que Adão, cujas faltas veio reparar, embora ele tenha vivido muito mais do que Cristo. “Jesus viveu muito porque viveu bem unido e submisso à sua Santa Mãe, para obedecer a Deus seu Pai” (TVD 156).

Jesus viveu muito porque aquele que honra sua mãe é semelhante ao homem que ajunta tesouros (cf. Eclo 3, 5). Quem honra a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, submetendo-se a Ela, obedecendo-lhe em todas as coisas, “tornar-se-á em breve muito rico, pois amontoa diariamente tesouros, pelo segredo desta pedra filosofal: ‘Como quem acumula tesouros, assim é aquele que honra sua mãe’” (TVD 156).

Jesus Cristo viveu muito, pois esteve “no seio de Maria, que encerrou e gerou um homem perfeito e que pôde conter Aquele que nem o universo inteiro pode compreender nem conter” TVD 156). Segundo São Luís, é no seio de Nossa Senhora “que os jovens se tornam velhos anciãos em luz, em santidade, em experiência e em sabedoria, e que atingem em poucos anos a plenitude da idade de Jesus Cristo” (TVD 156). O Santo faz esta interpretação espiritual a partir da palavra do Espírito Santo: “A minha velhice está na misericórdia do seio” (Sl 91, 11).

Assim, se queremos chegar rapidamente ao Senhor, escolhamos o caminho da consagração total a Nossa Senhora, indicado a nós por São Luís Maria. Pois esta devoção “é um caminho curto, que em pouco tempo nos leva a Jesus Cristo” (TVD 168). Este foi o caminho trilhado pelo próprio Cristo, além de muitos santos e santas em todos os tempos, como: “Santo Efrém, São João Damasceno, São Bernardo, São Bernardino, São Boaventura, São Francisco de Sales ” (TVD 152). Muitos outros, conhecidos e anônimos se consagraram inteiramente a Virgem Maria e se santificaram rapidamente. Sigamos os passos desses santos, nos consagremos a Nossa Senhora para chegar mais rápido a seu Filho Jesus Cristo.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

8 Comentários

  1. maria de lourdes ramos santana

    Gostaria muito de receber notícia desse blog via e-mail

  2. gostei muito deste site é uma benção para todos nós católicos que a virgem maria possa nós abençoa com suas benção todos n´pos

  3. mara enizelda de lima ferreira

    quero saber como fazer a consagraçao verdadeira a nossa senhora

  4. Eu SOU DEVOTA DE NOSSA SENHORA, E GOSTARIA DE RECEBER TUDO QUE ELA QUER QUE NÓS FAÇA, É O QUE MAIS QUERO É SER SUA SEVA, QUE ELA ME ENSINE A SER MELHOR.

  5. Goste deste site, nós católicos precisamos muito de Maria nossa mãezinha.

  6. Nilcéia Nazaré de Freitas geromin

    Adorei ,pois a mãe de Jesus é a noosa mãe,então devemos amá-la e venera-la pois do seu ventre nasceu nosso salvador. Quero sempre aprender com Maria seus ensinamentos .Obrigada

  7. Pingback: CONSAGRAÇÃO TOTAL A MARIA | Pastoral Familiar Diocese de Bonfim

  8. Muito Obrigada, seu texto é excelente, sou consagrada a menos de um ano, e hoje vou falar um pouco sobre a consagração para o movimento em que participo. Seu texto me ajudou muito a relembrar um pouco dos estudos e da preparação para consagração. Que Deus o abençoe sempre!! Salve Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com