A alegria e a tristeza de Nossa Senhora em Lourdes

Ao comemorar o 160º aniversário das aparições de Lourdes, meditemos sobre a alegria e o semblante triste de Nossa Senhora, para compreendermos a sua mensagem.

Em 11 de fevereiro de 1858, Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadete Soubirous, em Lourdes, na França, cheia de vida, cheia de graça, sorridente, cheia de alegria. Ao comparar esta com as aparições de Fátima, Portugal, percebemos um contraste que nos deixa perplexos. Pois, em Fátima, a Virgem do Rosário aparece aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, com o semblante triste.Ao comemorar o 160º aniversário das aparições de Lourdes, meditemos sobre a alegria e o semblante triste de Nossa Senhora, para compreendermos a sua mensagem.

No entanto, esse contraste entre a alegria e a tristeza de Nossa Senhora se faz presente também nas próprias aparições de Lourdes. Sendo assim, qual seria o motivo do sorriso e da alegria da Virgem Maria? E também qual seria a razão do seu semblante triste?

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O sorriso e a alegria da Santíssima Virgem

A Virgem Maria aparece sorridente a Bernadette Soubirous porque é portadora de uma mensagem de misericórdia e de paz. Na 2ª aparição, a Vidente, que não sabia de quem se tratava aquela Mulher resplandecente de beleza, asperge-a com água benta e diz que, se ela vem da parte de Deus, permaneça, mas, se não, que vá embora. A isto, Nossa Senhora sorri, e quanto mais água lhe aspergia, mais ela sorria.

Nossa Senhora sorri porque vem para comunicar uma mensagem de misericórdia e de paz, de amor e de perdão. Ela desejava realizar, pela graça de Deus, muitos milagres e prodígios naquele lugar. Por isso, na 10ª aparição, pediu a Bernadette que dissesse aos sacerdotes que construíssem uma capela naquele local.

A tristeza de Nossa Senhora

Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadette com o semblante triste, por várias vezes, por isso ela chorou. Nestas aparições, a Virgem transmitiu uma mensagem de oração e de penitência, especialmente pelos pecadores:

a) “Roga a Deus pelos pecadores” (6ª aparição);
b) “Vá beber na fonte e lava-te” (9ª aparição);
c) “Vá comer a erva que encontrarás lá” (9ª aparição);
d) “Beija o solo em penitência pelos pecadores” (10ª aparição);
e) Bernadete caminhava de joelhos, em sinal de penitência, e seu vestido não se sujava (11ª aparição);

Numa das aparições, vendo seu semblante, Bernadette pergunta a Maria Santíssima: Por que está triste? Em resposta, ela revelou dois motivos para sua tristeza: porque há muitas pessoas não se aproveitam do Sangue redentor de seu Filho Jesus Cristo; e porque sua maternidade amorosa não é universalmente reconhecida.

O grande segredo das aparições de Lourdes

Por várias vezes, Santa Bernadette perguntou a Virgem Maria o seu nome e o que ela desejava. Na 3ª aparição, a Vidente perguntou se desejava um papel para escrever o seu nome e o que desejava e a Virgem respondeu: “O que tenho a dizer não é necessário escrever”. Na 14 ª aparição, ao ser questionada, ela também não quis dizer seu nome. Até que, no dia 25 de março de 1858, Nossa Senhora, que há 20 dias não aparecia na Gruta de Massabielle, mostra-se novamente. Na madrugada deste dia, Bernadette estava lá, gentil, sorridente, e olhava a multidão como olha uma mãe carinhosa aos seus filhos. Ao vê-la, pergunta novamente: “Senhora, queres fazer o favor de dizer-me quem és?”. Desta vez, na 16ª aparição, ela obtém a resposta: “Sou a Imaculada Conceição”.

A revelação do título da aparição de Lourdes providencialmente confirma o dogma promulgado quatro anos antes pelo Papa Pio IX através da Bula “Ineffabilis Deus”:

A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus, e por isto deve ser crida firme e inviolavelmente por todos os fiéis[1].

Bernadette já não era Bernadette

“É prodigioso. É sublime. É divino”, exclamava a multidão diante dos êxtases da Menina. “Os anjos do céu devem ser assim”, dizia Luisa Baup, testemunha ocular. Mas, quais seriam as causas dessa transformação? Primeiramente a presença de Maria causou um impacto surpreendente na vida de Bernadette. Na 1ª aparição, “A Senhora apareceu cheia de vida, muito jovem, sorridente”, descreveu Bernadette. Na 5ª aparição, a Virgem lhe ensinou rezar. Por fim, na 3ª aparição, Maria Santíssima lhe prometeu: “Não te prometo fazer-te feliz neste mundo, mas sim no outro”.

Em consequência das aparições, a fé de Bernadette na Virgem Maria cresceu até o ponto de não se importar com os milagres. Consequentemente, o seu amor a Nossa Senhora também cresceu, por isso sentia-se atraída: “Sinto uma força irresistível que leva à gruta”. “Meus pés não caminham se não for em direção à Gruta”. Este amor a Imaculada levou-a ao amor aos pecadores, a fazer penitências extraordinárias em favor deles.

Nas aparições de Lourdes, somos chamados a reconhecer a presença de Maria Santíssima em nossas vidas, a tomar consciência do seu amor por nós e, ao mesmo tempo, das exigências desse amor.

Fonte: APOSTOLADO MARIANO. Lourdes Y Fatima: Temas De Meditacion.

Oração do Papa São João Paulo II a Virgem de Lourdes

Ave Maria, Mulher pobre e humilde, abençoada do Altíssimo!

Virgem da esperança, profecia dos novos tempos, nós nos associamos ao teu hino de louvor para celebrar as misericórdias do Senhor, para anunciar a vinda do Reino e a libertação integral do homem.

Ave Maria, humilde serva do Senhor, gloriosa Mãe de Cristo! Virgem fiel, santa morada do Verbo, ensina-nos a perseverar na escuta da Palavra, a ser dóceis à voz do Espírito, atentos aos seus apelos na intimidade da nossa consciência e às suas manifestações nos acontecimentos da história.

Ave Maria, Mulher da dor, Mãe dos viventes!

Virgem esposa junto da cruz, nova Eva, sê nossa guia pelos caminhos do mundo, ensina-nos a viver e a propagar o amor de Cristo, ensina-nos a permanecer contigo, junto das numerosas cruzes nas quais teu Filho ainda é crucificado.

Ave Maria, Mulher de fé, primeira entre os discípulos!

Virgem, Mãe da Igreja, ajuda-nos a dizer sempre a razão da esperança que nos anima, tendo confiança na bondade do homem e no amor do Pai.

Ensina-nos a construir o mundo a partir do interior: na profundidade do silêncio e da oração, da alegria do amor fraterno, na fecundidade insubstituível da Cruz.

Santa Maria, mãe dos crentes, Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós. Amém[2].

Links relacionados:

PADRE PAULO RICARDO. A impressionante história de Nossa Senhora de Lourdes.
TODO DE MARIA. A mensagem de Lourdes para a Quaresma.
TODO DE MARIA. As mensagens de Nossa Senhora em Lourdes.
TODO DE MARIA. Santa Bernadette e a mensagem de Lourdes

Referências:


[1]  PAPA PIO IX. Bula Ineffabilis Deus, 18.
[2]  PAPA SÃO JOÃO PAULO II. Oração final diante da Basílica do Rosário de Lourdes, 14 de Agosto de 2004.

Comments

comments