A consagração a Virgem Maria tem como sinal exterior as cadeiazinhas, ou correntes, de ferro.
São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, recomenda que os consagrados a Virgem Maria usem cadeiazinhas de ferro, correntes que não sejam de ouro, prata ou outro metal precioso: “É muito louvável, muito glorioso e útil para aqueles e aquelas que assim se fazem escravos de Jesus em Maria, que usem umas cadeiazinhas de ferro” (TVD 236). Estas correntes serão um sinal da nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria, e devem ser abençoadas antes de serem usadas. As cadeias são sinais exteriores, por isso, não são tão essenciais e não são obrigatórias, embora tenhamos abraçado livremente esta Devoção. “Todavia, os escravos de amor sacudiram as cadeias vergonhosas da escravidão do demônio, a que o pecado original e talvez os pecados atuais os tinham reduzido” (TVD 236). Por isso, São Luís Maria não deixa de louvar as pessoas que se sujeitam livremente à gloriosa escravidão de amor, e se gloriam, com São Paulo, de estar em cadeias por amor de Jesus Cristo (cf. Ef 3, 1).
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
Segundo São Luís, essas cadeias de Jesus Cristo nos livram e nos preservam dos infames laços do pecado e do demônio. Elas nos colocam em liberdade e nos ligam a Jesus e a Maria, não por imposição e por força, mas por caridade e amor, como a filhos. “Atrai-los-ei com cadeias de caridade” (Os 11, 4) . “Estas cadeias são, por conseguinte, fortes como a morte, e, de certo modo, mais fortes ainda nas pessoas que forem fiéis em usar estes gloriosos sinais até a morte. Pois, embora a morte destrua seus corpos, reduzindo-os à podridão, não destruirá esses laços da sua escravidão, já que sendo de ferro, não se corrompem facilmente. E talvez no dia da ressurreição da carne, no grande momento do juízo final, essas cadeias, que lhes ligarão ainda os ossos, constituam parte da sua glória e sejam transformadas em gloriosas cadeias de luz. Felizes, portanto, mil vezes felizes, os ilustres escravos de Jesus em Maria, que usarem estas cadeias até a sepultura!” (TVD 237).
Montfort ensina que há duas razões para usar estas cadeiazinhas. A primeira razão é para que nos lembremos dos votos e promessas do Batismo e para que nos recordemos da renovação perfeita que fizemos dessas promessas através da consagração e do compromisso que fazemos de ser fiel a essas promessas. Facilmente nos esquecemos das nossas obrigações para com Deus, por isso, estas correntes servem maravilhosamente para nos lembrar as cadeias do pecado e da escravidão do demônio, das quais o Batismo nos livrou. Servem também para nos lembrar da dependência de Jesus Cristo na qual nos colocamos pelo Batismo e da renovação das suas promessas feita na consagração. A esse respeito, o Santo diz que “uma das razões por que tão poucos cristãos pensam nas promessas do seu Santo Batismo e vivem tão livremente como se nada tivessem prometido a Deus, como os pagãos, é que não trazem nenhum sinal exterior que os faça lembrar disso” (TVD 238).
São Luís Maria explica que a segunda razão para usar as correntes “é para mostrar que não nos envergonhamos de ser escravos e servos de Jesus Cristo, e que renunciamos à funesta escravidão do mundo, do pecado e do demônio” (TVD 239). Outra razão para usar as cadeiazinhas é para servirem de garantia e preservação contra as cadeias do pecado e do demônio. A este respeito, o Santo exclama: “Ah! Meu querido irmão, quebremos as cadeias do pecado e dos pecadores, do mundo e dos mundanos, do demônio e dos seus sequazes, e ‘lancemos para longe de nós o seu jugo funesto’ (Sl 2, 3). Para me servir das palavras do Espírito Santo: ‘Ponhamos os pés nos Seus gloriosos ferros, e o pescoço nos Seus grilhões’ (Eclo 6, 25). ‘Curvando os ombros, levemos a Sabedoria, que é Jesus Cristo, sem aborrecermos as suas cadeias’ (Eclo 6, 26)” (TVD 240).
Por fim, São Luís Maria ensina a respeito das cadeias de Cristo: “As suas cadeias são cadeias de salvação” (Eclo 6, 31). Jesus Cristo atrairá os predestinados, com cadeias de caridade: “Atrairei tudo a Mim” (Jo 12, 32). “Hei de atraí-los com cadeias e vínculos de caridade” (Os 11, 4). Os escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros do Senhor, “podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés” (TVD 242). Estas correntes são sinais da santa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria, que nos ajudarão a viver bem a nossa consagração.
Pingback: Como viver a consagração a Maria ? | Grupo de Oração São José 1
Gostaria de saber onde encontrar essas cadeiazinhas? onde compra-las?
eu tambem gostaria de saber onde compra amem
Cara Ana Maria,
Nesse link da Arca de Maria você encontra o Tratado e outros livros sobre a consagração a Maria:
http://lojavirtualarca.blogspot.com.br/2012/05/kitconsagra-te-tratado-da-verdadeira.html
Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio e proteção!
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Gostaria de saber qual o significado dos locais onde se coloca as cadeias, o que significa no braço, pernas, cintura ?
Caro Vinícius,
São Luís Maria diz: “Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés. O Padre Vicente Caraffa, sétimo Geral da Companhia de Jesus, que faleceu em odor de santidade em 1643, trazia uma argola de ferro nos pés, como sinal da sua servidão, e dizia que lamentava não poder arrastar publicamente as suas cadeias. A Madre Inês de Jesus, de quem já falamos, usava uma corrente de ferro em volta da cintura. Alguns outros usaram-na ao pescoço, como penitência pelos colares de pérolas que tinham trazido no mundo. Outros ainda usaram na nos braços, para se lembrarem, nos seus trabalhos manuais, de que eram escravos de Jesus Cristo” (TVD 242).
As cadeias são um sinal exterior da nossa consagração a Maria, e podem ser usadas no pescoço, nos braços, na cintura ou nos pés, para indicar nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Mas, além disso, você pode usar naquela parte do corpo que achar mais conviniente, inspirando-se nas palavras de São Luís Maria no Tratado do número 236 ao 242, especialmente neste último, pois traz estes testemunhos de pessoas que se consagraram antes mesmo de ser escrito o Tratado, no ano de 1712.
Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença materna em sua vida!
Natalino Ueda,
Blog Todo de Maria.
oi ja sou consagrada, desde minha consagraçao eu queria por a cadeiazinha, mais acabei comprando um anel, pois queria que minha consagraçao fosse como um casamento, mais um tempo depois eu o perdi e quando o encontrei sentir em dar para um amigo que estava passando por uma dificuldade enorme, queria que algo que unise a mim e a maria estivese com ele, e deu a ele, quando renovei minha consagraçao, comprei uma correntinha, que no começo desse ano arrebentou, deixei com um amigo, mais ele acabou perdendo.
e desde minha consagraçao quando via outros consagrados com a corrente e o cadeado nos pez sentia em meu coraçao que essa era a melhor maneira de ter algo como lembrança de minha escravidao, mais nao sei onde por sinto em por nos pés como sinal de escravidão e de total entrega de meus passos a maria, mais tbm nos braços para que eu me lembre sempre que sou consagrada a maria…
Aonde compro a correntinha?
Cara Mariana,
Você pode comprar as cadeiazinhas em lojas de bijuterias. Se você quiser correntes mais rústicas, você pode encontar em lojas de ferragens. Deus te abençoe e a Virgem Maria te conduza sempre mais a Jesus!
Natalino,
Blog Todo de Maria.
http://www.jhscatolica.com.br/produto/4392773/Pulseira-Aco-Inox-elo-largo-G#
Olá Mariana, eu as tenho para vender. Sou responsável pelo site http://www.verdadeiradevocao.com.br e tenho as cadeias de ferro e dois modelos de largura dos elos em material aço inoxidável. Add meu whatsapp: 22998302678
Estamos preparando um grupo para consagracao no dia 12;10;16 e um dos formandos gostaria de utilizar uma corrente na cintura. Aonde ele podera encontra-la para compra:
Cara Andressa,
Para comprar correntes longas o suficiente para colocar na cintura é possível que encontre em lojas de ferragens, materiais de construção, ou na internet, como segue no link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719727539-corrente-inox-304-de-2mmarame-com-1-metro-_JM
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
Natalino.
Queria saber aonde posso encontarar essas cadeiazinhas? onde compra-las?
Caro Juliano,
Você pode encontrar as cadeias em lojas de bijuterias ou, para correntes de verdade, em lojas de ferragens e materiais de construção. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima de prenda com cadeias de amor.
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Olá, apóio os Arautos do Evangelho daqui da minha cidade de Campos dos Goytacazes, RJ na captação de interessados em se consagrarem à Santíssima Virgem pelo Tratado e disponho a essas mesmas pessoas interessadas as cadeias de consagração. Também já envio para todo o Brasil. Caso desejo, entre em contato pelo whatsapp 22998302678 operadora vivo.
Sobre a cadeia, pode ser outro material (exemplo: cordas, alianças, aço cirurgico e etc)? ou tem que ser corrente de ferro?
Caro André,
São Luís Maria diz que as correntes devem ser de ferro, material não precioso. Por isso, o aço cirúrgico, aço inoxidável, pode ser usado. O mesmo princípio pode ser usado no caso dos anéis, que devem ser de ferro ou outro metal que não seja nobre, como o ouro, a prata, a platina. No caso de cordas, o Santo não diz nada a respeito, por isso achamos que é melhor ficar com aqueles sinais que dizem mais da consagração e são mais comuns entre os consagrados a Virgem Maria. Deus o abençoe e a Virgem Maria o conduza sempre mais ao seu Filho Jesus Cristo.
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Boa tarde! Eu sou consagrado tenho uma cadeia no braço, queria saber se posso trocar na renovação por um anel, e qual o tipo de anel?
Caro Ednaldo,
Você pode trocar o sinal da sua consagração, a corrente, por um anel de ferro ou outro metal não precioso. Pode ser um anel de Terço, com um crucifixo ou uma imagem de Jesus ou de Maria. Deus te abençoe e a Virgem Maria o guie hoje e sempre!
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Gostaria de me consagrar, mas namoro e pretendo casar, mesmo assim posso ser consagrada e usar a corrente ?
Cara Pamela,
A consagração a Maria pode ser feita em qualquer estado de vida. Por isso, mesmo namorando você pode se consagrar e usar a corrente também. Deus te abençoe e a Virgem Maria a conduza!
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Olá, paz e bem ! Gostaria de saber se em cada lugar que coloca a cadeia tem um significado especifico? A gente que escolhe onde colocar ou oramos primeiro pra saber ?
Cara Bruna,
Desculpe a demora. O uso da corrente é de nossa escolha, porém, São Luís Maria coloca exemplos no Tratado que nos ajudam a fazer nossa escolha. O Santo cita o exemplo de uma pessoa que usava jóias no pescoço e que passou a usar a corrente para lembrar-se da antiga “escravidão” que vivia. Recomendo a releitura do nºs 236-242, sobre as cadeiazinhas.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Posso usar 2 corentes?
Caro Thiago,
Não vejo problemas em usar duas correntes. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te guarde.
Natalino.
Boa noite sou casado e quero muito viver essa consagracao, pois vejo ela como uma forma de me livrar das amarras do pecado e viver inteiramente a minha missao de evangelizar, adorando ao Deus todo.poderoso e tendo o exemplos dos santos e de nossa mae Maria como serva fiel e obdiente a seu.Filho Jesus meditando todas as frases de seu filho no coracao. Usarei a corrente na cintura em sinal da fidelidade de meu casamento a minha esposa. Abracos
Estou , pensando em me Consagrar , porém tenho alguma dúvidas : depois que a pessoa se Consagra ela tem que ir para alguma casa de formação , convento , como é este termo que eu tenho que escrever ? O que eu devo colocar quando eu for fazê lo ? Acho o Tratado facilmente aqui no interior ? E as cadeiazinhas ou correntes onde encontro ? A Consagração na Paróquia que frequento será dia -3/05/15 , consigo me preparar ainda ?
Cara Gabriela,
Espero que tenha conseguido fazer sua consagração. Qualquer dúvida entre em contato Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Eu já sou consagrada, meu sinal e uma corrente dourada e relendo o tratado vi que os sinais deveriam ser simples e de ferro. Eu posso trocar minha corrente do pescoço por uma cadeia no tornozelo?
Cara Regina,
Certamente que você pode trocar a corrente por uma de ferro e usá-la no tornozelo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria.
Ola! Vou mim consagra agora dia 25/03/2015 dia da Apresentação de Nossa Senhora, eu junto com mais 3 jovens, ja compramos as cadeiazinhas, juntos com a corrente iremos utilizar o cadeado, estamos esperando por este dia tão lindo, estudemos o Tratado, depois fizemos os Exercicios e agora vamos nos consagra, peço a todos Orações, tambem peço orações por minha Vocação e por todas as Vocações, que Deus ajude e que dê tudo certo.
Em breve mandarei fotos da consagração!!! Irmão Natalino tem alguma dica, alguma palavra?
“Escravos por Amor”
Totus Tuus Mariae!!!!
Luis Gomes – RN 21/03/2015 – 23:49PM.
Salve Maria!
Espero que tenham feito a sua consagração. Que Deus os abençoe e que a Virgem Maria lhes dê a graça da fidelidade à consagração.
Natalino.
Olá, para não ficar aleatório, gostaria de saber se a corrente para eu usar junto com meu relogio no pulso esquerdo existiria algum lugar específico para comprar. Não existe um padrão para as correntes como tamanho dos elos, etc?
Caro Lázaro,
Não existe um padrão para as correntes. São Luís recomenda apenas que sejam de ferro (ou outro metal não precisoso, como ouro e prata). Poucas lojas de produtos religiosos tem essas correntes, por isso você pode também procurar em lojas de bijuterias. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Eu queria saber o significado doa locais aonde as cadeias podem ser colocadas.
Cara Juliana,
São Luís Maria responde a sua pergunta: “Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés. O Padre Vicente Caraffa, sétimo Geral da Companhia de Jesus, que faleceu em odor de santidade em 1643, trazia uma argola de ferro nos pés, como sinal da sua servidão, e dizia que lamentava não poder arrastar publicamente as suas cadeias. A Madre Inês de Jesus, de quem já falamos, usava uma corrente de ferro em volta da cintura. Alguns outros usaram-na ao pescoço, como penitência pelos colares de pérolas que tinham trazido no mundo. Outros ainda usaram na nos braços, para se lembrarem, nos seus trabalhos manuais, de que eram escravos de Jesus Cristo” (TVD 242).
As cadeias são um sinal exterior da nossa consagração a Maria, e podem ser usadas no pescoço, nos braços, na cintura ou nos pés, para indicar nossa escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Recomendo a leitura do Tratado, número 236 ao 242. Especialmente este último, pois traz estes testemunhos de pessoas que se consagraram antes mesmo de ser escrito o Tratado, no ano de 1712.
Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre presença materna em sua vida!
Natalino Ueda,
Usar cadeado ou metalha com a corrente?
Cara Luisa,
Na consagração, você é livre para escolher qual o sinal que vai usar. Pode ser uma medalha, crucifixo, corrente, pulseira, etc. Quando ao cadeado, eu penso que é invenção de algumas pessoas, que não é muito bem compreendida. Mas, como o mais importante na consagração é o interior, as nossas intenções mais profundas, deixemos de dar tanta importância ao exterior. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde hoje e sempre.
Natalino.
Eu queria saber onde eu compro as cadeiazinhas e o Tratado ?
Cara Milene,
Você pode comprar o Tratado em livrarias católicas ou em sites da internet. Segue o endereço da loja virtual da Canção Nova: http://loja.cancaonova.com/products/31884-livro-tratado-da-verdadeira-devocao-a-santissima-virgem
Quanto à cadeiazinha, você pode encontrar em lojas de bijuterias. As mais fáceis de encontrar são pulseiras ou correntes de aço inox, que são de um tipo de ferro, como recomenda São Luís Maria, e são práticas pois não enferrujam.
Natalino.
olá,vou pretendo me consagrar mas gostaria de saber se só podemos usar a cadeizinha como simbolo externo de devoção ou eu posso utilizar o rosário ou o escapulário… obrigada ;)
posso utilizar o escapulário ao invés da cadeiazinha como simbolo externo de devoção?
Cara Aryani,
Você pode usar o Escapulário de Nossa Senhora ou Rosário (Terço) como sinal exterior da consagração. Deus abençoe e a Virgem Maria te inspire qual o sinal que ela quer para ti.
Natalino.
Como é a corrente que devo usar? Quero muito me consagrar,Deus abençoe
Caro Edson,
São Luís Maria ensina no Tratado que a corrente deve ser de ferro (ou de outro metal que não seja precioso, como o ouro e a prata). Você pode comprar a corrente em lojas de produtos católicos ou em lojas de bijuterias. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
Natalino.
Salve Maria!
Ha alguns anos fiz uma tatuagem com o nome de meu pai.
Posso fazer a consagração e usar a cadeia?
Obrigada.
Salve Maria+
Cara Luiza,
Salve Maria! Não há problema algum em fazer a consagração nesse caso. Se lhe pesa na consciência, faça uma boa confissão alguns dias antes da copnsagração. Depois de fazer a consagração, você poderá usar a cadeia normalmente.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
Natalino.
A muito tempo estou querendo me Consagrar, mais estou com algumas duvidas. Quando posso começar a usar a correntes ? E quando posso colocar a medalha na minha corrente ?
Cara Jaqueline,
Você pode começar a usar a correntes depois da sua consagração. Se você quiser, pode ser uma corrente já coma medalha. Ambas podem ser usadas depois da consagração, depois de serem abençoadas. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te guarde.
Natalino.
Caro Natalino, gostaria de saber como é essa consagração à Virgem Maria. É feita em uma cerimônia própria? Pode ser individual ou deve ser grupal? Tem que haver ligação com algum grupo, como as fraternidades de irmãos, etc? Fiquei interessada pelo assunto.
Um abraço fraterno a você, meu irmão.
Cara Josélia,
A consagração pode ser feita na Santa Missa, de preferência numa data mariana, mas não precisa ser uma celebração própria. Pode ser feita individualmente ou em grupo e não é necessário fazer parte de nenhum grupo ou fraternidade. Para saber mais, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer a consagração.
Natalino.
Ouvi falar uma vez que cadeia na cintura é só pra quem tem castidade, e é um voto de castidade até o casamento… é verdade isso ?
Cara Carolina,
Segundo o Tratado, podemos “usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés” (TVD 242). Porém, São Luís não diz nada a esse respeito. Por isso, eu penso que a corrente pode ser usada na cintura, ainda que você não faça um voto de castidade. Porém, a pessoa pode fazer o voto e usar a corrente na cintura como sinal deste e da consagração, mas isso somente se a pessoa quiser fazer livremente. Espero que tenha compreendido. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
vou me consagrar no dia 08 de setembro somos um grupo de mas ou menos!12 pessoas e gostaria de usar una corrente com cadeado mas não sei onde comprar.obrigado.se puder me ajudar Deus os abençoe.
Irmão Natalino comecei a ler o livro e não consigo termina lo, é preciso uma preparação para ler, e sinto tbm que quando jovens ou outras pessoas me pedem oração, eu rezo por eles e me sinto um pouco mau com algumas dores… Será que isso é algum tipo de contaminação…
Salve Maria e que Deus abençoe
Cara Rosy,
Certamente que há uma batalha espiritual quando nos decidimos a fazer a consagração a Virgem Maria. Pois, o Inimigo sabe que esta tem uma eficácia sobrenatural extraordinária. Por isso, você deve fazer a leitura e a preparação em oração. Reze pelo menos um Terço e faça jejuns ou penitências, na intenção de sua consagração. Deus te abençoe e Nossa Senhora te ajude a fazer sua consagração.
Natalino.
Bom dia,como faço para ter uma corrente,quero de braço?
Já escutei muito sobre o significa dos correntes, dependendo de onde usá-las. Assim, nos braços significa obediência, nos pés missão, na cintura castidade, e no pescoço vaidade. Está correto? No caso de usar no pescoço isso que dizer que não se pode usar mais nenhum tipo de joia ou qualquer outra coisa que remeta a vaidade?
Cara Jéssica,
Na consagração, a corrente simboliza a nossa escravidão de amor a Jesus por Maria. Onde você vai usar a corrente pode ter esses significados também, como você diz, mas o principal é que ela é um sinal de nossa consagração. Quanto ao uso de joias, não é recomendável, pois na consagração usamos uma corrente de ferro (ou outro metal não precioso) justamente para simbolizar a pobreza, a simplicidade, a humildade. Usar joias seria uma contradição, contudo não é proibido. O uso ou não de joias deve partir de sua experiência com a Virgem Maria. Que Deus te abençoe e Nossa Senhora te dê o discernimento correto.
Natalino.
qero muito mi consagrar mais tive muito medo e acabei kuaze mi desviando totalmente, nao desisti de mi consagrar apesar de ter pecado muito i de ter dificuldade em rezar, sei q serei modelado por MARIA por isso desejo tanto mi consagrar, quando vejo pregadores bons eu sinto arder em mim o desejo de pregar e salvar almas, mesmo vendo todo u meu pecado e sabendo q serei ate mesmo condenado não mi sinto bem ver tanto pecado ser cometido sem ninguem temer o resultado….desejo salvar almas mesmo si eu nao conseguir salvar a minha
Eu sou consagrado, estou usando a corrente de ferro só que no meu aniversário ganhei um anel de ferro com detalhes dourado, posso usar ?
Caro Robert,
Não vejo nenhum problema, mas dou-lhe um conselho. Pergunte a Nossa Senhora se ela gostaria que você usasse o anel. Certamente, de alguma forma, ela vai te responder. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Quero me consagrar mais onde moro não vende as cadeiazinhas , posso usar um terço no braço ou um escapulario ao invés da corrente?
Cara Evelyne,
Salve Maria!
O sinal da consagração pode ser um Terço, um Escapulário, uma medalha ou outro objeto de devoção. Não é necessário que seja uma corrente.
Deus a abençoe!
To fazendo o curso consagracao a n. Senhora e gostaria de saber onde que eu poso compra a cadeinha.moro no Aquiraz ceara
Cara Edneide,
Para saber onde comprar a corrente, depende qual o tipo que você quer. O tipo mais comum usado é uma corrente de aço inox ou outro metal (sem ser ouro ou prata), e pode ser encontrado em lojas de bijuteria. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja seu auxílio.
Natalino.
Gostaria de saber como faço pra me consagrar? e como é essa consagração?
Cara Ana,
Para saber sobre a cponsagração, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/consagracao/
Para saber como fazer a cponsagração, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-fazer-a-consagracao/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
Natalino.
Salve Maria! Olá Natalino, louvo a Deus pela sua Devoção e pela caridade em nos orientar. Queria saber se após a consagração se torna necessário ingressar em alguma fraternidade Mariana. Obrigada
Cara Daniela,
Salve Maria! Obrigado pelas suas palavras de louvora nossos Senhor. Sobre o ingresso em alguma fraternidade mariana depois da consagração, São Luís Maria recomenda que entremos nas confrarias do Rosário, Legião de Maria… Mas, isto não é uma obrigação. Tudo na consagração, apesar de sermos escravos da Virgem Maria, é feito livremente. Por isso, São Luís chama a consagração de escravidão de amor. Nos fazemos escravos de Maria por amor, livremente, e assumimos práticas que são conforme o impulso amoroso do nosso coração. Para saber mais sobre as práticas da consagração, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/as-praticas-interiores-e-exteriores/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Eu estou me preparando para me consagrar e gostaria de usar a corrente e sei que não deve ser de ouro, prata, brilhante .. podemos usar essas corrente de amarrar cachorros ou outros animais. E se enferrujarem? Essa é a minha única duvida. Me ajudem, por favor. E muito obrigado #pelasmãosdeMaria
Caro Adilio,
A única exigência é que a corrente não seja de metal precioso. Por isso, você pode usar qualquer outro tipo de corrente. Mas, é recomendável usar correntes que não enferrujam, como de aço inox. Algumas pessoas usam correntes de ferro galvanizadas ou zincadas, compradas em lojas de ferragens, colocadas de forma que sejam fáceis de tirar para limpar. Esta é também uma boa opção. Porém, apesar do banho que recebm, estas correntes enferrujam com o tempo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
obrigado .. sinceramente estou agradecido. estava de facto “preocupado” com isso, devido a ferrugem, mas com a vossa ajuda terei melhores opções. e igualmente que Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Caro Natalino!
Sudações em Cristo e Maria.
Tenho mais uma duvida. Poderia me dizer que momento exactamente se lê a formula da Consagração, se é feito sem coordenar com o Padre que celebra missa. Depois da comunhão? A questão é que durante a missa o momento de acção de graça pode ser curto (o tempo poderá não chegar). Ou se lê a formula depois que termina a missa?
Obrigado pela atenção!
Caro Adilio,
Salve Maria! Quando não é combinado com o Padre e fazemos a consagração (ou renovação) privadamente, eu recomendo que seja feita depois da Santa Missa. Pois, como você disse, o momento da ação de graças pode não ser suficiente, pois este tende a ser muito breve e logo começam os avisos paroquiais, parabéns para os aniversariantes, etc. Dessa forma, você poderá fazer seu ato de consagração mais tranquilamente. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para a consagração.
Natalino.
Caro Natalino,
como descobrir se a Consagração é o melhor caminho para a minha santificação? Incomoda-me um pouco o fato de eu não mais poder interceder diretamente por alguém (dado que todos os bens espirituais seriam destinados à administração de Nossa Senhora).
Outra coisa, em relação às cadeias, sou uma figura pública num ambiente hostil à religião. Sou professor Universitário e Pesquisador Científico da área de Computação, e a maior parte dos cientistas é ateia. Onde eu poderia usá-las sem chamar muito à atenção, a não ser quando eu realmente quisesse isso, chamar à atenção?
Viajarei muito por conta de Congressos, inclusive para o exterior, e aí entra o problema do raio-x nos aeroportos.
Posso não usar a corrente em sala de aula, em ambiente científico , etc?
Atenciosamente,
Kleber
Caro Kleber,
Salve Maria!
A consagração total a Nossa Senhora foi o meio mais seguro que Deus encontrou para que alcancemos a salvação. Por isso, o próprio Jesus em seu momento derradeiro na Cruz, como que em seu testamento espiritual, nos confiou a Virgem Maria: “Mulher, eis o teu filho” (Jo 19, 26). Depois, entregou nos Sua Mãe: “Filho, eis a tua mãe” (Jo 19, 27). Jesus poderia nos confiar à sua Mãe somente, mas ele quis que a acolhêssemos livremente.
A respeito aos bens espirituais, o próprio São Luís Maria responde: “não é crível que nossos amigos, parentes ou benfeitores sofram prejuízo por nos termos devotado e consagrado sem reserva ao serviço de Nosso Senhor e de sua Mãe Santíssima. Seria fazer uma injúria ao poder e bondade de Jesus e Maria, que saberão muito bem valer os nossos parentes, amigos e benfeitores, aproveitando o nosso crédito espiritual, ou por outro meio qualquer” (TVD 132). Além disso, nossas orações são mais eficazes quando as confiamos a Santíssima Virgem do que quando rezamos a Deus diretamente, pois nos fazemos mais humildes tendo Maria como intercessora e também porque recorremos a Jesus por sua Mãe Santíssima e não pelos nossos méritos, que são muito menores do que os dela.
Quanto às cedeias, vocè pode usar uma corrente discreta no pulso, no pescoço, no tornozelo, na cintura. Você pode ainda usar um escapulário, medalha, crucifixo, terço, e nada disso precisa necessariamente ser visível. Pois, estes são sinais da consagração principalmente para que nos lembremos da consagração e não para mostrar aos outros. Todos estes podem ser retirados quando você quiser e precisar.
Qualquer outra dúvida que surgir, por favor, entre em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
No tratado esta escrito para trazer como sinal de escravidão, pequenas cadeias.. Entãdepode por mais de uma? Porque eu desejo muito por uma em meu braço e na minha cintura, posso por em mais de um lugar?
Caro Léo,
São Luís Maria diz que “Estes escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés” (TVD 242). Entretanto, quando ele diz “umas cadeiazinhas de ferro” (TVD 236), não entendo que ele disse que devemos usar mais de uma. Os exemplos que ele dá são sempre de pessoas que usavam nos braços, ou no pescoço, ou nos pés. Ele não diz para usar em mais de um lugar. Mas, você é livre para isso. Todavia, é necessário ser prudente, pois dependendo do tipo de corrente pode escandalizar as pessoas. Lembre-se que a corrente é um sinal exterior, mas é principalmente para que nós lembremos da consagração e da escravidão do pecado que renunciamos e não tanto para que as pessoas vejam. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a discernir todas as coisas.
Natalino.
Olá!
Gostaria de saber se o cadeado deve ser específico ou posso comprar junto com a corrente em uma loja de material de construção?
Cara Vitória,
São Luís Maria não fala de cadeado no Tratado, mas em todo caso, se você quiser usar, eu penso que pode ser qualquer tipo cadeado, conforme seu gosto. deus te abençoe e a Virgem Maria te prenda com cadeias de amor.
Natalino.
Boa tarde, Gostaria de saber a respeito das correntes, se posso optar por usar o cadeado e a medalha juntas na corrente. Pois algumas pessoas disseram que tem q ser usada um dos dois.
Caro Gabriel,
Em primeiro lugar, usar um cadeado junto com a corrente não é uma prática recomendada por São Luís Maria no Tratado. Quanto a medalha junto com a corrente, pode ser usada, mas o sinal da consagração deve ser um só, pois é um sacramental, um sinal visível de uam realidade invisível. A corrente, ou a medalha, é um sinal visível da consagração, é um símbolo que não somente lembra a consagração, mas também tem a bênção de Deus. Somente um símbolo carrega essa riqueza. Penso que, se você usar mais de um, estará esvaziando o significado profundo deste sinal. Você estaria deixando de ver a realidade espiritual e interior do sinal da consagração, se prendendo a algo exterior. Por estes motivos, e também para imitar a Virgem Maria, que é simples e discreta, recomendo que o sinal seja simples e discreto como a pessoa a quem somos ou seremos consagrados. Deus te abençoe e Nossa Senhora te ajude o sinal que mais agrada seu coração de Mãe.
Natalino.
Olá Natalino, sou Juliane e me consagrei no dia 16 de Agosto, minha intenção era me consagrar no dia 15, mas não foi possível, porque o padre e a minha madrinha não poderiam, quero saber quando for renovar, posso renovar no dia 15 de Agosto que é a solenidade da assunção de nossa senhora?
Uma outra questão é referente as orações que São Luiz recomenda, nem sempre consigo fazer a oração da coroinha, e também tenho muita dificuldade para rezar o rosario, quero saber como proceder neste caso?
Cara Juliane,
Você pode renovar a sua consagração dia 15 de Agosto, sem problemas. Quanto às orações, elas não são obrigatórias desde que você não se comprometa a fazê-las diariamente. Mas, uma vez que você se comprometeu, deve fazer o possível para rezar. Por isso, você pode fazer o compromisso de rezar, por exemplo, um terço, e se possível o Rosário e a Coroinha. Dessa forma, você não estará deixando de cumprir suas obrigações se não rezar todas estas orações. Quando conseguir rezar, estará fazendo uma oferta generosa, a mais do que as orações que você se comprometeu a rezar todos os dias. No caso de você já ter se comprometido com Nossa Senhora de rezar o Rosário e a Coroinha, é possível pedir a um Padre para dispensá-la deste voto pessoal, por não conseguir cumprir com frequência. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver bem sua consagração.
Natalino.
oi posso usar um crucifico com a imagens de nossa senhora com consagração
Cara Lilian,
Você pode usar o crucifixo como sinal da consagração, mas eu não recomendo que se use mais de um sinal, pois isso pode não ser muito bom. Dou um exemplo: a aliança é um sinal visível da realidade invisível do Sacramento do Matrimônio. A aliança simboliza o Sacramento. No caso de ter mais um sinal, qual dos dois simboliza a sua consagração? Como a consagração é única, o sinal também deve ser único, para não gerar confusão. Seja livre para usar o crucifixo e a medalha, mas penso que somente um deles dever ser o sinal da sua consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria!
Fiz minha Consagração já há 5 anos, uso uma corrente no pulso, mas presencio muitas pessoas se escandalizarem com o uso das correntes, inclusive sacerdotes e religiosas. Se a consagração e o uso das correntes é aprovado pela Igreja, não compreendo porque um ato de amor a Jesus e a Sua Mae Santíssima podem causar tanta polemica, ainda mais que grandes santos da Igreja também fizeram a Consagração. Sinto-me por vezes decepcionada.
Salve Maria!
Infelizmente há pessoas que não compreendem e se escandalizam. Mas, não podemos desanimar por causa disso, pois João Batista e Nosso Senhor passaram por isso: “Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: ‘Ele está possuído do demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: ‘Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos’” (Lc 7, 33-34). Glorifiquemos Deus pelas incompreensões e perseguições que sofremos por amor a Cristo, como ensina São Paulo. Deus te abençoe e a Virgem Maria nos ajude a compreender o mistério de Cristo em nossas vidas.
Natalino.
Pra usar as correntezinhas, tem que se consagrar primeiro, ou pode usar sem a consagração antes ?
Cara Jessiely,
A corrente é um sinal sacramental da consagração, por isso só depois desta pode ser usada. Além disso, por ser um sacramental, a corrente precisa ser abençoada antes de ser usada. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Estou fazendo a consagração e gostaria de saber se em vez das correntes eu poderia utilizar o terço preso ao pulso. Ou seria mais aconselhável utilizar as correntes?
Cara Débora,
O Terço é também um ótimo sinal da consagração a Jesus por Maria. Além das correntes e outros, São Luís Maria recomenda o Terço como sinal da consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver a sua consagração.
Natalino.
Bom dia. Eu comprei uma correntinha de aço bem discreta e pedi para fazerem uma medalha de Nossa Senhora das Graças também de aço para prender nela. Só que eu percebi que estava faltando “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” na frente da medalha. Posso usar assim mesmo? O resto da medalha está normal. Obrigada. ☺
Cara Débora,
Se você conseguir trocar, eu aconselho fazê-lo, pois a medalha conforme Nossa Senhora das Graças pediu tem essa jaculatória. Se não conseguir, peça para um Padre ou Diácono abençoar, inclusive a corrente, e use-a assim mesmo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Boa noite, gostaria de saber se eu posso trocar minha cadeiazinha que está no braço e coloca lá na cintura? Já que tem como sinal a castidade. Mas por exemplo,se eu quero me casar um dia eu posso usar na cintura e depois trocar??
Cara Maria Vitória,
Você pode trocar sem problemas. Se você vai usar na cintura como sinal de castidade, você não precisa nem trocar de lugar, pois a castidade pode ser vivida no casamento. Castidade significa viver a pureza de corpo e alma independente do estado de vida. O sexo no Sacramento do Matrimônio não é pecado contra a castidade. Por isso, você não estará ferindo o voto depois do casamento. Mas, se você usa a corrente na cintura como sinal de vivência do celibato, este é um voto que deve ser feito com orientação. Depois, no caso de você querer casar, é necessário pedir a dispensa do voto. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria irmão, primeiramente obrigado pela disponibilidade em nos ajudar…Gostaria de saber qual é o primeiro passo para tudo isso?? sempre fui devota de Nossa Senhora e um belo dia em uma visita no Sacrario em um Santuario encontrei um livro do Tratado de Nossa Senhora…Me chamou atenção pois vi como um sinal de Nossa Senhora ….então peguei o livro e dei uma olhada,achei profunda algumas palavras ….então qdo me despedi do Senhor e fui embora no final da igreja tinha uma senhora sentada e falei pra ela que encontrei aquele livro e então ela disse…também sou consagrada, dai me explicou alguma coisa, me encantei e fiquei com isso em meu coração….então gostaria de saber passo a passo do que tenho que fazer e como fazer.Desde ja irmão muito obrigado e que Maria seja sua inspiração.
Salve Maria,
Fico feliz pelo seu desejo de se consagrar a Virgem Maria. Tenho um artigo escrito com os passos para a consagração: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Caso você tenha dúvidas, coloco-me à sua disposição para ajudar naquilo que me for possível.
Natalino.
Minha medalha está “desbotando”
Posso trocar a medalha?
Preciso abençoar?
Caso queira e possa trocar o que aconselha ser feito?
Paz e Bem
Cara Amanda,
Paz e bem! Você pode trocar o sinal da consagração. Somente precisa abençoar a medalha antes de começara a usar. Quanto á medalha que está desbotada, como é um objeto abençoado, recomenda-se enterrar e não simplesmente jogar no lixo. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Ola paz e bem
Queria saber si pode usar o escapulario no branço junto cm a corrente
Cara Maria Iris,
Salve Maria! Eu desconheço o uso do escapulário no braço, junto com a corrente. O escapulário é por tradição, há séculos, usado somente no pescoço. Deus te abençoe e a Virgem do Carmo te guarde.
Natalino.
Como me consagrar e e tornar escravo de Maria
Caro Lucas,
Para fazer a consagração e se tornar um escravo da Virgem Maria, você pode seguir os passos indicados nesta publicação:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Caso tenha mais alguma dúvida, por favor, entre em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria Imaculada! Eu irei me Consagrar daqui 3 meses, porém, já comprei minha corrente. E gostaria de saber se posso usá la antes do dia da consagração, somente em casa, para me acostumar?
Cara Aline,
Salve Maria! Fico feliz por sua consagração. A corrente é um sacramental, que só deve ser usado depois de abençoado, com uma benção própria. Por isso, não recomendamos que você use antes da consagração. Deus a abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração e a vivê-la com fidelidade.
Natalino.
Onde se encontra essa benção própria??
Caro Matheus,
Segue um link com a bênção e a imposição da corrente:
http://www.cmsantissimatrindade.org.br/canais.asp?cod=140&cat=1
Natalino.
conheço umas pessoas que usam essas corrente no braço , acho muito interessante .
como faço para me consagrar a Nossa Senhora?
sou devota de Nossa Senhora Aparecida poço fazer a consagraçao a Nossa Senhora Aparecida?
Cara Samara,
Você pode fazer a consagração no dia de Nossa Senhora Aparecida, mas a consagração não é feita a um título, ou nome, da Virgem Maria, mas à sua pessoa. Podemos continuar com nossa devoção a um título da Virgem Santíssima, mas a consagração que ensina São Luís Maria no Tratado não estpa ligada a nenhum título específico. Dessa forma, todos os devotos da Virgem Maria, inpedente de qual o título dela mais nos identificamos, podem fazer a consagração.
Para saber como fazer a consagração, recomendamos que leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Gostaria de um artigo que falasse sobre o excesso de correntes que consagrados as vezes carregam. Seria para exibir-se (pergunta).
Obrigada.
Sou consagrado no dia de nossa senhora Aparecida. eu posso muda o dia da minha renovação da consagração pra da Guadalupe???
Caro Gabriel,
São Luís recomenda que renovemos a consagração na mesma data da consagração. Isto é um ato de obediência e de humildade que ajuda na vivência da consagração. Por isso, não recomendamos que mude a data da consagração. No entanto, você é livre pra decidir. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
oi boa noite,a paz de Jesus e o Amor de Maria.
Já sou consagrado vou renovar esse ano,minha corrente esta enferrujando ,o que eu faço com ela?
Para renovar eu preciso escrever a carta de novo,ou uso a mesma da consagração?
Caro Gustavo,
Salve Maria! Fico feliz por seu compromisso de renovara consagração. Quanto à corrente, você pode adquirir outra, pedir para abençoar e trocar. A corrente antiga você pode guardar ou senão enterrar. A respeito da carta, não é necessário escrever outra, mas apenas ler a fórmula, na própria carta ou em outro texto (impresso ou digital). Deus te abençoe e a Virgem Maria o ajude a preparar-se bem para renovar sua consagração.
Natalino.
Salve Maria.
De quanto em quanto tempo deve-se renovar a sua consagração? Digo, quando você deve renovar e quais são as “leis” para se consagrar. Exemplo: deve-se ter modestia ou algo assim?
Paz e bem.
Salve Maria!
A consagração deve ser renovada pelo menos uma vez por ano, como nos ensina São Luís Maria, na mesma data que nos consagramos. Neste artigo você tem os passos necessários para fazer a consagração: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Fiz a consagração há uns 6 anos atrás. , mas por muitos motivos e dificuldades da vida acabei abandonando meu voto. Agora quero retomá-lo e já fiz a preparação dos 30 dias, mas estou em dúvida sobre que sinal usar, uma corrente ou anel. Pensei naqueles anéis de coco, poderia usar um? Ou seria melhor o anel de terco? Quando fiz usava uma correntinha , mas nãolembro mais onde comprei…
Cara Sheila,
O sinal é importante para nos lembrar da consagração a todo tempo, por isso é importante que seja significativo para nós. Entre os vérios sinais que podem ser usados, São Luís Maria recomenda muito o uso das correntes, pois dizem muito da “escravidão de amor”. O anel de “tucum” ao qual você se refere eu não recomendo, pois é um sinal da Teologia da Libertação, que não condiz muito com a consagração. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para renovar sua consagração.
Natalino.
O texto é bem rico, e quem tiver dúvidas, não perca tempo, se consagre. Essa experiência é mais que perfeita quando vivenciada adequadamente.
Como faço para me consagrar a Virgem Santissima?Eu mesmo me Consagro e Posso Usar a Corrente??
Caro Anderson,
A consagração a Virgem Maria pode ser feita individualmente ou em grupo. Conforme a possibilidade, recomendamos a preparação em grupo, com a orientação de pessoas que já fizeram a consagração, para ajudara tirar as dúvidas que surgirem. Mas, se não for possível, ou preferir fazer sozinho, não há problema algum. Segue um link com algumas dicas importantes para a consagração: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Deus te abençoe e a Virgem Maria seja seu auxílio para preparar-se para fazer a consagração.
Natalino.
Olá, tenho 14 anos e queria colocar a corrente, só que ainda não tenho sabido de nenhuma consagração assim na minha cidade. Posso fazer nessa idade? Um padre pode fazer a minha consagração?
Caro João Vitor,
Todo batizado pode fazer a consagração. Basta ler o Tratado, fazer a preparação, de pelo menos um mês, e consagrar-se a Virgem Maria. A consagração pode ser feita na Igreja, durante ou depois da Santa Missa, mas não é necessário que um Padre acompanhe a sua consagração. Se houver é melhor, mas seria bom, de rpeeferência, que fosse um Sacerdote que conheça a consagração, para que possa orient-a-lo como fazer e vivenciar a consagração no dia a dia.
Deus te abençoe e a Virgem Maria providencia tudo para sua consagração.
Natalino.
Olá, gostaria de saber como faço a consagração. É necessário que alguém acompanhe, que eu me apresente a minha comunidade, ou posso realizar sozinho?
Desde já, agradeço pela atenção.
Um grande abraço.
Caro Renan,
A consagração pode ser feita individualmente ou em grupo. Você pode ser consagrar pública ou privadamente. Para saber como fazer a consagração, recomendo este artigo, que tem muitas informações e links para lhe ajudar a fazer a consagração:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Qualquer dúvida, entre em contato ou pesquise no blog Todo de Maria, que tem muitas informações sobre a consagração.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer a consagração!
Natalino.
Olá,
Quero fazer a consagração, mas antes escolher um bom livro de exercícios espirituais em preparação. Eu queria o do J. M. Dayet, mas está sem estoque na editora e sem previsão de ser reimpresso. Existe alguma boa alternativa?
Caro Felipe,
Recomendo os livros dos Monfortinos, da Arca de Maria ou da editora Santuário:
http://www.monfortinos.com/sitenovo/index.php/livros
http://editorasantuario.com.br/produtos/detalhe/486/consagracao_a_nossa_senhora
http://arcademaria.com/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=11&lang=pt
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Gostaria de saber se a medalhinha que usa na cadeia pode ser de qualquer nossa senhora ou gem alguma nossa senhora especifica, a unica que encontrei foi da Bom despacho.
Cara Lariça,
Na verdade, não é necessário usar nenhum medalha junto com a corrente, mas se quiser pode usar sem problemas. Quanto a medalha, pode ser de Nossa Senhora do Bom Despacho, pois a consagração é feita à pessoa de Maria e não a um título dela.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
Natalino.
eu quero me consagrar, e ha um tempo eu uso (no braço) uma corrente que ganhei, e posso usa-la como sinal? ou eu tenho que comprar uma especialmente para a ocasião?
Cara Milena,
Não vejo problema em usar uma corrente que você já use como sinal da consagração. Se a corrente não for abençoada, basta pedir a um padre ou diácono que a abençoe. No entanto, como a corrente é um sinal da consagração, talvez seja melhor espiritualmente para você que uma corrente ou algum outro sinal, como uma medalha ou escapulário, que seja significativo, que lembre a sua entrega a Virgem Maria. Como você já usa essa corrente, talvez fique a impressão de que nada mudou em sua vida, ainda que o mais importante na consagração não é o exterior, mas o interior.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a discernir qual o melhor sinal de sua consagração.
Natalino.
Ola bom dia
Sou consagrada e uso a corrente no pulso. Porém, não posso usá-la no ambiente de trabalho, gostaria de saber se posso comprar a corrente de dedo/tornozelo e pedir para o Sacerdote abençoar para poder usar?
Cara Karoline,
Você pode trocar seu sinal da consagração sem problemas. Basta adquirir e pedir para um padre, ou diácono, abençoar antes de usar.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Se é exagero usar o cadeado na correntinha por que a igreja não proibe… Acho tbm exagero se vc coloka no braço e vc coloka um cadeado maior ae, mas se for discreto pode ser.???
Caro Leonardo,
Em algumas paróquias e dioceses a consagração é mal vista por causa de exageros por parte de alguns consagrados. Por isso, para nosso próprio bem espiritual e para que a consagração seja cada vez mais difundida, recomendo que sejamos modestos, simples e humildes, à semelhança da Virgem Maria, no uso das correntes e outros sinais da consagração. Esta é apenas uma recomendação. Lembre-se que o sinal é mais para que nós mesmos nos lembremos da consagração e por causa da sua eficácia espiritual. Por isso, ainda que ninguém veja o sinal, como o sinal de João Paulo II, que não mostrava seu sinal, ele pode ser eficaz. Mas, quando o mostramos, o sinal pode nos levar à vaidade, o que pode nos prejudicar espiritualmente. Que Nossa Senhora te inspire que sinal usar.
Natalino.
Não estou encontrando a medalha da nossa senhora do dia que vou me consagrar como faço??? Tem algum problema usar outra medalha e qdo encontar eu troco????
Cara Ana Paula,
O sinal da consagração pode ser abençoado e usado depois. Nem mesmo é obrigatório usar um sinal. Pois, o essencial da consagração é o ato interior de se entregar totalmente a Jesus por Maria.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
Natalino.
Salve Maria!
O meu caso é meio complicado, tinha muita vontade de me consagrar e me consagrei no dia 13/05/16 (Fátima), mas como a consagração não é tão conhecida na minha prelazia, não tive acompanhamento de nenhum sacerdote somente assistia as pregações e vídeos do Padre Paulo Ricardo. Depois que me consagrei, conheci uma menina que está montando um grupo de estudo do Tratado para se consagrarem 7 pessoas no dia 27/11/16(Graças), queria saber se posso me consagrar novamente ou renovar meus votos porque teremos estudos, assistiremos pregações, participaremos de retiros, adorações, vigílias,rezas do Rosário, ou seja, tudo o que não tive na minha preparação.
Caro Gustavo,
Você não precisa se consagrar novamente, mas pode participar das formações e “renovar” a sua consagração. O próprio São Luís Maria coloca, como uma das práticas exteriores fundamentais, o dever de renovar a consagração, pelo menos uma vez por ano, nada mesma data que você se consagrou. Como você não renovou este ano, recomendo que renove com esse grupo e no ano que vem procure renovar na mesma data de sua consagração.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
olá!
Estou em formação para me consagrar, sempre tive muita vontade e agora enfim, estou me formando.
Na cidade onde moro, vejo vários consagrados usando cordões com cruz (recebemos ele do padre na consagração), outros a pulseira com a cruz e outros uma corrente no braço.
Gostaria muito de saber qual a correta a se usar, ou se pode usar mais de uma.
Agradeço!
Cara Fernanda,
O sinal da consagração deve ser um só, mas isso não impede que se use outros sinais de devoção a Jesus e a Maria. São vários os sinais que podem ser usados. Na consagração, você é livre para escolher qual o sinal que vai usar. Pode ser uma medalha, crucifixo, corrente, pulseira, etc. Mas, como o mais importante na consagração é o interior, as nossas intenções mais profundas, deixemos de dar tanta importância ao exterior e nos preocupemos com a nossa entrega, se seremos verdadeiros consagrados de Jesus e de Maria.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde hoje e sempre.
Natalino.
Boa Tarde, A paz de Jesus e Salve Maria. Eu e minha família estamos nos preparando para a consagração a Maria. Uma de nossas filhas tem 12 anos, já fez a primeira comunhão. Ela pode se consagrar por si mesma po eu e minha esposa podemos consagrá-la?
Caro Eraldo,
Salve Maria! Fico feliz por sua família desejar consagrar-se a Virgem Maria. Quanto à sua filha, ela pode se consagrar normalmente, pois até mesmo crianças a partir de sete anos podem fazer a primeira comunhão e logo se consagrar.
Deus te abençoe e Nossa Senhora lhes ajude a prepararem bem para fazer a consagração.
Natalino.
desculpe,mas para mim não ficou claro os passo a passo da consagração,tem que ler o livro se confessar…
Cara Rosiane,
Para fazer a consagração, é necessário ler o Tratado todo. Depois, escolhe-se uma data e trinta dias antes se começa a prepararção para a consagração. No link abaixo você tem mais explicações e no texto tem vários links que lhe ajudarão a fazer sua consagração:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
Qualquer dúvida que surgir, por favor, entre em contato.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a fazer sua consagração.
Natalino.
Ola, estava participando dos encontros de consagração a Nossa Senhora mas, com muita tristeza, vou ter que parar de ir, pois quem se consagra não pode pecar contra a castidade e eu tenho namorado e ele não concorda em ficarmos sem ter relações. Queria muito me consagrar, mas sinto que estarei ofendendo Nossa Senhora se continuar vivendo em pecado. Há realmente objecoes em se consagrar nessa situação? Obrigada!!
Salve Maria!
Na situação de namoro, não somente você não deve se consagrar, mas também não deve se confessar nem mesmo comungar, pois está em estado de pecado mortal e não tem a intenção de deixar o pecado. Para se confessar e retomar uma vida nova em Cristo, e assim pode comungar e se consagrara Nossa Senhora, você precisa se arrepender, abandonar o pecado. Se seu namorado a ama verdadeiramente, ele esperará o casamento para voltarem a ter relações sexuais.
Para saber mais sobre o assunto, recomendo os seguintes vídeos:
https://padrepauloricardo.org/episodios/por-que-o-sexo-antes-do-casamento-e-pecado
https://padrepauloricardo.org/episodios/comunhao-e-sexo
Que Nossa Senhora lhe ajude a tomar a decisão certa.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Boa noite, conversei com o meu pároco a alguns dias e ele nn realiza a consagração, o que fazer. E em relação as cadeias, se ele se recusar a abencoa-las?
Caro Felipe,
A consagração é um ato pessoal, que não necessita da aprovação do seu pároco. Você pode fazer suan consagração diante de uma imagem da Virgem Maria. Quanto às cadeias, se seu pároco não abençoar, peça para outro padre dar a bênção. Você pode também usar outro sinal: medalha, escapulário, crucifixo, terço… Além disso, o essencial da consagração é o interior, por isso o sinal não é necessário. Você pode muito bem consagrar-se e não usar um sinal, pois o importante é a sua entrega total a Jesus Cristo e a Virgem Maria.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria santíssima
A Paz
Gostaria de tirar uma duvida, já sou consagrada a nossa senhora desde o dia 08/12/2015, eu escolhi um titulo de nossa senhora que foi nossa senhora rosa mistica, mais não consigo encontrar a medalha dela em nenhum lugar, e como eu quero muito usar a cadeia gostaria de saber se posso trocar de titulo? tenho medo de trocar e estar pecando ou até mesmo ofendendo Maria santíssima!
Desde já Deus abençoe!!
Cara Laura,
A consagração segundo o método do Tratado de São Luís Maria não é feita a nenhum título da Virgem Maria, mas à sua pessoa. Por isso, normalmente nem se usa uma medalha como sinal da consagração, mas somente uma corrente. Se quiser pode usar uma medalha também, mas apenas como objeto de devoção. Aconselho que a corrente seja o seu sinal da consagração, pois ela simboliza muito melhor a nossa escravidão a Virgem Maria.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Já sou um consagrado a Mamãe Maria, iniciei hoje a quaresma de São Miguel. Gostaria de sabee se após a consagração ao Príncipe Celeste eu posso usar uma medalha dele junto da minha cadeia…
Caro Thulio,
Não vejo problema em você usar a medalha de São Miguel junto com sua cadeia. Lembro somente que quando nos consagramos a Virgem Maria, estamos nos consagrando a Jesus, pelas mãos de sua Mãe Santíssima. A devoção e a consagração a São Miguel é importante, mas não podemos perder de vista que existe uma hierarquia no Reino dos Céus. Por isso, da mesma forma que nossa devoção a Virgem Maria não pode estar acima do nosso amor a Deus, a devoção a São Miguel não pode estar acima da devocão a Nossa Senhora.
Deus te abençoe e a Virgem Mariua te guarde.
Natalino.
Oii, em que circunstâncias a cadeia pode sair do pulso? ex: Tirar pro banho, pra atividades domésticas, é possível?
Cara Maria,
Você pode tirar a cadeia quando quiser. Não há uma obrigação de usar as corrntes. Você pode tirar elas quando quiser ou necessitar. O valor de usar as correntes está justamente no fato de que as usamos livremente, por amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Paz e bem! Gostaria saber se posso usar cadeia dourada (não é ouro de verdade) ?
Cara Beatriz,
Apesar da corrente não ser de ouro, mas por ser uma imitação de metal precioso, penso que não condiz com a consagração. Mas, é apenas uma opinião minha. Fica a seu critério decidir, já que não é de metal precioso, não há nenhum impedimento a esse respeito no Tratado.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá sou consagrada a 3 meses, minha cadeia arrebentou e eu queria sabe se posso coloca outra ou devo espera a renovação??
Salve Maria
Salve Maria!
Você pode trocar a corrente quando quiser. Basta pedir para um padre ou diácono abençoar e usar.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá sou consagrada a 3 meses e minha cadeia arrebentou e eu queria saber se posso colocar outra ou devo esperar a renovação?
Salve Maria.
Cara Larissia,
Você pode trocar a cadeia antes da renovação. Basta pedir para um Padre ou Diácono abençoar e voltar a usar a corrente.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
Natalino.
Salve Maria! Gostaria de saber se posso usar a cadeia em qualquer braço, esquerdo ou direito! Existe alguma recomendação em quanto a isso?
Cara Bruna,
Você pode usar a cadeia em qualquer braço. Mas, como a corrente simboliza o desapego do mundo, se você usava uma corrente de ouro em um braço, por exemplo, o esquerdo, então é recomendável usar a corrente no braço esquerdo.
Natalino.
Não sou consagrada , porém gostaria muito de usar a cadeia de nossa Senhora , eu posso ?
Cara Catiane,
Nada impede de usar uma corrente em sinal de sua devoção a Nossa Senhora. O que muda é que ao consagrar-se a Virgem Maria você passa a ser uma escrava e, nesse sentido, a corrente torna-se um símbolo muito mais significativo.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria! Gostaria de saber se a cadeia na cintura conforme o dia a dia, pode ser tirada para algumas atividades, por exemplo ao tomar banho ou práticaregular uma atividade física e como ela deve ser usada, direto ao corpo, ou tirada e colocada novamente conforme as trocas de roupa, Deus abençoe!!
Oi, Gostaria de saber sobre os sinais de consagração
Cara Laura,
Sobre os sinais da consagração, recomendo os seguintes links:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/as-correntes-e-a-consagracao-a-nossa-senhora/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-o-uso-do-veu-e-a-modestia/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Ola Natalino
Minha consagração foi dia 08/12/16 e até essa data eu não tinha recebido a cadeiazinha que havia comprado pela internet. Então, no dia da consagração, após a leitura da fórmula, o padre abençoou e colocou em meu pescoço uma medalha de Nossa Senhora das Graças que meu marido tinha comprado para eu usar após a consagração e que eu ja pensava em usar como sinal. Após uma semana chegou a cadeiazinha, ela foi abençoada e coloquei no pulso. Porém, eu não gostei dela e estou incomodada. Gostaria de saber se tem algum problema retirá-la do pulso e ficar somente com a medalha no pescoço como sinal.
Cara Gilmara,
Certamente que você pode usar a medalha como sinal da consagração. A escolha do sinal é pessoal e é até bom que use somente a medalha, pois se usasse a corrente ficaria com dois sinais, o que seria um excesso que não combina com a simplicidade da consagração.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Eu gostaria de saber se para usar a Cadeia precisa ser consagrado
Salve Maria!
Você pode usar a cadeia sem ser consagrado, mas é claro que não terá o mesmo valor espiritual da corrente de uma pessoa consagrada a Virgem Maria.
Natalino.
Boa tarde. Sei que no tratado se recomenda o uso de corrente de ferro… Mas para quem tem alergia a alguns materiais seria válido usar uma corrente de prata ou ouro, ou melhor não usar nada?
Paz e Bem
Cara Gizela,
Para que tem alergia, recomendo que use uma corrente de aço inox, que é um tipo de ferro, pois normalmente não causam irritação na pele. No caso do ouro ou da prata, são metais preciosos, que não combinam com a consagração. Por isso, não recomendamos o uso de correntes com esse materiais.
Para saber mais, recomendo o seguinte artigo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/as-correntes-e-a-consagracao-a-nossa-senhora/
Natalino.
Gostaria de saber vou me consagrar a Maria agora no mês de maio gostaria de usar uma anel pode ser qualquer anel ou tem um especifico queria um com a imagem de nossa senhora das graças .
Cara Lidiane,
A consagração é feita a Jesus por Maria. Por isso, o sinal da consagração pode ser qualquer objeto de devoção que lembre a pessoa de Jesus, de Maria (terços, medalhas, anéis…) ou de ambos, como o escapulário. Sendo assim, você pode tranquilamente usar um anel com a imagem de Nossa Senhora das Graças ou de qualquer ou título de Maria.
Natalino.
Carol irmão, já adquiri minhas cadeiasinhas, gostaria de saber o procedimento de oração antes de usá-la. E se posso tirar pra dormir e também se já posso usar as correntes antes de ler o tratado todo?
Caro Francisco,
Para usar as cadeias, há um rito de bênção e imposição, que pode ser baixado no link abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/files/2017/01/Rito-de-consagra%C3%A7%C3%A3o-e-b%C3%AAn%C3%A7%C3%A3o-das-cadeias.pdf
As correntes devem ser usadas somente depois da leitura do Tratado e da consagração, devidamenta abençoadas.
Natalino.
ao me consagrar posso continuar usando alguns tipos de jóias ,pois, já as uso,
Cara Cilamar,
Usar jóias não é muito condizente coma consagração. Inclusive São Luís Maria fala sobre isso no Tratado. O Santo cita o exemplo de uma pessoa que usava jóias no pescoço e que passou a usar a corrente para lembrar-se da antiga “escravidão” que vivia. Recomendo a releitura do nºs 236-242, sobre as cadeiazinhas.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Olá irmão!
Eu sou consagrada desde os meus primeiros meses de vida, porém meus pais nunca me explicaram a importância da minha consagração. Já li o tratado, comprei e mandei agências a minha cadeia. Já posso usá-la ou preciso renovar minha consagração?
Cara Larissa,
A consagração feita pelos nossos pais não é a mesma coisa. Por isso, você precisa fazer a consagração segundo o método do Tratado, para depois pazer uso da corrente.
Para saber mais, leia o seguinte artigo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-dos-filhos-e-valida/
Natalino.
Boa tarde! Existe uma frase ou palavras recomendáveis para escrever na cadeia?
Salve Maria, Evane!
Sobre uma palavra ou frase para a cadeia, recomendamos a fórmula de renovação da consagração: “Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt”, que quer dizer: “Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence”, ou simplesmente “Totus Tuus”, que foi a forma abreviada do lema do Papa São João Paulo II. Para saber mais, recomendamos o link abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/o-que-significa-totus-tuus/
Natalino.
Salve Maria! Eu queria trocar minha cadeia, eu preciso renovar a consagração para isso ou só é preciso abençoar?
Cara Brenda,
Para trocar sua cadeia, basta abençoá-la antes de começar a usar. Não é necessário renovar a consagração para abençoá-la.
Natalino.
Bom dia, Salve Maria Santíssima!
Sou consagrada há um ano e optei pelo uso da cadeia no pulso.
Gostaria de saber se há algum problema em tirar a cadeia (para tomar banho, por exemplo), pois isso não foi abordado nas aulas. É errado fazer isso?
Se a resposta for sim, é aconselhável que eu não use?
Desde já, obrigada! Aguardo retorno pois estou tendo problemas com isso. Deus abençoe!
Cara Raiza,
Sobre a corrente, você pode tirar para tomar banho e em outras ocasiões que for necessário, como em detetor de metais, ao fazer certos tipos de exames, etc.
Por nada. Amém. Deus abençoe!
Natalino.
queria saber se posso usar a corrente depois da consagração, pq n sei se ela vai chegar a tempo.
Cara Mel,
Salve Maria!
Você pode pedir para abençoar a corrente e passar a usá-la depois da consagração, sem problemas.
Deus a abençoe!
Natalino.
Sou devoto de São Miguel e vou me consagrar. Na minha cadeira eu poderia usar duas medalhas, uma de consagração e outra em sinal da devoção a São Miguel?
Caro Eduardo,
Salve Maria!
O sinal da consagração é apenas um, normalmente uma corrente. Algumas pessoas começaram a usar uma medalha na corrente. Você quer usar duas. Outras podem querer usar mais e assim a consagração pode ser tornar algo excêntrico, estranho às pessoas, o que pode afastá-las do verdadeiro sentido da consagração. Sendo assim, não é recomendável que use mais que uma medalha com a corrente. Você pode usar a medalha de São Miguel separadamente.
Sobre a consagração, recomendo o seguinte vídeo:
https://padrepauloricardo.org/episodios/moda-nao-mudanca-de-vida
Deus o abençoe!
Natalino.
caro irmão… queria saber se posso usar um anel e uma cadeia de consagração?
Obs: ja sou consagrado
Caro Marcelo,
Salve Maria!
É recomendável que se tenha somente um sinal da consagração. Você pode usar o anel por uma devoção particular e a corrente como sinal da consagração ou vice-versa.]
Deus o abençoe!
Natalino.
Gostaria de saber que se eu precisar de trocar minha corrente preciso fazer de novo a bênção de imposição da corrente por um sacerdote?
Cara Adriana,
Salve Maria!
Para trocar a corrente, não é necessário fazer novamente a imposição, mas somente pedir que um padre ou diácono abençoe a cadeia.
Deus a abençoe!
Natalino.
Natalino, eu sou consagrado e já ouvi boatos que pode usar o escapulário invés da cadeia… Isso é possível?
Caro Guilherme,
Salve Maria!
Sim, você pode usar o Escapulário como sinal da consagração. O Escapulário, devidamente imposto conforme as exigências desta devoção, é um tipo de consagração que se faz a Nossa Senhora do Carmo e, ao mesmo tempo, uma inclusão na família carmelitana.
Deus o abençoe!
Caro Natalino gostaria de saber se posso usar um anel liso como sinal de consagrado a Maria pelo método de São Luís Maria visto que no Tratado o próprio São Luís diz que são cadeias de ferro no plural ou seja mais de uma e um anel liso seria apenas um.paz e bem
Caro Danilo,
Salve Maria!
Sobre as cadeias, São Luís Maria diz que: “Estes sinais exteriores não são, na verdade, tão essenciais, e uma pessoa pode passar bem sem eles, embora se tenha abraçado a esta Devoção” (TVD 236). O Santo recomenda vivamente as cadeias, mas reconhece que elas não são essenciais. Na tradição da Igreja, houve também o costume de usar outros sinais da consagração, como o próprio São Luís indica como práticas exteriores: “Trazer as suas insígnias como o Santo Rosário, o Terço, o escapulário, a medalha milagrosa ou a cadeiazinha” (TVD 116). Sendo assim, você pode usar um anel como sinal da consagração, pois o que o diferencia é a benção que faz dele um sacramental, um sinal visível de uma realidade invisível, que é a consagração a Virgem Maria.
Deus o abençoe!
Bom dia
Gostaria de saber
Eu sou consagrado e uso a cadeia, eu posso usar o relogio no mesmo pulso ou so a cadei e o relogio no pulso separado .como faço pra usar relogio
Salve maria.
Eu perdi minha cadeia junto com a medalha na praia.
Posso simplesmente comprar outra e usar no lugar daquela? Preciso leva-la pra benzer?
Caríssima Karol,
Salve Maria!
Se a sua corrente foi abençoada com a benção própria e foi imposta, não é necessário abençoar. Basta que apenas compre outra corrente e passe a usar. Mas, se a corrente foi simplemente abençoada, é necessário abençoar a nova corrente.
Deus a abençoe!
eu não posso comungar,logo não estaria em situação regular, assim sendo, não posso me consagrar, é isso? Não me consagrando, posso usar a cadeia? Tenho um amor muito grande por Nossa Senhora.
Iácones,
Salve Maria!
Se você não pode comungar, não deve se consagrar até que tenha regularizado sua situação. Quanto a usar a cadeia, você até poderia usar. No entanto, não tem sentido usar uma coisa que não está ligada ao seu significado, ou seja, à consagração total a Nossa Senhora. Sendo assim, recomendamos que, se realmente ama a Virgem Maria, e consquentemente seu Filho Jesus Cristo, regularize a sua situação e se consagre inteiramente a ela e a seu Filho.
Deus te abençoe!
As cadeias podem ser de semijoias? Correntes de ferro comum banhadas a ouro?
Caro Jonas,
Salve Maria!
Um dos significados da corrente é o desapego do mundo, por isso é recomendável que a corrente seja de ferro ou aço inox. Semijóias se patrecem muito com jóias, o qeu não condiz com a consagração. Em vez de uma semijóia, seria melhor usar outro tipo de sinal, como o: Terço, Crucifixo, Escapulário…
Deus o abençoe!
Muito lindo sua explicação, eu uso a pul da Consagração com muito orgulho de dizer que quero ser sua escrava, eu ainda não fiz! Mas estou me preparando pra fazer essa linda obra