A consagração a Maria nos dias de hoje

Que sentido tem uma consagração como a escravidão de amor a Virgem Maria para homens e mulheres do nosso tempo?

Por que se consagrar a Virgem Maria nos dias de hoje?A consagração, ou escravidão de amor, a Virgem Maria é um poderoso auxílio para homens e mulheres nos dias de hoje. Mas, depois de conhecer São Luís Maria, o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, e a consagração a Nossa Senhora, você pode estar se perguntando: por que devo me consagrar a Maria? Ou, já sou consagrado a ela, por que devo fazer outra consagração? Ou ainda, Jesus é único mediador entre Deus e os homens, então, por que preciso me consagrar a Nossa Senhora?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Hoje em dia, vemos nos noticiários a situação difícil pela qual o Brasil e o mundo estão passando. Essas dificuldades se dão no campo da política, educação, saúde, religião. Apesar do crescimento do poder de consumo na maioria dos povos, as doenças, a fome, a miséria, são realidades presentes em todos os países, principalmente nos menos desenvolvidos. Em pleno século XXI ainda existe perseguição religiosa. Em muitos países, cristãos são presos, torturados e mortos. Em outros países, não existe perseguição religiosa explícita, mas essa perseguição é ideológica. Ataca-se de todas as formas a moral e os costumes cristãos.

Vivemos tempos difíceis, e a consagração total a Virgem Maria é uma devoção que surgiu em tempos igualmente de dificuldade, principalmente por causa da Revolução Francesa. Naquele tempo, havia doenças, fome, miséria. A perseguição religiosa também era grande: cristãos eram presos, torturados e mortos. Muitos mártires nasceram naquela época, principalmente na França, onde surgiu o Tratado. A perseguição ideológica também existia. A Igreja era acusada de moralista e opressora. Estas dificuldades são realidades presentes atualmente nas mais diversas culturas e sociedades. No mundo consumista e materialista em que vivemos, o que é material tem valor, mas o seres humanos são descartados como se fossem coisas. Exemplo disso é o aborto, que está aprovado em muitos países.

A consagração a Virgem Maria vem a ser um auxílio para permanecermos firmes em meio a todas essas tribulações e dificuldades que passamos. Nossa Senhora nos ajuda a dizer não ao mal. Pois, a todo momento somos tentados a abandonar a Igreja, a pensar somente em nós e esquecer o próximo, a colocar as coisas e as pessoas no lugar de Deus. Ela está conosco, da mesma forma que esteve com os discípulos e os Apóstolos, depois da Ascensão de Cristo aos Céus. Ela permaneceu com eles para confirmar a sua fé e hoje está conosco, para também confirmar a nossa fé.

Para as pessoas que já se consagraram a Virgem Maria de outras formas, a consagração pelo método de São Luís Maria é um auxílio a mais na sua busca pela santidade. Por isso, ainda que se tenha feito a consagração a Maria por outro método, ou se tenha algum tipo de devoção mariana, você pode e deve se tornar um escravo de amor de Nossa Senhora. Pois, esta foi a devoção que santificou inúmeros homens de Deus, como São Pio de Pietrelcina, São João Bosco, Santa Terezinha, Beato João Paulo II, entre outros.

Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, mas, a consagração a Maria é necessária para estarmos unidos a Cristo e a Igreja. O único mediador é o Cristo Total, ou seja, a Igreja: a cabeça, que é Cristo e o corpo, que somos nós, em união com Nossa Senhora, os anjos e santos. Deus quis precisar da Virgem Maria, como quis precisar de cada um de nós para colaborar em Seu plano de salvação para a humanidade. A Virgem Maria é o elo que nos une mais facilmente a Cristo. Depender de Nossa Senhora para nos aproximar de Cristo nos faz mais humildes e evita o orgulho e a vaidade de chegar a Jesus e a Sua salvação sem ajuda de ninguém.

Como no tempo de São Luís Maria Grignion, o Tratado da Verdadeira Devoção e a consagração a Virgem Maria tem como finalidade nos ajudar a permanecer fiéis a Cristo e a Igreja, principalmente nesses tempos difíceis que vivemos. Através da espiritualidade própria da consagração a Nossa Senhora, crescemos em santidade, somos fortalecidos na fé, na esperança e na caridade. Dessa forma, a consagração a Santíssima Virgem nos ajuda a sermos fiéis às promessas do batismo, a renunciar ao mal e ao pecado e a viver a vida nova em Cristo, na expectativa da Sua segunda e definitiva vinda, da chegada do Reino dos Céus.

Comments

comments