A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Através das Escrituras, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos diz: “Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança, em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude” (Eclo 24, 24-25).

O título de Mãe do Perpetuo Socorro, que a própria Santíssima Virgem Maria adotou, é como que o resumo de todas as suas mais belas prerrogativas e de todas as nossas mais doces esperanças. Sendo assim, alimentemos a nossa devoção para com a Virgem Mãe de Deus sob o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

Através das Escrituras, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos diz: “Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança, em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude” (Eclo 24, 24-25).

Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Estejamos persuadidos de que, se nós a honramos e invocamos por um perpétuo recurso, ela nos responderá com um perpétuo socorro. Mais certa ainda será a sua resposta, se junto a ela fizermos valer a intercessão de seu grande devoto e servo Santo Afonso Maria de Ligório. Entretanto, lembremo-nos que, para sermos verdadeiros servos e devotos de Maria Santíssima, é necessário que imitemos as suas virtudes.

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O glorioso título de Mãe do Perpétuo Socorro

Entre os vários títulos sob os quais honramos Nossa Senhora, um dos mais gloriosos para ela e dos mais consoladores para nós, é o que ela mesma se atribuiu, de Mãe do Perpétuo Socorro. – “Dando-lhe o nome de Mãe, exaltamos a sua dignidade incompreensível, reconhecendo-a pela verdadeira Mãe de Deus, e, por conseguinte, pela Rainha do universo, a cujo nome se inclinam o céu, a terra e o inferno”[1]. – Não somente confessamo-la Mãe de Deus, mas também Mãe nossa; porquanto, dando a vida temporal a nosso Senhor Jesus Cristo, nosso irmão primogênito, comunicou-nos, ao mesmo tempo, a vida de graça, pela parte que teve na grande obra da Salvação, tornando-se Corredentora do gênero humano.

Acrescentando ao nome de Mãe as palavras do Perpétuo Socorro, exaltamos o poder ilimitado com que a enriqueceu o Senhor, e a misericórdia inesgotável de que transborda o seu terníssimo Coração. O Pai eterno constituiu a Virgem Maria depositária dos merecimentos infinitos de Jesus Cristo, e decretou que nenhuma graça seja dispensada aos homens sem que passe pelas suas mãos maternais. Por sua vez, a Mãe de Deus demonstrou e continua a demonstrar que não há nem tempo, nem lugar, nem circunstância em que ela não esteja disposta a correr em auxílio daqueles que a invocam como Mãe do Perpétuo Socorro.

Numa palavra, este belo título de Mãe e Senhora do Perpétuo Socorro é o resumo de todas as glórias de Maria e de todas as consolações do gênero humano; pois, que não há nele palavra que não encerre uma das mais belas prerrogativas da Virgem Maria e, ao mesmo tempo, uma das mais belas esperanças do homem. Felizes de nós se formos sempre fiéis devotos e servos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Todos nós, católicos, somos chamados a nos colocar sob a proteção da Santíssima Virgem e a ser seus devotos e servos. Se ainda não o fizemos, coloquemo-nos sob a proteção de Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, e alistemo-nos na pia Arquiconfraria erigida em sua honra[2].

Não sejamos, porém, do número daqueles confrades que se contentam em dar o seu nome; mas cuidemos em observar as práticas de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Assim, recorramos a Mãe do Perpétuo Socorro em todas as nossas necessidades; procuremos imitar as suas virtudes, e honremos, de modo particular, a Santo Afonso, elegendo-o nosso advogado especial junto a Rainha do céu. Por fim, empenhamo-nos em promover aos outros, com palavras e exemplos, esta terna devoção, como sendo um meio eficacíssimo para obter de Deus os favores mais importantes e necessários, e alcançar, com certeza, a salvação eterna.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo na: “Memória de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”:

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, vós sois a dispensadora de todas as graças que Deus nos concede, a nós pobres e miseráveis. Se ele vos fez tão poderosa, tão rica e tão benigna, foi para que nos assistais nas nossas misérias. Sois vós a advogada dos mais miseráveis e desamparados pecadores que a vós recorrem; socorrei-me, pois, a mim que a vós me recomendo. Nas vossas mãos ponho o negócio da minha salvação, entrego-vos a própria alma. Aceitai-me no número dos vossos servos prediletos; acolhei-me debaixo da vossa proteção, e dou-me por satisfeito; porque, se vós me socorreis, nada temo. Não temo os meus pecados, porque vós me obtereis o perdão; não temo o demônio, pois vós sois mais poderosa que todo o inferno; não temo o meu próprio Juiz Jesus Cristo, por que uma só súplica vossa basta para reconciliá-lo. O que só temo é, por minha negligência, esquecer de vos invocar e assim perder-me. Alcançai-me, Senhora minha, o perdão dos pecados, o amor a Jesus Cristo, a perseverança final, e a de recorrer sempre a vós, ó Mãe do Perpétuo Socorro.

E Vós, ó Deus omnipotente e misericordioso, que nos destes vossa Mãe Maria, cuja imagem insigne veneramos, como Mãe do Perpétuo Socorro, concedei-nos propício, que implorando assiduamente a sua proteção maternal, mereçamos conseguir sempre os frutos da vossa Redenção[3].

Links relacionados:

CANÇÃO NOVA FORMAÇÃO. Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
TODO DE MARIA. A história do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
TODO DE MARIA. O auxílio da Mãe do Perpétuo Socorro.
TODO DE MARIA. O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Referências e nota:


[1]  SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Meditações para todos os dias e festas do ano: Tomo II, p. 344.
[2]  Esta Arquiconfraria existe em quase todas as igrejas dos Padres Redentoristas.
[3]  SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Op. cit., p. 345.

Comments

comments