A infância espiritual e a devoção a Virgem Maria

Saiba o que significa a infância espiritual e qual é a sua relação com a devoção a Virgem Maria.

Neste artigo, Padre Francisco Amaral nos explica qual é o significado da infância espiritual e qual é a relação desta com a devoção a Santíssima Virgem Maria:

Saiba o que significa a infância espiritual e qual é a sua relação com a devoção a Virgem Maria.

Santa Teresinha, o Menino Jesus e a Virgem Maria.

Certo dia, perguntaram para Jesus quem é o maior no Reino dos céus. Então Jesus, trazendo para si uma criança, revelou que quem não se tornar como uma criancinha não entraria no Reino (cf. Mt 18, 1-5; 19, 13-15). Ou seja, ser espiritualmente é condição fundamental para fazermos parte do Reino de Deus.

É o que Santa Terezinha do Menino Jesus compreendeu tão bem e chamou de “infância espiritual” ou “pequena via”. Mas na prática, o que significa essa infância espiritual? E qual a relação da infância espiritual com a devoção a Virgem Maria?

Dimensões da infância espiritual

Podemos, primeiramente, intuir várias dimensões desta infância espiritual:

— Uma criança sabe que é pequena, e que precisa o tempo todo do Pai e da Mãe.

— Uma criança confia no Pai e na Mãe. E por que confia, uma criança obedece, ao menos no momento do perigo.

— Uma criança possui uma pureza maior do que qualquer um de nós que somos adultos, e por isso Deus ama tanto as orações das crianças.

— Uma criança é autêntica, tem dificuldade para mentir. Temos interpretado muitos personagens para ser aceito pelos outros e nos despersonalizamos. Não podemos falar tudo o que queremos o tempo todo, mas podemos ser mais autênticos.

— Uma criança sabe receber Amor, e assim que o recebe, toma o Amor como um presente, sente-se naturalmente grata, e retribui o Amor. Temos medo de receber Amor, porque o Amor compromete, mas somente ele nos dá sentido e realização.

— Uma criança não perdeu a capacidade de sonhar e imaginar. Precisamos imaginar como é ver a Face de Deus, como é a Virgem Maria, como é o céu, para não deixarmos de sonhar com o céu.

Jesus Cristo e a vivência da infância espiritual

Existe ainda um mistério que se torna evidente pela própria vida terrena de Jesus. Ele é a Palavra de Deus, não só proferida nos seus ensinamentos, mas feita Carne, habitando no meio de nós (cf. Jo 1, 14), e realizando este milagre maior no Ventre da Virgem Maria (cf. Lc 1, 35; Gl 4, 4).

Assim, Jesus é a criança do Evangelho na totalidade, e se queremos segui-lo, como Ele mesmo nos convida (cf. Mt 4, 19; 16, 24; Mc 1, 17; 8, 34; Lc 9, 23), precisamos ser criança do jeito que Jesus foi. Ele viveu todas estas qualidades da infância espiritual que foram enumeradas acima. Porém, Ele viveu também a infância espiritual de outra forma: Ele se fez criança no ventre da Virgem Maria, e foi obediente a Ela (cf. Lc 2, 51). Jesus nos deu exemplo, para que nós, O seguindo, isto é, seguindo o mesmo caminho que Ele seguiu, deixemos que Ela seja a nossa “Mãe na ordem da graça”[1] e nos gere no Seu Ventre.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “Em que consiste a infância espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus?”:

A infância espiritual e a devoção a Virgem Maria

Santa Terezinha, Mestra da infância espiritual, no relata esta relação com nossa Mãe Maria de forma maravilhosa, quando canta em seu conhecido poema: “Sou filha de Maria. A Virgem Santíssima é mais Mãe do que Rainha. A Santíssima Virgem teve menos que nós, porque não teve uma Santíssima Virgem para amar!”

Da mesma forma que Jesus, possamos então amar intensamente a Virgem Maria, nos relacionar com Ela com nossa Mãe, confiar Nela, obedecer a Ela, nos entreter com Ela, brincar Ela. E deixar que Ela nos gere em Seu Ventre.

Autor: Padre Francisco Amaral, sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá-MT e vigário da Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande. Compartilha algumas de suas homilias em seu canal do Youtube.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. 24 frases de Santa Teresinha sobre Maria Santíssima.

TODO DE MARIA. O amor de Santa Teresinha a Virgem Maria.

TODO DE MARIA. Quem é a Arca da Nova Aliança?

Referência:


[1]  CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium, 61.

Comments

comments