Conheça a origem do Tratado da Verdadeira Devoção, de São Luís Maria, este tesouro que permaneceu escondido durante 130 anos.

"Encontramos um tesouro!", o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“, que tem como origem entre os anos de 1712 e 1713. Nos anos sucessivos, durante a Revolução Francesa, os “dias do terror”, em Saint Laurent-Sur-Sèvre, a residência da família Monfortana foi ameaçada de um incêndio das “colunas infernais”. Por causa das perseguições, a Comunidade precisou colocar em um lugar seguro as coisas mais importantes, especialmente os manuscritos do Fundador. Montfort, como sabemos, havia predito a ira cheia de raiva do demônio avançar contra o seu próprio livro (cf. TVD 114).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Quando terminou a tempestade da Revolução Francesa, aqueles manuscritos foram tirados do sepulcro e colocados na biblioteca comum. Eram já mortos os primeiros herdeiros de Montfort e tinha se perdido a memória do escrito do Santo. Mãos inexperientes o tiraram junto com outros livros da escuridão daquele baú, mas sem reconhecer o precioso escrito. Por isso, o Tratado permaneceu anos e anos misturado com muitos outros livros, estragados e faltando partes.

Em 1842, Padre Rauterau, bibliotecário da Comunidade monfortina, encontrou o manuscrito, reconhecendo nele o pensamento do Fundador imediatamente o entregou ao Superior geral Padre Dalin, que reconhecendo perfeitamente a escritura do venerável fundador, convocou no mesmo instante a reunião das Comunidades dos Missionários Monfortinos, as Filhas da Sabedoria e os Irmãos de São Gabriel e disse simplesmente assim: “Encontramos um tesouro!”.

Sabe-se que a descoberta do precioso manuscrito interessou logo a diversas pessoas “constituídas em dignidade”, que desejaram obter uma cópia. Diversos sacerdotes da região, os religiosos e as religiosas quiseram conhecê-lo. O trabalho foi confiado às noviças das Filhas da Sabedoria que o copiaram em diversos exemplares. O manuscrito foi então entregue ao Bispo de Luçon que depois de ter examinado a caligrafia o enviou a Roma onde já estava em curso a causa da beatificação do venerável Servo de Deus.

O escrito não tinha nenhum título e se percebeu que lhe faltavam 8 páginas ao início e ao menos uma no final. Foi escolhido um título, o atual, que se transformou em tradicional. As edições se multiplicaram em ritmo acelerado. Hoje se sabe que a obra já superou 400 edições. Foi definida “o segredo de espiritualidade vivido por um Santo”, um verdadeiro tesouro. Muitos santos e beatos, fundadores e sacerdotes, diretores de almas, religiosos e leigos, ali encontraram um verdadeiro tesouro de santidade.

Repensando o escondimento e reencontro do Tratado, nos faz refletir sobre a alegria do homem que encontra o tesouro no campo e vende todos os seus bens para comprar aquele campo (cf. Mt 13, 44). É mais que atual a exortação do Papa Pio XII: “Fazei conhecer esse pequeno livro!”. Um pequeno escrito, de fato, mas que iluminou o caminho de grandes almas. João Paulo II, o Papa do “Totus tuus, em 1997, em ocasião do aniversário da canonização de São Luís de Montfort (20 de julho de 1947), disse: “Este tesouro não deve permanecer escondido!”. Assim, o tesouro que o maligno queria esconder, os santos o descobriram, compreenderam o seu valor e sentiram o desejo de fazê-lo conhecido. No livro “Amor da Eterna Sabedoria”, Montfort diz: “Felizes os que compreendem estas verdades eternas! Mais felizes aqueles que acreditam, que as colocam em prática e as ensinam aos outros. Brilharão como estrelas no céu por toda a eternidade”.

Padre Giovanni Maria Personeni, SMM

24 Comentários

  1. muito interessante conhecer essas coisas importantes para o nosso crescimento espiritual ! gostaria de saber mais ! onde encontrar/ obrigado

  2. Maria José da Silveira

    Gostaria de conhecer um pouco mais sobre esse Tratado de Devoção

  3. Gostei, Muito interessante saber essas coisas. Hoje ainda há os que não creem em nada.

  4. Sou legionária em Colinas-MA e minha mãe é a presidente do Praesidium Nossa Senhora da Vitória. Gostaria muito de obter o livro sobre Tratado da Verdadeira Devoção. Como faço?

  5. gostei de saber de mais um pouco do que Deus faz pelos seus servos

  6. Isabela Cenachi Pesce

    Louvada seja Virgem Imaculada, Mãe de todas as Mães e Mestra da superior bondade e de infinita misericórdia. A Sua Honra é eterna e homenageada na Glória, na Terra e no Universo! Sei que me suportas, mas cuida de mim, me santificando e convertendo, Mãe do Sumo Bem! Santifica, Cura, Converte, ó Co-Redentora da humanidade perdida! Invade minh’alma e faze-me fiel! Amém.

  7. Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!
    Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!
    Lucas 11:27-28

  8. Estou encantada maravilhada com as coisas de DEUS E DE NOSSA QUERIDA MÃE a quem sou devota durante toda minha vida ´até o dia que SEU AMADO FILHO JESUS ME LEVAR PARA JUNTO DELE E DO MEU FILHO QUE JÁ PARTIU PARA O SENHOR AMÉMMMMMMMMMMMM

  9. GOSTARIA DE COMPAR ESTE MARAVILHOSO
    LIVRO DE SÃO LUIZ E MARIA

  10. Tudo para fortalecer minha a fé em Cristo e devoção a nossa senhora, leio atentamente.

  11. Hoje dia da misericórdia de jesus cristo por nós. amém

  12. Eu achei super interessante! Gostei muito destas informações, e queria saber onde poderia ler este manuscrito, por favor!

  13. Beatriz de Loiola Paiva .

    Gostaria de encontrar esse livrinho para que eu possa trabalhar melhor a minha espiritualidade. Obrigada

  14. Esses ensinamentos do Tratado são realmente um tesouro. O livro de cabeceira do Papa João Paulo II e que santificou muitas pessoas nesses 300 anos. É uma consagração que todo católico deveria fazer.Nela vc entrega TUDO a Jesus pelas mãos puras de Maria. É um caminho de conversão,de santificação.
    Recomendo que se leia o livro e se prepare para a consagração. No site consagrate.com tem todas as orientaçoes para quem quiser se consagrar por esse método e se tornar um soldado de Maria dos últimos tempos.

  15. Eu ontem ouvi na programa canção nova falando do tratado a Maria ..Sei que foi ela que me levou a assistir
    e querer tanto fazer o tratado com ela. Pois ela vem intercedendo por mim alguns anos ..E eu me distanciei por achar que não estava certo ter tanta fé na mãe. Sei que ela com seu grande amor por mim veio me dar este recado abençoado que eu precisava .

  16. olha, eu descobri este livrinho durante uma pregação de um Pe. da canção nova que me esqueçi o nome agora, e desde então me esforço para lê-lo, não é fácil, mas, quando conseguimos lêr ao menos uma página o nosso coração se ilumina…e tenho de confessar minha vida e da minha família, tem se transformado, pois, Nossa Senhora, está presente e eu a sinto perto de mim…

  17. EU JÁ ESTOU FAZENDO O CURSO E ESTOU AMANDO. QUERO SER UMA VERDADEIRA ESCRAVA DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA.

  18. Quando se fala do tratado de nossa senhora,e um caminho longo a percorrer Mari a,e sempre venerada e cultuada por todas as gerações..gosto muito de conhecer a vida de Maria..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com