O irmão, a irmã e a mãe de Jesus

Quem é o irmão, a irmã e a mãe de Jesus?

Como posso fazer parte dessa grande família de Deus?No Evangelho segundo Mateus, Jesus Cristo diz: “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12, 50). Neste versículo, Jesus fala da verdade fundamental a respeito da pertença à Sua família. Ele nos ensina que para fazer parte desta família é preciso fazer a vontade do Pai. Isso rompe com qualquer outra exigência que possa ser feita. Rompeu com a tradição judaica, na qual eles eram a raça, o povo escolhido por Deus. Em Jesus Cristo, somos inseridos nesta grande família que está destinada ao Reino dos Céus, sem distinção de raça ou nação, pois a única exigência é fazer a vontade do Pai.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O Senhor nos abre as portas do paraíso, que havia se fechado por causa do pecado original. Jesus nos abriu essas portas por sua obediência à vontade do Pai e, como Ele, somos chamados a fazer a vontade de Deus. Cristo pode ser para nós um exemplo inatingível, mas temos na Virgem Maria a serva humilde e dócil à vontade do Senhor. Sem saber como se dariam todas as coisas, ela aceitou a vontade do Pai em sua vida, aceitou o projeto de salvação da humanidade, que Deus preparou antes de criação do mundo.

Maria guardou todas as coisas que ela não compreendia em seu coração (cf. Lc 2, 51). Como ela, somos chamados a confiar no Senhor, mesmo quando não compreendemos as situações, os acontecimentos, a Sua vontade. No silêncio do nosso coração, acolhamos a vontade de Deus, ainda que não a compreendamos totalmente. Maria é a nossa mãe e intercessora, que viveu incertezas sobre seu futuro, por isso, sabe como nos sentimos em meio às nossas dúvidas.

Como Jesus se entregou nas mãos da Virgem Maria durante toda sua vida, somos chamados a nos entregar inteiramente a ela. Pois, Nossa Senhora é aquela na qual se realizou a vontade do Pai. Nela, o Verbo eterno foi gerado e, se formos dóceis, ela vai gerar Cristo em nós. Dessa forma, realizamos a vontade do Pai, pois se Cristo está em nós, somos uma nova criatura, que faz parte dos irmãos, das irmãs, da família de Jesus. Esta é a vontade do Pai, que nós, fazendo parte da família de Cristo aqui na terra, nos encontremos um dia com Ele no Reino dos Céus.

Comments

comments