Neste artigo, respondemos perguntas de uma leitora do Blog sobre a oração do Ofício da Imaculada Conceição e a devoção a Nossa Senhora.

Josimeire Ferreira da Silva Gomes Barbosa, leitora do blog Todo de Maria, enviou-nos algumas perguntas sobre o Ofício da Imaculada Conceição e também a respeito da devoção a Nossa Senhora na quarta-feira. Primeiramente, segue a mensagem da Josimeire com as perguntas:

Neste artigo, respondemos perguntas de uma leitora do Blog sobre a oração do Ofício da Imaculada Conceição e a devoção a Nossa Senhora.

Nossa Senhora Imaculada Conceição

Um bom dia, e Salve Maria, sou tida como líder de comunidade, apesar de não me importar com este título, sempre me propus a realizar a obra do Senhor e glorificar o Seu Santo nome. Desse modo, para bem rezar gostaria de ter com clareza o por que a quarta-feira é dedicada Nossa Senhora e se só devemos rezar o Ofício da Imaculada Conceição aos sábados e ainda se existe uma obrigatoriedade de ficar de pé na hora que se menciona no ofício da Virgem: “Deus vos salve relógio que andando atrasado…” Porque trabalho em comunidade e percebo que algumas pessoas usam de superstição dentro da própria igreja, então gostaria de ter clareza para esclarecer e orientar melhor as pessoas, no modo como devemos louvar a Virgem Mãe de Deus e nossa, porque ela deve ser tratada com zelo e não crendices.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Por que a quarta-feira é dedicada Nossa Senhora?

Sobre a quarta-feira como dia dedicado Nossa Senhora, desconhecemos essa informação. O dia consagrado a Nossa Senhora por excelência é o Sábado. Mas, na Quarta-feira Santa costuma-se fazer a procissão encontro de nosso Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores. Pode ser que a tradicional procissão da Semana Santa esteja ligada à devoção da quarta-feira mencionada em sua mensagem. No entanto, seria necessário ter mais informações sobre a devoção a Nossa Senhora praticada em sua comunidade na quarta-feira, para lhe dar uma resposta mais completa.

Quando e como rezar o Ofício da Imaculada Conceição?

O Ofício da Imaculada Conceição é tradicionalmente mais rezado aos sábados. No entanto, o Ofício não é rezado somente aos sábados. Na sua origem, ele foi pensado para ser como a Liturgia das Horas, que é rezada todos os dias, em horários definidos. Por isso, os horários da oração do Ofício são os mesmos da Liturgia das Horas. Todavia, podemos também rezá-lo todo de uma vez.

Podemos rezar o Ofício da Imaculada, se possível, todos os dias. Mas, se não podemos rezá-lo todos os dias, rezemos o Ofício duas ou três vezes por semana. Se não podemos rezar nem mesmo duas ou rês vezes por semana, rezemos pelo menos uma vez por semana, de preferência aos sábados, pois este é um dia especialmente dedicado a Virgem Santíssima.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo com o tema “O que é a Liturgia das Horas e qual a sua importância?”:

Na oração do Ofício, não existe uma obrigatoriedade de ficar de pé na hora que se reza: “Deus vos salve relógio que andando atrasado…”. No entanto, é recomendável e salutar que a oração toda, ou, pelo menos, parte dela, seja feita de pé ou de joelhos. Pois, estas são as posições mais tradicionais de oração da Igreja Católica. Além disso, rezar de pé ou de joelhos agrega valor espiritual meritório à nossa oração. Mas, como já dissemos, não há nenhuma obrigatoriedade de rezarmos de pé ou de joelhos.

A oração de pé é considerada uma posição sacerdotal, a posição do Ressuscitado, na qual nos unimos a Jesus Cristo, sumo e eterno Sacerdote, para rezar. Por sua vez, a oração de joelhos é típica da adoração a Deus, mas tem também um caráter penitencial. Por isso, o Ofício pode também ser rezado de joelhos.

Assim, rezemos o Ofício da Imaculada Conceição com a maior frequência e do melhor modo possível, pedindo a Virgem Mãe de Deus especialmente pelos pobres e pelos pecadores, pelas almas do purgatório e pelas nossas intenções particulares.

Liks relacionados:

TODO DE MARIA. O programa Ofício da Imaculada Conceição.

TODO DE MARIA. Rezemos o Ofício da Imaculada Conceição.

TODO DE MARIA. Significado do Ofício da Imaculada Conceição.

12 Comentários

  1. Eu amo Maria de todo o meu coração,sempre q peço a sua intercessão ela me atende,salve Maria!

  2. JOSIMEIRE FERREIRA DA SILVA GOMES BARBOSA

    Obrigada pela resposta, só uma correção, meu nome é Josimeire. Contudo, mais uma vez obrigada pela resposta, me ajudou muito e compreendi poque a quarta feira pode ser também dedicada à Nossa Senhora. Em relação ao oficio confirmou-se o que já tinha comigo, é muito mais importante que nos prostremos de joelhos do que fiquemos de pé somente em alguns segundos da oração do ofício, porque como pecadores precisamos penitenciar, e adorar ao Nosso Deus.Mais uma vez obrigada.

  3. Maria Elaine Silveira de Vasconcelos

    Rezarei o oficio.Mas tinha duvidas dos dias e do horario mas apropriado para reza.

  4. quero receber á oração do oficio de maria

  5. Maria Lucia Barreto de Melo

    Gostei de ver a preocupação da amiga Josimeire em querer fazer as coisas de maneira correta em sua comunidade. Parabéns.

  6. SANDRA MARIA DA SILVA

    Não conhecia o Ofício de Nossa Senhora, até que um dia, uma senhorinha, para a qual eu levava a Eucaristia, me pediu para rezar com ela. Foi um presente para mim. Como tudo em Maria, eu me apaixonei. Lindo demais e me traz paz ao coração. Porém tinha também essas dúvidas. Obrigada.

  7. Eu também descobrir o ofício, num momento de muita provação, me apaixonei. Obrigada pelos esclarecimentos. Fiquem com Deus e Nossa Senhora.

  8. Gostaria de saber, se for reza-lo todo de uma vez, existe um horario determinado?

    • Natalino Ueda

      Caro Edmar,
      Salve Maria!
      Para rezar o Ofício da Imaculada Conceição todo de uma vez, não há um horário determinado. Mas, se for possível, seria bom ter um horário marcado para rezar, para criar o hábito da oração.
      Deus o abençoe!

  9. Antonio Vicente de Paula Barra

    Fiquei conhecendo recentemente o Ofício da Imaculada Conceição.
    Estou com um costume de acordar de madrugada e numa destas noites liguei a tv e sintonizei a tv Canção Nova e me deparei com a reza do Ofício da Imaculada Conceição e a partir de então passei a acompanhar quase todas as madrugadas.
    Pesquisando na Internet consegui baixar a letra do Ofício e dai ligo a tv e o celular e rezo o Ofício.
    Não sei se estou agindo corretamente pois no silêncio da madrugada o faço ainda na cama.
    Ao ver os comentários aqui postados verifiquei que o Ofício da Imaculada Conceição deve ser rezado em pé ou de joelhos então ao reza-lo sentado na minha cama estou cometendo algo grave?

    • Natalino Ueda

      Caro Antônio,
      Salve Maria!
      As posições próprias para oração, são de pé ou de joelhos. Rezar sentado ou deitado é uma exceção quando, por algum motivo, não se pode fazer de outro modo. Sendo assim, rezar deitado não é um pecado, mas tambem não é um ato piedoso ou virtuoso, que se possa estimular.
      Deus o abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com