A consagração e o fazer tudo por Maria

Pela consagração total ou escravidão de amor, somos chamados a fazer todas as nossas boas obras por Maria.

A consagração ou escravidão de amor e o fazer tudo por MariaSão Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos ensina que “a salvação do mundo começou por Maria, e é por Ela que se deve consumar” (TVD 49). O Santo também diz que “O Altíssimo desceu perfeita e divinamente até nós por meio da humildade de Maria, sem nada perder da sua divindade e santidade. É igualmente por Maria que os pequeninos devem subir, perfeita e divinamente, ao Altíssimo, sem nada temer” (TVD 157). É também por Maria que devemos nos deixar conter e conduzir perfeitamente, sem nenhuma reserva (cf. TVD 157).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

São Luís Maria explica que os consagrados devem fazer todas as suas boas obras por Maria: “é necessário fazer todas as ações por meio de Maria, o que equivale a dizer que devemos obedecer em tudo à Santíssima Virgem, e conduzir-nos em tudo pelo seu espírito, que é o Espírito Santo de Deus” (TVD 258). A Virgem Maria é a mulher cheia de graça, cheia do Espírito Santo (cf. Lc 1, 28). Aqueles que são conduzidos pelo espírito de Maria são filhos de Maria e também filhos de Deus (cf. TVD 29-30).

Segundo São Luís, os devotos verdadeiros e fiéis de Nossa Senhora são somente aqueles que se deixam conduzir pelo espírito de Maria, que é “o Espírito de Deus, porque Ela nunca se conduziu pelo seu próprio espírito, mas sempre pelo de Deus, o qual d’Ela tomou posse, de tal modo, que passou a ser o seu próprio espírito. É por isso que Santo Ambrósio diz: ‘Que a alma de Maria esteja em cada um para glorificar o Senhor; que o espírito de Maria esteja em cada um para se alegrar em Deus’” (TVD 258). Como é feliz, exclama o Santo, a alma que é toda governada e possuída pelo espírito da Virgem “Maria, que é um espírito suave e forte, zeloso e prudente, humilde, corajoso, puro e fecundo!” (TVD 258).

Fazer tudo por Maria significa obedecer-lhe em todas as coisas, deixar-nos conduzir pelo seu espírito, pelo impulso da graça que ela nos comunica. Fazer tudo por Maria também é servir-nos dela como medianeira para chegar a Jesus Cristo e nos unir mais perfeitamente a Ele. Fazer tudo por Maria é ainda fazer passar as nossas ofertas pelas mãos maternas de Nossa Senhora, apoiar-nos em sua intercessão, recorrer ao seu auxílio, para melhor conhecer e amar Jesus Cristo.

Assim, fazer tudo por Maria, deixando-nos conduzir e fazer tudo pelo Espírito Santo, que é o Espírito de Cristo, significa fazer tudo por Jesus. Por isso, façamos todas as nossas ações por Maria, deixando-nos conduzir por ela. Nossa Senhora aperfeiçoa as nossas boas obras, pois as reveste dos seus méritos e do seu amor de Mãe. Tendo em conta seus grandes méritos, fazendo nossas orações e obras por Maria oferecemos um sacrifício mais perfeito e agradável a Deus.

Comments

comments