Padre Paulo Ricardo nos fala sobre a consagração a Virgem Maria como um caminho de realização e felicidade.
Neste post, Padre Paulo Ricardo nos fala sobre a consagração a Virgem Maria como caminho de realização e de felicidade. São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“, nos ensina a consagrarmos à Virgem Maria, que é um caminho de realização e de felicidade. Ele explica como nos entregar nesse coração de Mãe, e ver o seu Filho Jesus ser gerado em nós, através de um método concreto muito simples. Este método tem duas partes: uma preparação externa e uma preparação interna. Como em tudo no mundo, a preparação interna é mais importante do que a externa. Então, para se preparar externamente para a consagração total, o Santo coloca uma série de práticas, de coisas que podemos e devemos fazer. É muito simples de seguir essa preparação externa da consagração.
Mas, como fazer essa consagração? Como ela pode me fazer feliz?
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
O mais difícil que precisa ser aprendido e o que é mais importante é a preparação interna. O mais importante é a disposição interna, que significa vivermos a primeira bem-aventurança: “Bem-aventurados os pobres em espírito” (Mt 5, 3). Nós vamos entregar tudo, viver a pobreza total, entregar tudo nas mãos da Virgem Maria. Tudo aquilo que nós temos, tudo aquilos que nós somos, vamos entregar para ela. Fazendo isso, ela vai modelar, vai fazer, vai dar um jeito para que sejamos, cada vez mais, semelhantes ao seu Filho Jesus. Nós vamos nos colocar nas mãos dela para que ela gere o Cristo em nós.
O primeiro mandamento da Lei é “amar a Deus sobre todas as coisas” (Dt 6, 4-5). Mas isto não é tão simples assim. Nós temos que amar a Deus com todas as nossas forças, com todo nosso entendimento, com toda a nossa alma, com todo nosso ser. Não é fácil, por isso, precisamos entregar tudo nas mãos da Virgem Maria para que ela vá modelando. Ela é aquele molde, o útero, onde ela vai gerando Cristo em nós em todos os aspectos. Então, precisamos entregar tudo, pois não podemos entregar só um pouquinho. Você não pode entregar só dez por cento. Você quer ser feliz só dez por cento?
Deus quer que nos entregamos totalmente a Ele porque quer que sejamos completamente felizes. Ninguém quer ser feliz dez por cento, cinco por cento, não, todo mundo quer ser feliz cem por cento. Por isso, precisamos nos entregar cem por cento a Deus, porque Ele sabe o como nos fazer felizes. Mas, é mais fácil fazer isso pelo método que Deus inventou, ou seja, Maria. Jesus é o homem totalmente entregue ao Pai. Ele foi gerado onde? No ventre de Maria.
A mulher totalmente entregue e o homem totalmente entregue que você precisa ser, precisa ser gerado na Virgem Santíssima, para que Deus seja tudo em você. Nós vamos entregar tudo. É esta a ideia que está por trás da escravidão, da consagração total a Virgem Maria. Se a sua vida está conforme a vontade de Deus você não precisa mudar. Mas, se você está numa vida de pecado, não há duvida que é preciso mudar e para isso, decidir-se por romper com tudo aquilo que nos distancia de Deus.
Esta a primeiro artigo da série “Como fazer a consagração?”, retirado de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011.