Padre Paulo Ricardo nos fala sobre a consagração a Virgem Maria como um caminho de realização e felicidade.

Qual é o segredo para a felicidade?Neste post, Padre Paulo Ricardo nos fala sobre a consagração a Virgem Maria como caminho de realização e de felicidade. São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“, nos ensina a consagrarmos à Virgem Maria, que é um caminho de realização e de felicidade. Ele explica como nos entregar nesse coração de Mãe, e ver o seu Filho Jesus ser gerado em nós, através de um método concreto muito simples. Este método tem duas partes: uma preparação externa e uma preparação interna. Como em tudo no mundo, a preparação interna é mais importante do que a externa. Então, para se preparar externamente para a consagração total, o Santo coloca uma série de práticas, de coisas que podemos e devemos fazer. É muito simples de seguir essa preparação externa da consagração.

Mas, como fazer essa consagração? Como ela pode me fazer feliz?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O mais difícil que precisa ser aprendido e o que é mais importante é a preparação interna. O mais importante é a disposição interna, que significa vivermos a primeira bem-aventurança: “Bem-aventurados os pobres em espírito” (Mt 5, 3). Nós vamos entregar tudo, viver a pobreza total, entregar tudo nas mãos da Virgem Maria. Tudo aquilo que nós temos, tudo aquilos que nós somos, vamos entregar para ela. Fazendo isso, ela vai modelar, vai fazer, vai dar um jeito para que sejamos, cada vez mais, semelhantes ao seu Filho Jesus. Nós vamos nos colocar nas mãos dela para que ela gere o Cristo em nós.

O primeiro mandamento da Lei é “amar a Deus sobre todas as coisas” (Dt 6, 4-5). Mas isto não é tão simples assim. Nós temos que amar a Deus com todas as nossas forças, com todo nosso entendimento, com toda a nossa alma, com todo nosso ser. Não é fácil, por isso, precisamos entregar tudo nas mãos da Virgem Maria para que ela vá modelando. Ela é aquele molde, o útero, onde ela vai gerando Cristo em nós em todos os aspectos. Então, precisamos entregar tudo, pois não podemos entregar só um pouquinho. Você não pode entregar só dez por cento. Você quer ser feliz só dez por cento?

Deus quer que nos entregamos totalmente a Ele porque quer que sejamos completamente felizes. Ninguém quer ser feliz dez por cento, cinco por cento, não, todo mundo quer ser feliz cem por cento. Por isso, precisamos nos entregar cem por cento a Deus, porque Ele sabe o como nos fazer felizes. Mas, é mais fácil fazer isso pelo método que Deus inventou, ou seja, Maria. Jesus é o homem totalmente entregue ao Pai. Ele foi gerado onde? No ventre de Maria.

A mulher totalmente entregue e o homem totalmente entregue que você precisa ser, precisa ser gerado na Virgem Santíssima, para que Deus seja tudo em você. Nós vamos entregar tudo. É esta a ideia que está por trás da escravidão, da consagração total a Virgem Maria. Se a sua vida está conforme a vontade de Deus você não precisa mudar. Mas, se você está numa vida de pecado, não há duvida que é preciso mudar e para isso, decidir-se por romper com tudo aquilo que nos distancia de Deus.

Esta a primeiro artigo da série “Como fazer a consagração?”, retirado de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

22 Comentários

  1. lindas as palestras do padre Paulo Ricardo fui apresentada a ele por um amigo , nao a ele propriamente dito mas suas palestras e mensagens nos faz refletir e estarmos mais proximos de DEUS amigos obrigada por evangelizar todos nos bom dia .

    atenciosamente aline

  2. Sou escravoporamor efeliz d+ por me entregar todo a Virgem Maria

  3. Ronald Silva Carvalho

    Nossa Senhora de Fatima nossa mae, rogai por nos!!!!

  4. “Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará “Deus conosco”(Isaias 7,l4b)

  5. Neneca Magalhães

    Nossa Senhora de Fátima…Cubra nos sempre com seu Manto Sagrado.

  6. o maria concebida sem pecado rogai por nos que recorremos a vos

  7. Mãe das mães e de todos nós. Rogai por nós.

  8. eu amo minha mãezinha do céu pq ela me protege e já alcancei muitas graças

  9. maria andrea feitosa ferreira

    eu entrego a minha familia a nossa senhora minha mãe

  10. Sou do Caminho Neocatecumenal da Paróquia Jesus Bom Samaritano,da minha cidade,e gostaria de poder me consagrar a virgem Maria mais ainda estou no pecado,e sinto a necessidade dessa consagração todo de Maria,pesso ajuda para chegar até esse momento da consagração.
    AJUDE por favor.

  11. Rogai por nos,nossa senhora de fatima,seus defotos e o mundo inteiro.

  12. Genessi Dias Santos

    Também amo esta mãe silenciosa! que nos ensina amar!

  13. Sou escrava de Nossa Senhora Aparecida! Recebo graças das maos da maezinha todos os dias ao me levantar para começar o meu dia, consagrando a Maezinha do céu! E venho mais uma vez colocar nas maos da mae para levar ao Pai, Filho e ao Espirito Santo mais essa graça que apresento para Ela interceder por ‘meu marido e eu! Que sejamos abençoados por mais esta graça Nossa Senhora das Graças. Amém!!!!!

  14. Lidia da Silca Ribeiro

    Papai, muito obrigado por ter me permitido ter Maria mãe de Jesus, como minha mãe.
    Mamaãe eu amo te amarrrrrrrrr.

  15. chantal velloso

    SAGRADO CORAÇÂO de MARIA acolhei -nos!! Amém.

  16. Obrigada Mãe do céu, por tantas graças, mesmo eu nao fazendo tudo por merecer.
    Obrigada por toda ajuda.
    Eu te amo!

  17. Danielle Priscila

    Que lindo… Virgem Santíssima, minha Nossa Senhora de Aparecida a ti eu entrego a mim e a minha casa, família e toda humanidade inteira e tudo que somos e queremos, para que sejamos abençoados com a vossa presença, por nosso Senhor Jesus Cristo Amém.

  18. karoline Canto do Amaral

    Mâe de simplicidade e ternura…eu entrego a minha familia, esposo e filha nas tuas mãos…nossas vidas, nossa casa..nossas familias…

  19. Cleuza Raspante Teixeira

    Sou escrava por amor de Jesus e de Maria. Minha consagração foi 24/06/12. Estou muito feliz, entreguei tudo a ela, recebo graças todos os dias na minha vida e de minha família. Obrigada mãe por me ajudar a caminhar rumo a morada celeste. Te amo, Mãezinha do Céu. Cleuza/Ipatinga Mg

  20. Minha mãe e Rainha Tres Vezes Admirável,entrego minha familia em tuas mãos,pois sei que é MÃE e tudo fará para fazê-los felizes! 11/07/2012

  21. que nossa Senhora abencoe os meus filhos e rstante familia

  22. Suzana Santos RIbeiro

    Oh Maria medianeira de todas as graças, eu entrego eu e minha família sob a sua proteção e também todos os nossos familiares, afilhados e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com