Recomendações para a consagração a Maria

São Luís Maria faz algumas recomendações para a consagração ou renovação da consagração a Virgem Maria.

Recomendações para a consagração a Virgem MariaAproxima-se o grande dia para aqueles que se consagração a Virgem Maria, ou renovam, no dia 08 de dezembro, por isso apresentamos algumas recomendações que São Luís Maria Grignion de Montfort faz, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“. As principais recomendações de São Luís Maria para nós que nos consagramos ou renovamos nossa consagração a Maria é que, se possível, nos confessemos durante esta semana, e que a consagração, ou renovação, deve ser feita de preferência durante a celebração da Eucaristia (cf. TVD 231). Será muito bom que nos confessemos antes e façamos a nossa consagração ou renovação durante a Santa Missa, porém se não for possível, isso não impede que nos consagremos ou renovemos a consagração a Virgem Maria.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Caso não possamos confessar-nos antes, isso não impede que façamos a consagração ou renovação. Caso também não pudermos participar da Eucaristia no dia, podemos fazer nossa consagração ou renovação numa capela ou oratório, ou ainda diante de uma imagem de Nossa Senhora. Pois, a consagração é um ato interior de entrega a Jesus Cristo e a Virgem Maria. A verdadeira devoção é interior, pois “parte do espírito e do coração; provém da estima que se tem à Santíssima Virgem, da alta ideia que se forma das suas grandezas e do amor que se lhe consagra” (TVD 106).

Segundo São Luís, no fim das três semanas de preparação, devemos confessar (cf. TVD 231). No dia da consagração, devemos comungar na intenção de nos dar inteiramente a Jesus Cristo na qualidade de escravos de amor, pelas mãos da Virgem Maria (cf. TVD 231). Depois da comunhão, que nos esforçaremos por fazer tudo segundo o método indicado no número 266 do Tratado, dizemos a fórmula da consagração (cf. TVD 231). Deveremos escrever a fórmula de próprio punho ou pedir para alguém escrever, se esta não estiver impressa, e assiná-la no mesmo dia que fizermos a consagração (cf. TVD 231). Para as pessoas que renovam a sua consagração, não é necessário escrever novamente a fórmula, mas apenas renovar o ato de consagração.

São Luís Maria recomenda que no dia da consagração paguemos algum tributo a Jesus Cristo e a Virgem Maria: “será bom que nesse dia paguem algum tributo a Jesus Cristo e a sua Santíssima Mãe, quer como penitência da sua passada infidelidade às promessas do Batismo, quer para protestar a sua dependência do domínio de Jesus e Maria. Esse tributo será segundo a devoção e a capacidade de cada um. Poderá ser um jejum, uma mortificação, uma esmola, uma vela. Ainda mesmo que não dessem mais que a homenagem de um alfinete, mas de todo o coração, isso bastaria, pois Jesus só olha a boa vontade” (TVD 232).

Como última recomendação, depois de consagrados a Jesus Cristo e a Virgem Maria na qualidade de escravos de amor, São Luís nos ensina que devemos renovar a nossa consagração pelos menos uma vez por ano, no mesmo dia em que nos consagramos, fazendo as mesmas práticas durante três semanas (cf. TVD 233). Montfort nos ensina que podemos renovar tudo o que fizemos todos os meses, ou até mesmo todos os dias, com estas breves palavras: “Eu sou todo Vosso e tudo o que tenho Vos pertence, ó meu amável Jesus, por Maria, Vossa Santa Mãe!” (TVD 266).

Assim, como nos recomendou São Luís Maria, nos esforcemos para fazer uma boa confissão e nos preparemos bem para fazer a nossa consagração ou escravidão de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria, ou para renová-la. Como também nos recomendou o Santo, paguemos algum tributo a Jesus Cristo e a Virgem Maria, ainda que a homenagem de um pequeno alfinete de todo o coração, pois Jesus só olha a boa vontade com que lhe oferecemos (cf. TVD 232).

Comments

comments