A consagração e o amor ao próximo

São Luís Maria afirma que a consagração a Virgem Maria causa grandes vantagens para o próximo.

A consagração a Virgem Maria e o amor ao próximoNo quinto capítulo do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, São Luís Maria Grignion de Montfort diz que um dos motivos para nos comprometer a abraçar consagração total a Jesus por Maria, são os grandes bens que dela receberá nosso próximo (cf. TVD 171). Por esta devoção, exercemos grande caridade para com o próximo, pois a fazemos pelas mãos de Maria. Oferecemos ao próximo “o que temos de mais caro, ou seja, o valor satisfatório e impetratório de todas as nossas boas obras, sem excluir o mínimo bom pensamento ou o mais leve sofrimento” (TVD 171).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Quando nos consagramos a Nossa Senhora, consentimos que todas as satisfações, passadas, presentes e futuras, sejam aplicadas, segundo a vontade da Virgem Maria, pela conversão dos pecadores, ou pela libertação das almas do Purgatório. Isto é amar perfeitamente o nosso próximo, é ser verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, que se reconhece pela caridade (cf. Jo 13, 35). Este é um “meio de converter os pecadores sem perigo de vaidade, e de libertar as almas do Purgatório quase sem fazer mais nada além do que nos impõem os deveres de estado” (TVD 171).

A conversão de um pecador, ou a libertação de uma alma do Purgatório, “é um bem infinito, maior do que criar o Céu e a Terra, pois é dar a uma alma a posse de Deus” (TVD 172). Quando oferecemos as nossas boas obras a Jesus pelas mãos de Maria, estas recebem um aumento de pureza e, por isso, de mérito e de valor satisfatório e impetratório. Nossos sacrifícios tornam-se “muito mais eficazes para aliviar as almas do Purgatório e converter os pecadores do que se não passassem pelas mãos virginais e generosas de Maria” (TVD 172).

O pouco que oferecemos pela Virgem Maria, sem interesse próprio, torna-se capaz de aplacar a cólera de Deus e alcançar a sua misericórdia. Na hora da morte, uma pessoa que foi realmente fiel a esta consagração, verá que livrou muitas almas do Purgatório e converteu muitos pecadores, mesmo que não tenha feito nada de extraordinário. “Que alegria no momento do juízo! Que glória para a eternidade!” (TVD 172), exclama São Luís Maria.

Assim, a consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, segundo o método do Tratado da Verdadeira Devoção, é um meio excelente de fazer caridade para com nosso próximo. Ousamos dizer que oferecer as nossas boas obras através desta consagração é a forma mais perfeita da caridade cristã, pois oferecemos nossos sacrifícios por pessoas que não sabemos nem sequer quem são. Sabemos apenas que oferecemos nossas obras pelos pobres pecadores e pelas almas do purgatório. Tendo em vista a excelência, a grandeza desta consagração, ofereçamos nossas ofertas e sacrifícios pelas mãos da Virgem Maria, para que, com ela, nos alegremos eternamente no Reino dos Céus.


Comments

comments