A Consagração a Maria e a transformação em Jesus Cristo

São Luís Maria afirma que a consagração a Virgem Maria é capaz de transformar os seus fiéis devotos em Jesus Cristo.

A Consagração a Virgem Maria é capaz de nos transformar em Jesus CristoSão Luís Maria Grignion de Montfort ensina, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, que a consagração a Virgem Maria é capaz de transformar os devotos fiéis em Jesus Cristo. Muitas almas piedosas procuram Jesus por outras vias, mas frequentemente, depois de ter trabalhado bastante durante a noite, podem dizer: “Embora tenhamos trabalhado durante toda a noite, não apanhamos nada” (Lc 5, 5). Porém, no caminho imaculado de Maria, na consagração total a Jesus por Maria, “trabalha-se de dia, trabalha-se num lugar santo e trabalha-se pouco” (TVD 218).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Segundo São Luís Maria, “os santos são moldados em Maria” (TVD 219). Em Maria, não há noite, pois nela não houve nem a menor sombra do pecado. “Maria é um Lugar Santo, o Santo dos Santos, onde os santos são formados e moldados” (TVD 218). Para fazer uma imagem perfeita, é necessário que o escultor seja bom e trabalhe muito, mas para faze-la a partir de um molde é mais fácil e rápido. Nossa Senhora é a “Fôrma de Deus” (Santo Agostinho), na qual é formado Jesus Cristo de forma mais fácil e rápida. Pois, dependemos de Maria, que é a forma perfeita e da nossa entrega, deixando-nos moldar por ela.

Os diretores espirituais e as pessoas devotas, que querem formar Jesus Cristo em si ou nos outros por outras práticas, podem ser comparados a escultores. Estes, confiando na sua capacidade e na sua arte, usam suas ferramentas para esculpir a pedra, a madeira, ou outros materiais duros, para fazer uma imagem de Jesus Cristo. Porém, às vezes estes não conseguem representar Jesus por falta de conhecimento Dele ou por causa de um golpe mal dado, que estragou a obra. Ser transformado à imagem de Cristo, através de um escultor, se mostra muito difícil e perigoso.

O método ensinado por São Luís, que ao invés da escultura usa um molde, se mostra fácil e sem riscos, pois tem na Virgem Maria um molde perfeito. Aos que abraçam este segredo de graça, Montfort “comparo-os, com razão, a fundidores e moldadores que acharam a Fôrma tão bela de Maria, na qual Jesus Cristo foi natural e divinamente formado” (TVD 220). Estes não confiam na sua própria habilidade ou na habilidade de outros, mas somente na perfeição da Fôrma, lançando- se e perdendo-se em Maria, para se tornarem o retrato vivo de Jesus Cristo.

Assim, para sermos moldados à imagem de Jesus Cristo, precisamos nos lançar na Fôrma, que é a Virgem Maria, em estado líquido. Precisamos ser dóceis e deixarmos ser moldados por Nossa Senhora e isso se dá principalmente pela fidelidade às práticas interiores e exteriores da consagração. São Luís Maria diz que devemos destruir e fundir em nós o velho Adão, para que em Maria sejamos transformados no Novo Adão, que é Jesus Cristo.

Comments

comments