A consagração e a participação na fé de Maria

A consagração, segundo o método de São Luís, nos faz participar da fé da Virgem Maria.

São Luís Maria ensina que, pela consagração, participamos da fé da Virgem Maria.São Luís Maria Grignion de Montfort ensina, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, que o justo e fiel consagrado, escravo de amor, vive da fé em Jesus e Maria (cf. TVD 109). A fé da Virgem Maria é viva. Pela fé, ela acreditou na palavra do Anjo (cf. Lc 1, 35). Maria acreditou fielmente, constantemente. Ela permaneceu fiel até o fim, junto à cruz de Jesus (cf. Jo 19, 25-27), no Calvário (cf. TVD 260). Nossa Senhora é portadora de uma fé que não se abala diante dos sofrimentos e das tribulações.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Pela fidelidade à consagração, Nossa Senhora faz os seus consagrados participarem da sua fé, “que foi a maior que já houve na Terra, maior até que a dos Patriarcas, Profetas, Apóstolos e todos os Santos” (TVD 214). Hoje, ela reina nos Céus, por isso, já não tem essa fé. Na eternidade, a Virgem Maria vê claramente todas as coisas em Deus, pela luz da Sua glória (cf. 1 Cor 13, 8-13). “No entanto, por permissão do Altíssimo, não perdeu a sua fé ao entrar na glória: guardou-a a fim de conservá-la na Igreja militante para os seus mais fiéis servos e servas” (TVD 214).

Nossa Senhora é guardiã da fé, por isso, quanto mais benevolência conseguimos dela, mais pura será a nossa fé em todos nossos atos. Pela Virgem Maria, temos uma fé pura, que nos faz despreocupados com o que é sensível e extraordinário, ou seja, com as coisas materiais e com os acontecimentos desta vida. Ela nos dá uma fé viva e animada pela caridade, que nos leva a fazer tudo movidos somente pelo puro amor de Deus. Por Maria, temos uma fé firme e sólida como um rochedo, que nos fará permanecer constantes e firmes no meio das tempestades e tormentas.

A Virgem Maria dá aos seus consagrados uma fé ativa e penetrante que, como uma chave misteriosa, nos dará entrada em todos os mistérios de Jesus Cristo, nos novíssimos do homem (a morte, o juízo particular, o purgatório, o céu e o inferno), e no coração do próprio Deus. Pela devoção a Nossa Senhora, temos uma fé corajosa, sem hesitações, que nos fará começar e terminar grandes coisas pela causa de Deus e pela salvação das almas.

Pela devoção a Santa Mãe de Deus, somos portadores de uma fé reluzente, que será a nossa tocha luminosa nos caminhos da vida. Esta fé será a nossa vida divina, o nosso tesouro escondido da divina Sabedoria, a nossa arma onipotente. A fé nos servirá “para iluminar os que estão nas trevas e sombras da morte, para abrasar os que são mornos e precisam do ouro ardente da caridade, para dar vida aos que morreram pelo pecado” (TVD 214). Esta fé também nos servirá para tocar e prostrar, com palavras doces e poderosas, os corações mais endurecidos e para resistir ao demônio e a todos os inimigos da salvação.

Assim, os consagrados a Virgem Maria são homens e mulheres de fé, que permanecem de pé junto a cruz de seu Filho Jesus Cristo. Ao nos consagrar a Santíssima Virgem, ela nos comunica a sua fé e nos tornamos portadores de sua fé inabalável. Os devotos de Nossa Senhora não se deixam abalar pelos sofrimentos da vida, pois confiam inteiramente nela e em seu Filho. Por isso, nos consagremos inteiramente, de corpo e alma, a Jesus Cristo pelas mãos de sua Mãe Santíssima. Pela consagração, Maria nos dá uma fé inabalável, que nos sustentará, para que, como ela, sejamos fiéis até o fim. Pelos caminhos da fé, Nossa Senhora noz conduz a Jesus Cristo, à salvação, ao Reino dos Céus.

Comments

comments