Síntese do Capítulo I do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

Qual a necessidade da consagração a Maria?São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“, afirma que a Virgem Maria é menor que um átomo em comparação com Deus e que Ele não teve nem tem necessidade dela para o cumprimento de Seus desígnios (cf. TVD 14). Porém, o Santo também diz que o Senhor quis começar e terminar suas maiores obras através de Nossa Senhora e, sendo Deus, não muda seus sentimentos e sua conduta (cf. TVD 15).

Deus Pai enviou ao mundo o Seu Filho Jesus Cristo, que foi gerado na Virgem Maria, pelo Espírito Santo. O Espírito serviu-se de Maria para gerar, n’Ela e por Ela, Jesus Cristo, cabeça da Igreja e nós, os Seus membros (cf. TVD 21). Por sua vez, o “Filho comunicou à sua Mãe tudo o que adquiriu pela sua vida e morte, os Seus méritos infinitos e as suas admiráveis virtudes” (TVD 24). Por Maria, recebemos os dons e as graças alcançados por Cristo. Pois, essa é a vontade de Deus: que tudo recebamos pelas mãos de Maria (cf. TVD 25).

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Jesus Cristo, cabeça da Igreja foi gerado pela Virgem Santíssima, por isso, cada um de nós, Seus membros, devemos ser gerados por ela (cf. TVD 32). Mais ainda, somos guardados, alimentados, sustentados e criados por ela (cf. TVD 33). O Espírito quer que a Virgem Maria reproduza em nós as raízes da sua fé invencível, da sua humildade profunda, da sua mortificação universal, da sua oração sublime, da sua ardente caridade, da sua firme esperança e de todas as suas virtudes (cf. TVD 34).

Quando o Espírito Santo encontra a Virgem Maria numa alma, Ele vai para ela e comunica-lhe mais abundantemente suas graças quanto maior for o lugar que esta alma dá à sua Esposa (cf. TVD 36). Nossa Senhora recebeu de Deus um grande poder sobre as almas dos eleitos, mas ela não pode unir-se ao Espírito na obra da graça em nós sem que lhe demos poder para isso (cf. TVD 37). Tal poder é concedido por nós através de nossa consagração total a Maria.

A devoção a Santíssima Virgem, por vontade e disposição de Deus, é necessária aos homens para alcançar a salvação. Por isso, a devoção a Maria não deve ser confundida com a devoção aos outros santos (cf. TVD 39). A consagração a Nossa Senhora é ainda mais necessária a quem deseja atingir uma íntima união com Deus e uma perfeita fidelidade ao Espírito Santo (cf. TVD 43).

São Luís Maria afirma que “a salvação do mundo começou por Maria, e é por Ela que se deve consumar” (TVD 49). Mais do que nunca, Deus quer que sua Mãe seja mais conhecida, amada e honrada. Isso acontecerá através dos escravos de amor da Virgem Maria. Eles serão “verdadeiros apóstolos dos últimos tempos, a quem o Senhor dará a palavra e a força para operar maravilhas e arrebatar gloriosos despojos ao inimigo” (TVD 58).

Leia também:

As verdades fundamentais da devoção a Virgem Maria.

9 Comentários

  1. Maria Cleide Bessa

    Entender bem o que é a Verdadeira devoção a Virgem Maria, só lendo o Livro: Tratado da Verdadeira Devoção a Virgem Maria! Eu estou lendo graças a Deus.

  2. a cancao nova so me traz paz

  3. Leitura do livro da Legião de Maria, fundada por São Luís Maria Grignion de Montfort.
    Livro todo dedicado a devoção e disciplina na vida com Maria Santíssima

  4. MARIA SEVERINA s santana

    eu ja recebi muitas graças de nossa senhora

  5. O que eu posso falar de Maria Santissíma,que eu a amo de verdade,como minha mãe do céu ,e da terra. Pois quando perdi a minha mãe com meus 10 anos,ficou um vazio muito grande dentro do meu coraçao de criança, que não intendia nada de morte. minha mãe mem estava doente e tinha completado 44 anos em 14 de outubro… e no dia 17 faleceu dormindo….pensa em criança desesperada.era eu…..entao pedi a pra Deus que NOSSA SENHORA FOSSE TBM MINHA MAE aqui na terra.Ela é ate hoje,e sempre me livrou de coisas incrivel.sinto sua presença real minha vida… EU AMO NOSSA SENHORA PARA SEMPRE.

  6. josé fernando mota

    a verdadeira decoção a Maria me traz muita paz interior ela é a minha paixão,e,me faz um bem enorme e que a paz de CRISTO E O AMOR DE MARIA REINE NO CORAÇÃO DE TODOS AMEM

  7. ivanete maria agra.

    COMO ME APEGUEI A NOSSA SENHORA,SEMPRE COLOCO MINHA MAEZINHA NA FRENTE DE TD.

  8. Só de ler ese texto ja sinto Nossa Senhora em meu coração, quero me entregar a ela, para que ela seja minha mediadora, minha mãe, minha fortaleza,e minha alegria!
    Canção Nova me ajuda todos os dias a eu não me perder.

  9. Misericordia” MINHA SENHORA E MÃE!! CONSAGRO ME e A MINHA FAMÌLIA E NÂO ME ESQUECER QUE OBSTÁCULOS, DOR, FAZ PARTE DO NOSSO CRESCIMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com