A perseguição aos cristãos na Bolívia

Nova lei praticamente criminaliza a religião na Bolívia, onde entrevemos a perseguição aos cristãos.

Os cristãos estão encurralados na Bolívia. O novo Código Penal do país criminaliza com penas de 7 a 12 anos de prisão o recrutamento de pessoas para organizações religiosas ou de culto. Um verdadeiro atentado à liberdade religiosa. O que deveria constar das manchetes jornalísticas e chamadas televisivas, no entanto, só foi abordado até o momento pelo jornal Gazeta do Povo.Nova lei praticamente criminaliza a religião na Bolívia, onde entrevemos a perseguição aos cristãos.

A íntegra da nova lei, promulgada no último mês de dezembro, encontra-se disponível na internet. O artigo em questão é o 88, inc. I, que criminaliza a trata de pessoas (em português, “tráfico”):

Será sancionada, com prisão de sete (7) a doze (12) anos e reparação econômica, a pessoa que, por si mesma ou através de terceiros, sequestrar, transportar, trasladar, privar de liberdade, acolher ou receber pessoas com alguns dos seguintes fins:

[…]

11. Recrutamento de pessoas para sua participação em conflitos armados ou em organizações religiosas ou de culto.

Assista ao vídeo: “Padre Paulo Ricardo fala sobre perseguição aos cristãos na Bolívia”:

O Código Penal boliviano e a criminalização da religião

A advogada e professora Janaína Paschoal foi entrevistada pelo jornal Gazeta do Povo e qualificou esse dispositivo do novo Código Penal boliviano como “assustador” e “inaceitável”:

Ainda que não se utilize expressamente a terminologia da criminalização da religião, é óbvio que é isso o que o dispositivo está fazendo, porque inclusive equipara o exercício da religião à luta armada […].

Uma vez entrando em vigor este Código, os líderes religiosos de quaisquer confissões — é importante que isso seja dito — passarão a ser presos. E as pessoas que professem as fés (sic), sejam elas quais forem, também passarão a ser presas, porque o dispositivo é extremamente aberto e fica evidente que está havendo uma criminalização. Isso é inaceitável, não só à luz das Constituições nacionais, mas à luz de todos os tratados internacionais. É o caso de denunciar, sim, aos tribunais internacionais. Ainda não tem uma lesão efetiva aos direitos fundamentais desses indivíduos, mas a própria edição dessa lei já constitui uma lesão.

Os regimes comunistas e a perseguição aos cristãos

É importante destacar que, embora o artigo em questão não especifique credo nenhum, em um país com maioria esmagadora de cristãos — um censo recente feito na Bolívia fala de 78% de católicos e 19% de protestantes —, não há dúvida de que o alvo pretendido por esta lei iníqua não é outro senão o cristianismo.

Os cristãos, por sua vez, captaram bem a mensagem do texto legal, como se pode ver nos vídeos abaixo:

Assista ao vídeo: “‘Con el nuevo Código Penal nos prohiben predicar en las calles’: pastor evangélico Bolivia”:

Assista ao vídeo: “Conferência Episcopal Boliviana fala sobre o regime comunista implantado na Bolivia”:

Será talvez necessário explicitar qual a ideologia por trás desse atentado à liberdade religiosa? Por que Evo Morales pretende mandar à cadeia bispos, sacerdotes e pastores simplesmente por pregarem o Evangelho?

Uma comparação feita pelo sítio católico espanhol Actuall talvez nos ajude a entender melhor a natureza do problema. O que está acontecendo hoje na Bolívia se parece muito com atitudes tomadas por ditadores como Mao Tsé-Tung e Stálin, ambos comunistas. Não sem razão Evo Morales pertence a um partido denominado Movimiento al Socialismo e, à semelhança de outra ditadura da América Latina, pretende prolongar-se indefinidamente no poder. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Regimes comunistas nunca conseguiram conviver bem com a liberdade religiosa, muito menos com a religião cristã.

A perseguição aos cristãos e o silêncio da mídia

Esse mesmo Código Penal contém muitos outros absurdos — que estão levando inúmeros jovens bolivianos às ruas —, mas isso talvez fosse oportunidade para uma outra matéria. O que interessa saber, por ora, é que a perseguição ao cristianismo, já fortíssima em determinadas partes do mundo, agora começa a se expandir também para a América Latina, em países que fazem fronteiras com o nosso.

É evidente que ninguém está falando de decapitações e crucificações, como acontece em países islâmicos, mas o que se passa aqui, ao nosso lado, já é aterrorizante o suficiente e, como sabemos, é assim que as perseguições escancaradas e as grandes matanças começam.

Os cristãos estão sendo encurralados na Bolívia. Mas, curiosamente — alguns diriam —, tragicamente — dizemos nós —, nos meios de comunicação ninguém fala absolutamente nada.

Fonte: PADRE PAULO RICARDO. Cristãos encurralados na Bolívia.

Rezemos pelos nossos irmãos em Jesus Cristo que são perseguidos na Bolívia, que estão encurralados pela terrível lei recém aprovada. Rezemos também pelos cristãos perseguidos pelo mundo inteiro, principalmente nos países comunistas e islâmicos. Ofereçamos nossas penitências e sacrifícios por tantos cristãos perseguidos pelo mundo inteiro. Por fim, ajudemos instituições como a ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), que presta um serviço inestimável aos mais necessitados, inclusive àqueles que se encontram em países onde há perseguição contra os cristãos.

Oração do Patriarca Caldeu Louis Raphael Sako

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em Vosso nome, e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos, nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a vós com total confiança, pedindo-lhe a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajude-nos, Pai, em nome de seu Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem. Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, pedimos-lhe, Pai, para mudar a nossa situação – como vosso filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém[1].

Links relacionados:

TODO DE MARIA. Nossa Senhora e a perseguição contra os cristãos.
TODO DE MARIA. Nossa Senhora e seu auxílio nas perseguições.
TODO DE MARIA. O drama dos cristãos perseguidos pelo mundo.

Referência:


Comments

comments