A preparação para a consagração a Maria

Recomendações para os trinta dias de preparação da III Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria.

Saiba como preparar-se para a consagração total a Nossa Senhora.Seguindo os passos do Beato Papa João Paulo II, no dia 08 de novembro de 2012 (quarta), tem início os trinta dias de preparação da III Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria. A partir de hoje, as pessoas que se estudaram o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, para fazer ou renovar a sua consagração a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria, segundo método de São Luís Maria Grignion de Montfort, começam a preparar-se. A consagração, ou renovação, será no dia 08 de Dezembro de 2012, na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Durante esses trinta dias, nos voltamos ainda mais a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Santíssima, para nos preparar para fazer ou renovar a consagração total. Nesse tempo, somos convidados a aprofundar nosso conhecimento do Tratado e fazer as orações propostas pelo próprio São Luís Maria. Aqueles que quiserem, além das orações, podem recorrer aos livros de “Exercícios Espirituais para a Total Consagração à Santíssima Virgem”.

Nos doze dias preliminares (de 08 à 19/11), somos chamados a nos desapegar do espírito do mundo (cf. TVD 227), do gosto pelas riquezas, pelo poder, pelo prazer, pelas vaidades e glórias deste mundo. Somos chamados à santidade, por isso, devemos nos desapegar de tudo que nos afasta do caminho de santificação, que nos leva a Jesus Cristo.

Na primeira semana (de 20 à 25/11), dedicamos todas as suas orações e atos de piedade para pedir o conhecimento de nós mesmos e o arrependimento de nossos pecados, em espírito de humildade (cf. TVD 228). Nesses seis dias, somos chamados a fazer um profundo exame de consciência, buscando reconhecer em nós aquilo que são Luís chama de “fundo mau” (TVD 78-79). Para ajudar nesse processo, recomendamos a leitura desse números (228; 78-79) do Tratado.

Na segunda semana (de 26/11 à 01/12) nos aplicaremos todas as orações e obras de cada dia, para conhecer a Virgem Maria. Pediremos este conhecimento ao Espírito Santo. São Luís também recomenda a leitura e a meditação do que ele escreveu sobre Nossa Senhora (cf. TVD 229). Padre Júlio Maria de Lombaerde, no seu livro “O Segredo da Verdadeira Devoção para com a Santíssima Virgem”, afirma que devemos conhecer a pessoa de Maria, a sua missão, as suas graças, as suas virtudes e os seus privilégios, para que conhecendo-a melhor possamos honrá-la e amá-la como ela merece ser honrada e amada.

Na terceira e última semana (de 02 a 07/12), empregaremos nosso tempo e nossas orações em conhecer Jesus Cristo. Para isso, poderemos ler e meditar o que São Luís escreveu a respeito e ler a oração de Santo Agostinho (TVD 67). O São Luís Maria diz que podermos dizer e repetir, com ele, “mil e mil vezes ao dia: ‘Senhor, que eu Vos conheça!’ Ou então: ‘Senhor, fazei que eu veja quem sois Vós!’” (TVD 230).

No dia 08 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, em comunhão com todos os participantes da III Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria, façamos a nossa consagração total a Jesus pelas mãos de nossa Mãe Santíssima. São Luís recomenda que, no final da preparação nos confessemos antes de fazer a consagração. Esta entrega total a Jesus por Maria deve ser feita, preferencialmente, na Santa Missa, depois da comunhão, com a leitura do ato de consagração e a assinatura da folha com a fórmula, que pode ser escrita a mão (cf. TVD 231). Nos coloquemos juntos em oração, para que nos preparemos bem para nossa entrega total a Nosso Senhor Jesus Cristo pelas da Sua Mãe, Maria Santíssima.

As pessoas que desejarem participar da III Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria, divulgada no site do Consagra-te, deverão preencher o formulário de inscrição (Obs: o Padre Paulo Ricardo oferecerá o nome de todos os participantes desta Campanha na Santa Missa por ele celebrada em Cuiabá-MT, no dia 08/12/2012). Quem desejar participar desta Eucaristia, presidida pelo Padre Paulo, deve preencher o cadastro confirmando sua presença, para que os organizadores preparem o local da celebração. As pessoas que precisam de hospedagem poderão se informar pelo e-mail: alojamento@consagrate.com e as dúvidas poderão ser tiradas pelo e-mail: duvidas@consagrate.com

Comments

comments