Como ser fiel nas perseguições?

“De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal” (2 Cor 4, 11).

Como sermos fiéis a Jesus Cristo nas perseguições?Quem de nós ainda não foi perseguido de alguma forma por ser católico? São Paulo nos fala sobre essa dura realidade à qual não há como escapar. Como cristãos seremos perseguidos, não por nós mesmos, mas por causa de Cristo. Na história da Igreja, milhares de cristãos foram perseguidos e mortos simplesmente pelo fato de seguirem a Cristo, por pregarem o Seu Evangelho. Ainda hoje, em muitos países, cristãos continuam a ser perseguidos e mortos, como no Vietnã e alguns países da África.

Depois de dois mil anos de história do cristianismo, por que ainda existem perseguições como essas? Por que Jesus Cristo permite que pessoas sejam perseguidas e até mortas por causa Dele?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Essa pergunta o próprio São Paulo nos responde: para que a vida de Jesus seja manifestada em nós! (cf. 2Cor 4, 11). Quando somos perseguidos e mortos, a vida de Jesus se manifesta em nós. São Paulo glorificava a Deus pelas cadeias, pelas prisões, pelos açoites, pelos sofrimentos por causa de Cristo, porque a vida de Cristo se manifestava nele. Isso era a causa da sua alegria!

Cristo veio ao mundo para dar a vida em resgate de muitos (cf. Mt 20, 28) e quando damos a vida por Ele, sua vida se manifesta em nós. Por isso, quando Paulo estava sendo perseguido por causa de Jesus, ele pode dizer: “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Ele disse isso porque sabia que estava sendo perseguido por causa de Jesus e suportava os sofrimentos porque Cristo sofria nele.

Olhando para o testemunho de Paulo e tantos outros mártires, não há como não ficarmos temerosos, como ficaram com medo todos os discípulos de Jesus. Como então esses homens foram capazes de dar a vida por causa de Jesus? Como podemos ter a coragem de entregar toda a nossa vida a Deus? Existem basicamente três caminhos para enfrentar as perseguições: podemos ser “corajosos” e enfrentar sozinhos; podemos pedir auxílio diretamente para Deus; e podemos seguir o caminhos dos Apóstolos, unindo-nos na oração em comum, com a Virgem Maria, para pedir o Espírito Santo.

Somente depois disso é que os Apóstolos e discípulos de Jesus começaram a pregar o Evangelho com destemor. A partir disso, muitos começaram a ser perseguidos, mas suportaram porque o Espírito de Deus estava com eles. Este é o segredo para entregar a vida por Cristo, para que a Sua vida se manifeste em nós: devemos estar unidos em oração comunitária, juntamente com a Virgem Maria (cf. At 1, 14), para que o Espírito de Deus se manifeste em nós.

Não deixemos de nos unir em comunidade para orar, juntamente com Nossa Senhora, para pedir que o Espírito Santo nos dê força para testemunhar Jesus Cristo, dando a vida se for necessário. Foi assim no passado, com os apóstolos e discípulos de Jesus, e continuará a ser dessa forma. Deus não muda seu modo de agir, nos diz São Luís Maria. Se queremos que a vida de Jesus se manifeste em nós, unamo-nos em oração, juntamente com a Virgem Maria, para pedir o Espírito Santo sobre nós. Pois, somente pelo Espírito é que poderemos dar a vida por Jesus Cristo.

Comments

comments