Saiba o que é o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, qual o seu significado e quais as exigências para quem o recebe.
Muitas pessoas usam o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, mas infelizmente não sabem o seu real significado e quais as exigências para quem o recebe. A maioria das pessoas o recebe apenas como um simples sinal sacramental. Mas, o Escapulário é muito mais do que um sinal. Ele é um sinal de uma consagração, de um compromisso com Jesus Cristo e com a Virgem Maria.
O Escapulário é uma impressionante forma de devoção de muitos fiéis católicos. Sua origem está ligada ao hábito dos carmelitas, que se compõe de um grande escapulário. Este foi adaptado, diminuído e geralmente é adornado das figuras de Jesus e de Maria, para vestir o fiel leigo e os clérigos não carmelitas. Nossa Senhora, em aparição ao prior da Ordem do Carmo, São Simão Stock, confirmou inúmeras graças aos que o portassem com a devida piedade e honrassem tão sagrado símbolo.
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
O Escapulário como sinal na vida humana
Vivemos num mundo feito de realidades materiais cheias de simbolismo: a luz, o fogo, a água…
Na vida de cada dia, existem experiências de relações entre os seres humanos, que exprimem e simbolizam coisas mais profundas, como: partilhar a comida (sinal de amizade); participar de uma manifestação de massa (sinal de solidariedade); celebrar junto de uma festa nacional (sinal de identidade).
Temos necessidade de sinais ou símbolos que nos ajudem a compreender e a viver os fatos mais conscientes daquilo que somos como pessoas e como grupos.
O Escapulário como sinal da vida cristã
Nosso Senhor Jesus Cristo é o grande dom e o sinal do amor do Pai (cf. Jo 3, 16). O Senhor estabeleceu a Igreja Católica como sinal e instrumento do seu amor. Na vida cristã, também existem sinais. Jesus os utilizou: o pão, o vinho, a água, para nos fazer compreender realidades superiores que não vemos e não tocamos. Na celebração da Eucaristia e nos demais sacramentos (Batismo, Confirmação, Reconciliação, Matrimônio, Ordem Sacerdotal, Unção dos Enfermos), os símbolos (água, óleo, imposição das mãos, alianças), exprimem o seu significado e introduzem-nos numa comunicação com Deus, presente através deles. Além dos sinais litúrgicos, existem na Igreja outros ligados a um acontecimento, a uma tradição, a uma pessoa.
O Escapulário como sinal mariano
Um dos sinais da tradição da Igreja Católica, há sete séculos, é o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.
É um sinal aprovado pela Igreja e aceite pela Ordem do Carmo como manifestação extrema de amor a Virgem Maria, de confiança filial nela e do compromisso de imitar a sua vida. A palavra “Escapulário” indica uma vestimenta que os monges usavam sobre o hábito religioso durante o trabalho manual. Com o tempo assumiu um significado simbólico: o de carregar a cruz de cada dia, como os discípulos e seguidores de Jesus Cristo. Em algumas ordens religiosas, como no Carmo, o Escapulário tornou-se um sinal da sua identidade e vida. O Escapulário simbolizou o vínculo especial dos carmelitas com Maria Santíssima, a Mãe do Senhor, que exprime a confiança na sua materna proteção e o desejo de imitar a sua vida de doação ao Filho de Deus e ao próximo. Dessa forma, o Escapulário transformou-se num sinal mariano.
O Escapulário como sinal distintivo da Ordem do Carmo
Na Idade Média, muitos cristãos queriam associar-se às ordens religiosas fundadas naquele tempo: franciscanos, dominicanos, agostinianos, carmelitas. Surgiram também grupos de leigos associados a eles, por meio das confraternidades.
Todas as ordens religiosas desejavam dar aos leigos um sinal de afiliação e participação do próprio espírito e do próprio apostolado. Este sinal era constituído de uma parte do hábito: a capa, o cordão, o Escapulário.
Entre os carmelitas, estabeleceu-se o Escapulário como o sinal de afiliação à Ordem e expressão da sua espiritualidade.
O valor e o significado do Escapulário do Carmo
O Escapulário funda as suas raízes na tradição da Ordem do Carmo, que o interpretou como sinal da proteção materna de Maria Santíssima. Ele contém, em si mesmo, a partir desta experiência plurissecular, um significado espiritual aprovado pela Igreja Católica.
O Escapulário representa uma consagração, um compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo. Este compromisso tem a sua origem no sacramento do Batismo, que nos transforma em filhos de Deus.
Pelo Escapulário, a Virgem Maria nos ensina a:
1) Viver abertos a Deus e à sua vontade, manifestada nos acontecimentos da vida;
2) Escutar a Palavra de Deus na Bíblia e na vida, a crer nela e a pôr em prática as suas exigências;
3) Orar em todo momento descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
4) Viver próximos aos nossos irmãos na necessidade e a solidarizar-se com eles.
Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “A Espiritualidade Carmelitana e a Virgem Maria”:
O significado do Escapulário do Carmo:
O Escapulário nos introduz na fraternidade do Carmelo, comunidade de religiosos e religiosas, presentes na Igreja Católica há mais de oito séculos, e compromete a viver o ideal da família carmelita: a amizade íntima com Deus através da oração;
O Escapulário nos coloca diante do exemplo dos santos e das santas com os quais estabelecemos uma relação familiar, de irmãos e irmãs;
O Escapulário exprime a fé no encontro com Deus na vida eterna, pela intercessão da Virgem Maria e pela sua proteção.
Normas práticas para o uso do Escapulário do Carmo:
O Escapulário é imposto só uma vez por um sacerdote ou uma pessoa autorizada, com uma fórmula própria.
O Escapulário pode ser substituído por uma medalha que tenha a imagem do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo.
O Escapulário compromete com uma vida autêntica de cristãos que se conformam às exigências evangélicas, recebem os sacramentos, professam uma especial devoção à Santíssima Virgem, expressa ao menos pela recitação diária de três Ave-Marias.
O Escapulário do Carmo não é:
1) Um sinal de proteção mágica, um amuleto;
2) Uma garantia automática de salvação;
3) Uma dispensa de viver as exigências da vida cristã.
O Escapulário é um sinal:
1) Aprovado pela Igreja Católica há sete séculos;
2) Que representa o compromisso de seguir Jesus como Maria:
– Abertos a Deus e à sua vontade;
– Guiados pela fé, pela esperança e pelo amor;
– Próximos dos necessitados;
– Orando em todos os momentos e descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
– Que introduz na família do Carmelo;
– Que alimenta a esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção de Maria e sua intercessão.
Oração de bênção do Escapulário
O ministro, com as mãos estendidas, diz:
Senhor nosso Deus, autor da santidade e seu aperfeiçoador, que chamais à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade os que fizestes renascer da água e do Espírito Santo, olhai com benevolência para estes vossos servos que receberam com devoção o Escapulário do Carmo e vão usar diligentemente como sinal de consagração a Nossa Senhora do Carmo. Fazei que sejam imagem de Cristo, vosso Filho, e, terminada a sua passagem por esta vida, com a ajuda da Virgem Mãe de Deus, sejam admitidos na alegria da vossa morada celeste. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
R. Amém.
Faz-se a aspersão com água benta[1].
Fórmula breve para imposição do Escapulário
Recebe este Escapulário sinal de união especial com Maria, a Mãe de Jesus, a quem te empenharás em imitar. Este Escapulário te recorde a tua dignidade de cristão a tua dedicação ao serviço dos outros e à imitação de Maria. Usa como sinal da sua proteção e como sinal da tua pertença à família do Carmelo, disposto a cumprir a vontade de Deus e a empenhar-te no serviço pela construção de um mundo que responda ao seu plano de fraternidade, justiça e paz[2].
Links relacionados:
PADRE PAULO RICARDO. Como usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo?
PADRE PAULO RICARDO. Festa de Nossa Senhora do Carmo.
TODO DE MARIA. A Senhora do Carmo e as aparições de Fátima.
Rito de benção e imposição do Escapulário (em formato .pdf).
Referências:
[1] SALVEM A LITURGIA. O rito da imposição do escapulário.
[2] ORDEM DO CARMO. O Escapulário do Carmo.