O Tesouro escondido por Deus

Deus escondeu um valiosíssimo Tesouro no campo da história da humanidade.

O Tesouro escondido por Deus

Ícone do Cristo Pantocrator

Em seu desígnio de amor, Deus nos predestinou para encontrar o mais valioso Tesouro que a humanidade já encontrou, e jamais encontrará igual ou maior, em sua história. O Senhor nos chamou, não para uma vida triste e sem sentido, mas para a felicidade eterna, “para a salvação, de acordo com o projeto de Deus”1. O Senhor reservou para nós grandes coisas, que nem mesmo os profetas e os grandes reis de Israel receberam. O Pai destinou para nós um grande Tesouro, que nem mesmo Salomão, com suas grandes riquezas, teve posse. Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho Jesus Cristo, para viver em justiça e santidade com Ele, em seu Reino de amor. Jesus é o Verbo de Deus encarnado, a Palavra de Deus feita carne, a parte que somos chamados a escolher por nossa herança2. Em Cristo, Deus nos chama a observar sua Palavra, pois a sua Lei, para nós “vale mais do que milhões em ouro e prata”3.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O rei Salomão não pediu para si longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas pediu a Deus “sabedoria para praticar a justiça”4, pediu um coração compreensivo, capaz de governar o povo de Israel e discernir entre o bem e o mal5. Por isso, em sua infinita bondade, o Senhor deu ao Rei um “coração sábio e inteligente”6, como nunca houve, nem haverá depois dele. Deus concedeu sabedoria a Salomão para que ele governe o povo da Antiga Aliança. A nós, povo da Nova Aliança, o Pai nos deu a Sabedoria eterna encarnada, nos deu Jesus Cristo, seu único Filho. Jesus é o coração sábio, inteligente e compreensivo por excelência, capaz de governar nossas vidas e nos dar o discernimento entre o bem e o mal.

Nem mesmo o grande rei Salomão recebeu Jesus, a Sabedoria encarnada, o Reino de Deus, que somos chamados a acolher em nossas vidas. Segundo Orígenes, Cristo é o Autobasileia, o Reino de Deus em pessoa7. O Senhor é o Reino dos Céus presente aqui na Terra, é o “tesouro escondido no campo”8 da história da humanidade. Nós, que encontramos este “Tesouro escondido”, cheios de alegria devemos vender nosso campo, que significa nos desapegar de todos os nossos bens deste mundo, para ficar somente com Ele. Jesus é a “Pérola de grande valor”9 que encontramos e, por isso, devemos vender todas as outras “pérolas” para comprá-La.

Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo sobre “O tesouro escondido no campo“:

Nós somos “aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre”10, que o Pai predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho, o Primogênito de uma multidão de irmãos. Somos “chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus”11 e Jesus Cristo, a Salvação em pessoa, a ressurreição e a vida12, quer entrar em nossa história. Deus nos predestinou para a Salvação, nos chamou para entrar no seu Reino de amor, em Jesus Cristo. Pois, no Salvador, Deus nos tornou justos e também nos glorificou13. A testemunha por excelência desta obra da redenção, que o Pai realizou pelo Filho, no Espírito Santo, é a Santíssima Virgem Maria. Pois, a Mãe de Jesus foi preservada da mancha do pecado, em vista dos méritos de seu Filho, viveu inteiramente para Deus durante a sua vida na Terra e está glorificada de corpo e alma nos Céus.

Em sua profunda humildade, Nossa Senhora acolheu o Menino Deus, a Sabedoria eterna e encarnada, que nem mesmo os grandes profetas e reis de Israel foram dignos de receber. Acolhamos também nós, num coração humilde semelhante ao de Maria, a Sabedoria encarnada, o Reino de Deus, que é Jesus, em nossas vidas. Ele é o Tesouro escondido durante séculos, que nós fomos predestinados para encontrar. Vendamos tudo, nos despeguemos dos bens deste mundo, para comprar o grande campo onde está o nosso grande Tesouro: Jesus Cristo. Acolhamos o grande projeto divino de salvação da humanidade para que, libertos dos nossos pecados, como a Santíssima Virgem sejamos glorificados com Deus no Reino dos Céus, “pelos séculos dos séculos. Amém”14. Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós!

Referências:

1 Rm 8, 28.

2 Cf. Sl 118, 57.

3 Sl 118, 72.

4 I Rs 13, 11.

5 Cf. I Rs 13, 9.

6 I Rs 13, 12.

7 Cf. RATZINGER, Joseph. Jesus de Nazaré: primeira parte. São Paulo: Planeta, 2007, p. 59.

8 Mt 13, 44.

9 Mt 13, 46.

10 Rm 8, 29.

11 Rm 8, 28.

12 PAPA JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Redemptoris Mater, 41, cf. DH 2803, o Papa Pio IX definiu solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, através da Bula Ineffabilis Deus, no dia 8 de dezembro de 1854; cf. DH 3903, o Papa Pio XII declarou e definiu solenemente o dogma da Assunção em corpo e alma da Virgem Maria à glória celestial, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, no dia 1 de novembro de 1950.

13 Cf. Rm 8, 30.

14 Cf. Ap 1, 6.

Comments

comments