Saiba como viver a consagração total, ou escravidão de amor, a Jesus Cristo e a Virgem Maria.
Como deve viver quem fez a consagração total a Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria? Como deve ser o dia-a-dia do consagrado a Nossa Senhora? Depois de nos consagrar a Virgem Maria, mesmo depois da preparação que fazemos antes, podemos ficar em dúvida de como viver a nossa consagração. Na prática, o que muda depois que nos consagramos é que confiamos tudo a Jesus Cristo pelas mãos maternas da Virgem Maria. Entregamos a Mãe da Igreja todos os nossos bens materiais e também todos os nossos bens espirituais. Além da entrega desses bens materiais e espirituais, a consagração a Virgem Maria exige de nós práticas exteriores, que são as orações e boas obras, e práticas interiores, que são as nossas atitudes interiores. Antes de falarmos dessas práticas interiores e exteriores, trataremos da consagração como perfeita renovação das promessas do Santo Batismo (cf. TVD 120; 126).
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos ensina que a consagração total a Virgem Maria é uma “perfeita renovação dos votos e promessas do Santo Batismo” (TVD 120). Isso significa que quando nos consagramos a Virgem Maria nos comprometemos a cumprir fielmente as promessas batismais. Renunciamos para sempre a Satanás, às suas pompas e suas obras, e nos damos inteiramente a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria, para O seguir, levando a minha cruz, todos os dias das nossas vidas. Assumimos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e prometemos nos esforçar para cumprir os Dez Mandamentos da Lei de Deus e os Cinco Mandamentos da Igreja.
Os Dez Mandamentos da Lei de Deus são:
1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
6º Não cometerás atos impuros.
8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.
9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.
10º Não cobiçarás os bens alheios.
Os Cinco Mandamentos da Igreja são:
1º Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho.
2º Confessar-se ao menos uma vez por ano.
3º Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição.
4º Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja.
5º Ajudar a Igreja em suas necessidades.
Como consagrados a Virgem Maria, devemos cumprir as promessas do nosso Batismo e entregar tudo a Jesus pelas mãos de Maria, assumindo as práticas exteriores e interiores da consagração. Dentre as práticas exteriores ensinadas por São Luís Maria no Tratado (TVD 115-117; 226-256; 266-273), destacamos algumas que julgamos as mais importantes. A primeira delas é o Santo Rosário ou Terço de Nossa Senhora, que é a principal arma espiritual da consagração. As cadeiazinhas ou correntes, que os consagrados trazem no pescoço, ou nas mãos, ou nos pés, ou na cintura, também são muito recomendadas pelo Santo de Montfort. A Coroinha de Nossa Senhora também é muito querida e recomendada por São Luís. Quanto às práticas interiores (cf. TVD 257-265), estas são “muito santificantes para aqueles que o Espírito Santo chama a uma alta perfeição. Consistem, numa palavra, em fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de mais perfeitamente as fazer por Jesus Cristo, com Jesus Cristo, em Jesus e para Jesus” (TVD 257).
Assim, para viver bem a nossa consagração a Jesus Cristo e a Virgem Maria, em primeiro lugar precisamos ser fiéis as nossas promessas do Batismo, ou seja, precisamos ser bons católicos, cumprindo os mandamentos de Deus e da Igreja. Além disso, precisamos de práticas exteriores, das quais destacamos o Terço, ou Rosário, e as cadeiazinhas ou correntes. Por fim, as práticas interiores dos consagrados a Nossa Senhora se resumem em fazer todas as nossas ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, para as fazer de modo mais perfeito por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus (cf. TVD 257).
Links relacionados:
TODO DE MARIA. A consagração a Maria e a comunhão.
TODO DE MARIA. As práticas da consagração a Nossa Senhora.
Eu não consigui obter as “cadeiazinhas”, uso um escapulário e sempre estou com o terço amarrado ao braço, é valido?
Caro Pedro,
Certamente que é válido, mas a corrente ou cadeiazinha tem um significado próprio, que diz mais da consagração que outros sinais exteriores. Se você quiser se aprofundar sobre o significado da corrente na consagração a Virgem Maria, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-e-o-uso-das-correntes/
Deus te abençoe e a Virgem Maria conduza sempre seus passos.
Natalino,
Blog Todo de Maria.
Eu comprei minha corrente na Canção Nova!
Paz e alegria.
Sou devoto da Virgem Santissima. Já li o tratado. Acho muito bonita a devoção que São Luiz Maria de Monfort nos ensina, só tenho um pouco de receio quanto a certas práticas exteriores de alguns consagrados. Por vezes demasiadas exteriores, de forma que não corresponde a discrição e humildade, serviço e entrega que Maria Santissima viveu.
Gostei da exposição acima. A Virgem de Nazaré não chamava a atenção em nada exterior, a não ser no seu jeito de agir e ser de fato santa. Não usava nada externo de diferente das mulheres de honra de seu tempo.
rezo o terço todos os dias isso é valido?
A paz de Cristo. Além das praticas exteriores ,citadas acima, gostaria de saber se na Santa Missa o consagrado a Nossa Senhora deve ter uma postura diferente? Ou uma forma de entrega diferente, ou mesmo orações diferentes?
Cara Giuliana,
Respondemos a sua pergunta neste artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-devocao-a-maria-na-sagrada-comunhao/
Deus te abençoe e a Virgem Maria esteja contigo em sua comunhão eucarística.
Natalino,
Blog Todo de Maria.
De coração,meus irmãos.Hoje pode ser a ultima chance de nos arrependermos e nos volvermos à Jesus e a mais ninguém. Ele está,nesse momento lá no céu,intercedendo pela raça humana. Entendam isso de uma vez,meus irmãos,antes que a PORTA DA GRAÇA se feche,ou A MORTE venha nos tragar! Maria foi a maior mulher que já viveu aqui entre nós,sem dúvida! Mas,hoje ela é mais uma cativa da morte e,um dia,quando Jesus regressar,com certeza,vai ser a primeira dos que dormem o sono da morte,a ver o rosto do seu querido filho Jesus e ai sim,ir com Ele,no nosso meio,morar para sempre com o Senhor Jesus! Amém!!!
Paz e Bem..
Caríssimo Ricardo, Maria não está morta, Ela vive! Pois como bem sabemos Maria foi levada ao céu.. Na Bíblia não diz que Maria está morta. Ela vive, e intercede por nós a Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo..
Que Maria o Abençoe, Amém!
gostaria de receber dicas, para me ajudar
a viver melhor minha consagração
Salva Maria!
Na segunda feira postaremos mais um artigo com dicas para viver bem a consagração a Jesus em Maria. Espero que seja últil. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver sua consagração.
Natalino.
Paz e Bem!
Tenho uma dúvida.
As orações que fazemos diretamente a Jesus Cristo, por exemplo , a oração de Santo Inácio de Loyola, como fazer após a Consagração?
Cara Carla,
Salve Maria!
Depois da consagração, as orações que fazemos diretamente a Jesus Cristo, aos anjos e aos santos podem ser feitas normalmente. O que muda é que o valor de nossas orações pertence a Virgem Maria, o que tem consequências:
1. Não podemos oferecer os valores de nossas orações por uma pessoa ou causa, mas sopmente colocar intenções às nossas orações;
2. Não apresentamos o valor das nossas orações a Deus, mas Nossa Senhora que o faz, depois de enriquecidos com seus méritos.
Para saber mais, recomendo os seguintes links:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-e-a-oracao-do-terco/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-entregamos-os-bens-materiais-a-virgem-maria/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-entregar-meus-bens-espirituais-a-maria/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Salve Maria Santíssima e Imaculada,meu nome e Maysa Ribeiro,tenho 15 anos e nesse ano dia 11/02(Nossa Senhora de Lourdes) me consagrei a Jesus Sabedoria Encarnada pelas mãos da Virgem Maria.
Desde então minha vida mudou completamente,todas as minhas ações são dedicadas a Maria… cada dia experimento um novo tipo de amor,um diferente do outro,um mais doce que o outro.Eu tenho forças para lutar dia pós dia.
Estou me preparando para consagração.
Caro Paulo,
Fico feliz pela sua preparação para a consagração. Qualquer dúvida, entre em contato.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Eu vou me consagrar gostaria de saber se eu posso usar mais de uma corrente? E obrigatório consagrar-se com o padre ou pode de frente com a imagem?
Caro Vagner,
Você pode fazer a consagração sozinho, diante de uma imagem. Mas, se puder consagrar-se durante a Missa, na ação de graças, ou logo depois, é o mais recomendado. Quanto à corrente, o recomendado é que tenhamos um sina da consagração, até porque a modéstia e a simplicidade de uma corrente diz mais da consagração do que duas ou mais.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Boa noite! Paz!
Estou iniciando a preparação para minha Consagração a Nossa Senhora de Fátima.
Não estou encontrando o “Contrato” que devo assinar junto a testemunha diante de Nossa Senhora após a Missa na presença do padre e/ou uma testemunha. Onde encontro por favor?
Desde já muito obrigada!
Cara Suellen,
Por nada. Segue abaixo um link da fórmula de consagração a Nossa Senhora:
http://consagrate.com/download/CONSAGRACAO-A-JESUS-CRISTO.pdf
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Aqui em na minha cidade qual resido atualmente fazem um grupo de estudo e fazem diante do padre e o padre tem que assinar eu não vi esta exigências no tratado, porque isso?
Cara Tais,
Se tem um Padre que acompanhe e oriente o grupo é causa de alegria. Pois, é melhor do que fazer a consagração com a ajuda de um sacerdote, apesar de não ser necessário, do que sem nenhuma orientação. Pois, podemos interpretar mal o Tratado e viver mal a consagração.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Ola Natalino, estou pensando seriamente em me consagrar também, gostaria que reza-se por mim, acompanho sua pagina, que Deus e a Virgem Maria te cubra de bênçãos por essa magnífica obra que você faz aqui na terra por amor a mãe de Deus. Um grande Abraço.
Caríssima Renata,
Amém! Obrigado pela sua mensagem. Fico feliz por sua consagração! Conte com minhas orações pela sua consagração. Qualquer dúvida, entre em contato.
Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
Natalino.
Só uma pergunta, como devo fazer as orações, tem um horário específico?
Caro Thiago,
Não há um horário específico nem orações específicas da consagração. No entanto, aquelas orações que você assumir como propósito, devem ser levadas a sério, inclusive se prometer que fará as orações em um determinado horário. Sendo assim, recomendamos que faça seus prpósitos de oração com prudência, para que não assuma um compromisso que futuramente naõ conseguirá cumprir.
Natalino.
Olá!!
Existe algum prazo determinado para usar a corrente/cadeiazinha??
Obrigada
Cara Adriele,
A cadeiazinha ou corrente não é obrigatória na consagração. Por isso, você pode usá-la o tempo que quiser. No entanto, se você fizer um voto de usá-la, por exemplo, por toda a vida, nesse caso é obrigatório usá-la até o fim da vida, a não ser que você peça a dispensa do voto a um padre. Para saber mais, recomendo o seguinte link:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/as-correntes-e-a-consagracao-a-nossa-senhora/
Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
Natalino.
Quero mim consagrar, porém tenho algumas dúvidas!? Como faço??
Cara Livânnia,
Para saber como se consagrar, temos vários links que podem lhe ajudar. Segue alguns deles:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/quem-pode-fazer-a-consagracao-a-maria/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/preciso-de-padre-para-fazer-a-consagracao/
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/o-dia-da-consagracao-a-nossa-senhora/
Qualquer dúvida, entre e,m contato.
Natalino.
Eu as vezes falho na oração. Eu vou ser condenada por isso?
Olá estou me preparando para consagrar-me mas tenho dúvidas de como agir ou seja o que fazer no modo de vestir e falar durante a preparação pode me dar algumas dicas?
Cara Grazzy,
Uma dica fundamenmtal para quem se consagra a Virgem Maria, válida para praticamente tudo que vamos fazer é a seguinte: ao colocar uma roupa, pergun,te-se: a Virgem Maria vestiria essa roupa? ou então, ela gostaria que eu, que sou uma pessoa consagrada a ela, usasse essa roupa? Sobre as conversas, pergunte-se: Nossa Senhora falaria o que eu costumo falar? ela gostaria das conversas que eu costumo participar? qual é o tipo de assunto que agrada a Virgem Santíssima? qual é o modo de falar que agrada a Mãe de Deus?
Para lhe ajudar a refletir sobre o assunto tratado acima, recomendo os seguintes links:
https://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-o-uso-do-veu-e-a-modestia/
https://blog.cancaonova.com/tododemaria/o-uso-do-veu-da-saia-e-da-corrente/
Certamente que a Virgem Maria lhe ajudará a vestir-se e a ser uma consagrada segundo seu Coração Imaculado!
Natalino.
Para um consagrado a corrente ou a cadeinha pode ser de ouro ou aço ? Já q é trabalhado a humidade de nossa senhora
Cara Simone,
As cadeias ou correntes devem ser preferencialmente de ferro ou aço. Os metais preciosos, como o ouro, não combinam com a consagração por causa da humildade e do desapego dos bens deste mundo. Para saber mais, recomendo que acesse o link abaixo:
http://blog.cancaonova.com/tododemaria/as-correntes-e-a-consagracao-a-nossa-senhora/
Deus a abençoe!
para fazer a consagração precisa fazer 1 comunhão?
por que eu vou receber o corpo de cristo dia 4 de novembro minha confissão será dia 1 de novembro
Cara Giovanna,
Salve Maria!
Para fazer a consagração, é necessário ter feito a primeira comunhão, pois uma das práticas essenciais desta devoção é a comunhão do Corpo de Jesus Cristo. Sendo assim, você pode se consagrar depois que tiver feito a primeira comunhão.
Deus a abençoe!