São Luís Maria nos fala do perigo das falsas devoções e dos falsos devotos de Nossa Senhora.

São Luís nos fala dos falsos devotos da Virgem Maria.No terceiro capítulo do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, São Luís Maria Grignion de Montfort nos fala da importância de escolher a verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria. Pois, cada vez mais surgem falsas devoções a Nossa Senhora e é fácil tomá-las por verdadeiras. Por meio dessas falsas devoções, o Demônio leva muitas almas para o inferno (cf. TVD 90). Tendo em vista este perigo, é preciso conhecer as falsas devoções, para evitá-las e a verdadeira, para abraçá-la (cf. TVD 91). Para nos dar a conhecer essas falsas devoções, São Luís nos fala dos tipos de devotos.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Segundo São Luís, “os devotos críticos são, ordinariamente, sábios orgulhosos, espíritos fortes e que se bastam a si mesmos” (TVD 93). Estes tem alguma devoção a Maria, mas criticam a devoção dos mais simples e põem em dúvidas os milagres e os testemunhos em relação a Nossa Senhora. Chegam a acusá-los de idólatras e acabam afastando a muitos da Virgem Maria.

Os devotos escrupulosos são aqueles que tem medo de desonrar Jesus honrando Maria. Estes não suportam que pessoas estejam ajoelhadas diante de uma imagem da Virgem Maria, como se não rezassem a Cristo por meio dela. Os escrupulosos são contrários à oração do terço, às confrarias e as devoções externas. Dizem que é preciso pregar Jesus Cristo. Isto é uma verdade, mas esconde uma “cilada do inimigo” (TVD 94). Pois, se honra mais a Jesus Cristo quando se honra muito a Santíssima Virgem.

Os devotos exteriores são pessoas que tem como devoção a Nossa Senhora somente práticas externas. Estes rezam muitos terços às pressas, participam de muitas Missas sem atenção, vão sem devoção às procissões, entram “em todas as confrarias de Nossa Senhora sem mudar de vida, sem fazer violência às suas paixões, nem imitar as virtudes desta Virgem Perfeitíssima” (TVD 96).

“Os devotos presunçosos são pecadores entregues às suas más paixões, ou amigos do mundo” (TVD 97). Sob o nome de cristãos e devotos de Maria escondem o orgulho, a avareza, a impureza, a embriaguez, a cólera, a blasfêmia, a maledicência, a injustiça e outros. Estes dormem em paz nos seus maus hábitos, sem se esforçar muito para os corrigir, pois dizem que são devotos de Nossa Senhora. Dizem ainda que Deus os perdoará, não morrerão sem confissão e não serão condenados porque rezam o Terço e jejuam, ou porque pertencem às confrarias ou às congregações, ou ainda porque trazem o hábito ou a cadeia da Santíssima Virgem. “Nada é tão prejudicial no Cristianismo como esta presunção diabólica” (TVD 98).

Os devotos inconstantes são aqueles que são fervorosos no início, mas logos esfriam. “A princípio abraçarão todas as devoções à Santíssima Virgem, entrarão em suas confrarias, mas logo depois já não praticarão as regras com fidelidade” (TVD 101). Os servos de Maria “têm a fidelidade e a constância por herança” (TVD 101). São Luís diz que é melhor “não se sobrecarregar com tantas orações e práticas de devoção, e fazer pouco com amor e fidelidade, a despeito do mundo, do demônio e da carne” (TVD 101).

São Luís nos fala também dos devotos hipócritas. Estes “cobrem os seus pecados e maus hábitos com a capa desta Virgem Fiel, a fim de passar pelo que não são aos olhos dos homens” TVD 102).

Os devotos interesseiros só recorrem à Nossa Senhora para alcançar algum processo, evitar algum perigo, obter a cura de alguma doença, ou por qualquer outra necessidade, sem as quais a esqueceriam (cf. TVD 103).

São Luís afirma que todos esses são falsos devotos da Virgem Maria. Por isso, não devemos fazer parte “dos devotos críticos, que não acreditam em nada e criticam tudo; dos devotos escrupulosos, que temem ser demasiado devotos da Santíssima Virgem, por respeito para com Jesus Cristo; dos devotos exteriores, que fazem consistir toda a sua devoção em práticas externas; dos devotos presunçosos, que, ao abrigo da sua falsa devoção à Santíssima Virgem, apodrecem nos seus pecados; dos devotos inconstantes que, por leviandade, variam as suas práticas de devoção, ou as deixam completamente à menor tentação; dos devotos hipócritas, que entram em confrarias e usam as insígnias da Virgem a fim de se passar por bons, e finalmente, dos devotos interesseiros, que só recorrem à Santíssima Virgem para serem livres dos males do corpo, ou obter bens temporais” (TVD 104).

Leia também:

As verdades fundamentais da verdadeira devoção a Virgem Maria.
A necessidade da verdadeira devoção a Maria.

25 Comentários

  1. Alexandre Teles Paim

    Absolutamente ninguém engana a Deus! Ninguém! Jamais! Deus conhece toda as profundezas de nossas almas, corações e espíritos. Conhece todos os nossos pensamentos e segredos. Conhece todas as nossas dores, todas as nossas angústias, todos os nossos sofrimentos, todas as nossas fraquezas humanas, todas as nossas misérias e todas as nossas necessidades. Somente Deus as conhece! Ele é o nosso Pai, o nosso Senhor, o nosso Rei, o nosso Redentor, o nosso Salvador, o nosso amado Senhor Jesus Cristo! Luz na nossa vida, razão e sentido de nossas vidas e de nossas existências! Com Cristo e por Cristo estamos crucificados e em Cristo Ressuscitaremos! Será que alguém pensa que poderia enganar a Deus? Homens podem enganar homens, mas nunca, jamais a Deus! O mal já recebeu a sua sentença e já foi condenado à sua destruição e aniquilamento completo. Portanto a libertação e a cura está no nosso amado Senhor Jesus Cristo e em nossa amada mãezinha do Céu, Santíssima Mãe de Deus, Sancta Maria, Gratia Plena, Mater Dei, Benedicta tu in mulieribus…que nos carregara em seus braços, nos levará para o Pai, caminhando conosco e tomando conta de nossos corações aqui aprisionados no restrito mundo do criado. Pela” Cruz” Venceremos! ” Combateremos o bom combate, venceremos a corrida e guardaremos a Fé…como nos diz São Paulo. Oro todos os dias por uma profunda transformação moral e espiritual em cada coraçãozinho humano, em cada ser da grande família humana, para que haja ” Arrependimento e Conversão”, para que todos possam retornar para Deus e isso é o que Ele mais deseja. Abramos pois as portas dos nossos corações, abramos as janelas, retiremos as grades, derrubemos os muros de Jericó e deixemos que Deus neles entre! Entreguemos ao Pai as chaves de nossos corações e deixemos que Ele aja em nossas vidas, que Ele nos conduza e que nos ilumine em nossas missões para que possamos fazer a sua vontade, hoje, sempre e por toda a eternidade. Lá nas profundezas de nossos corações se encontra Deus, lá estão todas as riquezas e tesouros incalculáveis que verdadeiramente possamos possuir. Amor Âgape, Compreender, Respeitar, Perdoar a quem nos tem ofendido. Ama ao teu Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Ama os teus inimigos e ora pelos que te perseguem. A vitória esta em Jesus Cristo! A vitória está na Cruz que devemos carregar em nossas missões, em nossas vidas e amá-la e juntá-las a Cruz do nosso Senhor Jesus Cristo para que por Ele sejamos ressuscitados e dignos das Vossas promessas! Louvor a ti meu Senhor e meu Deus! ” Se não podes entender, Crê, para que compreendas!” ( Santo Agostinho) Dominus Vosbicum!

  2. BOM DIA,SOU DEVOTA DA VIRGEM MARIA ,GOSTEI MUITO DESSA PUBLICAÇÃO ,ME SERVIU P MELHOR PRESTAR ATENÇÃO EM MEUS ATOS,POIS AMO NOSSA SANTA MÃE E QUERO SER FIEL A ELA E SEU FILHO JESUS. ESTOU GRATA E QUE DEUS VOS ABENÇOE ………

  3. João Paulo Osório

    Na juventude comecei a questionar as coisas de Deus. Filosofava com os amigos e cheguei a por a hipótese de Deus ser uma criação do homem para vencer o vazio existencial…
    Além da Filosofia, a Ciência explicava tudo! Então, tornava-se difícil, senão impossível, compreender como a Virgem Maria poderia ter concebido do Espírito Santo. Maria significou para mim, nesse tempo, a personificação de um preconceito…
    e o demónio uma interrogação.
    E a vida foi correndo… até que sou apanhado numa cilada do oculto! Involuntáriamente passei a conhecer o demónio, tal qual é, sem camuflagem: “a besta”!…… Não o sivo! Prefiro morrer! Reaproximei-me de Deus, nas Pessoas de Jesus Cristo e Maria!!!
    Uma noite, “a besta” ataca-me com força tremenda e inimaginável! Invoco a Virgem Maria rezando o Terço!!!
    Se hoje estou a escrever estas palavras devo-o à Mãe Querida! Estou-Lhe Eternamente grato! Procuro rezar o Terço diáriamente e peço-Lhe que envie os anjos da guarda dos meus familiares, o meu anjo da guarda e os anjos da guarda dos meus amigos, colegas, inimigos, da Igreja e de todas as instituições de Bem, do clero, de todas as pessoas de vida consagrada, de toda a Humanidade e de todas as nações, para que nos protejam, a toda a hora e a todo o instante, das investidas e das ciladas “da besta”!!!

  4. Dyrce B M Vasconcelos

    Q bom qdo vcs colocam trechos do livro do Tratado da verdadeira devoção a Virgem. Mto bom mesmo! Q Maria Santíssima abençoe esse blog com tds q propagam a sua devoção através dele.

  5. Gostei muito do texto,explica bem os tipos de devotos,as vezes agimos dessa maneira e por ingnorancia não sabemos.Obrigado por nos fazer chegar a seguir o exemplo da Virgem.

  6. ANA GABRIELA CARVALHO SILVA

    Que belo texto!!!!
    Seria tão bom se todos pudessem saborear tão belas palavras…
    eu farei a minha parte que é publicá-lo nas minhas redes sociais!

  7. Olá, estou estudando o assunto e sei que existe muita tradição sobre ele, mas gostaria de obter as bases bíblicas para a devoção, oração e adoração a qualquer outro que não seja o próprio Deus. Ficarei muito grata, pois poderei analisar e comparar os textos bíblicos. Mais uma vez, obrigada.

    • Natalino Ueda

      Viviam,
      A devoção a Virgem Maria esteve presente desde o início do cristianismo. É verdade que Nossa Senhora não se faz muito presente nos Evangelhos, mas procure ler as obras dos santos que escreveram sobre ela, como São Luís Maria e Santo Afonso Maria, além dos Padres da Igreja, como Santo Agostinho. Além disso, na própria Bíblia, você pode ver a presença de Maria desde o Gênesis, que é a mulher que pisa na cabeça da serpente (Gn 3) até o Apocalipse, no qual ela é a mulher que estava grávida, dá à luz ao “Menino” e depois foge para o deserto (Ap 12). Ainda na Palavra de Deus, os textos mais significativos sobre a Virgem Maria estão na Anunciação (Lc 1) e na narrativa do Calvário, onde Maria está aos pés da cruz com o Discípulo amado. Jesus entrega este discípulo, que somos nós, a Maria e depois entrega sua Mãe. Como João, somos chamados a levar Nossa Senhora para a nossa casa, para a nossa vida, confiando-nos inteiramente a ela. (Jo 19, 26-27). O Papa João Paulo II também escreveu muito sobre a devoção a Maria segundo o Tratado da Verdadeira Devoção, de São Luís Maria. Ele mesmo consagrou-se pessoalmente a Virgem Santíssima e recomendou também que nos consagrassemos a ela. Não tenha medo de confiar-se à Mãe de Jesus, pois o próprio Deus feito homem confiou-se inteiramente a ela.

  8. joao rodrigues da silva

    Gostei muito dessa explicação sobre a Virgem Maria no eu e minha familia somos devotos,procuro me consagrar todos os dias atraves da oraçao e do terço,mas este tema é muito importante de ser relembrado sempre para que o mundo não nos tire esse bem maravilhoso que é nossa Mãe Querida nos protege sempre com seu Amor de Mãe

  9. Aialla Cristine Gerhardt

    Acharam melhores respostas no site consagrate.com … tem aulas com o Pe.Paulo Ricardo sobre o tratado!

  10. Olá! Espetacular este texto, recém convertido como sou e sem grandes chances de aprendizagem em minha comunidade, tenho muitas duvidas e medo de fazer algumas coisas erradas.Em uma cidade muito evangélica, “sofro” muitos ataques contra a Nossa Senhora e nossa Religião Católica. Muitas vezes com argumentos e interpretações horríveis da palavra. A vontade é imensa de corrigir a pessoa, mas não tenho vontade de responder, ouço calado, dou um sorriso amarelo e nada mais. Silêncio para esses “ataques” é o melhor caminho? Ou seria a tentativa de provar que estou certo e eles não a melhor forma?
    Penso o que ela faria em relação a estes acontecimento e acho que ela com toda calma do mundo, faria a mesma coisa, opinaria pelo silêncio.

  11. Eu sempre peço proteção para ela,sei que ela me ouve .adorei o texto que li,se todos tivesse vontate de ler uma boa leitura encontraria aqui nesse texto.Eles poderia nas perdem muito tempo em coisas que são tolas.Porque quem tem um computador sabera encontrar palavras de reflexção como essas.

  12. Maria de Fátima D. dos Santos Lacerda

    Obrigada pelos esclarecimentos, é bom quando encontramos textos, que nos falam sobre a santíssima virgem
    com toda a devoção que ela merece.Ao lê-lo me pus a analisar minha própria devoção para que involuntáriamente não caia na tentação de ser um falso devoto.

  13. Maria foi escolhida muito antes de nascer para ser a Mãe de Jesus. Deus não colocaria seu Filho Amado em qualquer ventre, Maria foi escolhida por Deus para recebê-Lo. A vida Dela quase foi todo o evangelho. O sim de humildade a Deus, a obediência e suportar toda a dor aos pés da cruz de Jesus Seu filho e Nosso Senhor.

  14. Só peço que Nossa Senhora me guie, porque, pela inconstância própria do ser humano e dependendo da fase da vida, eu posso me transformar em cada um destes falsos devotos. Portanto, peço mais uma vez, e mais fervorosamente, que Nossa Senhora me guie pelos caminhos da vida.

  15. EU SOU DEVOTA DE MARIA COM MUITO ORGULHO

  16. sou devota de Nossa Senhora a mãe de Jesus, desde criança. Aprendir com minhas tias e até hoje tenho esse amor por ela. Não adoro; mais a venero de todo o meu coraçao. Tenho alcançado inúmeras graças por intermédio dela. Graças dou ao meu Deus por nos dar a virgem santíssima, como nossa mãe e medianeira de todas as graças. Rainha da Paz.

  17. O que seria de nós se não tivéssemos do nosso lado esta MÃE tão amável, tão carinhosa, tão compreensiva?
    O meu coração fica partido quando ouço de irmãos falarem mal desta MÂE! Meu Deus! Onde fica a Palavra de Deus? Na Cruz, antes de morrer, ELE nos disse : “FILHO, EIS AÍ A TUA MÃE”! E olhando para a MÃE disse: “EIS AÍ OS TEUS FILHOS”.
    vIVA OS CATÓLICOS QUE AMAM, RESPEITAM, ACREDITAM E PEDEM A SUA INTERCESSÃO. Lembrar que a pedido Dela, Jesus realizou seu primeiro milagre, na família.
    Vamos espalhar esta devoção.
    Hoje, celebramos o dia de Santa Edvirgens; peço a Ela que interceda por você, neste instante. Deus te abençoe

  18. CELIA REGINA BOLZANI DA SILVA

    NOSSA GOSTEI MUITO DE SABER TUDO SOBRE ,OS FALSOS DEVOTOS DE MARIA SANTISSIMA,POIS VOU CADA DIA MAIS MELHORAR ,QUERO AMA-LA DE VERDADE E NAO TER VERGONHA DE DISER QUE A AMO,POIS ELA FOI AQUELA QUE AMOU SEU FILHO DE TODA SUA ALMA……TE AMO MAEZINHA E QUERO TE AMAR CADA VEZ MAIS……

  19. a minha devoção com nossa senhora é rezar o terço do rosário nas familias visitar os doentes quando estou sozinha em casa eu conversso com ela falo sõbre os meus cansaços espirituais pedindo a ela que me dei força na minha missão peço a intersseção dela para jesus mandar trabalhadores para vinha porque a messe é grande muitas vezes tenho desejo de pedir coisas que até sem importancia como um pregador de cabelo querendo eu ir a missa bonita para jesus acreditem ela manda o broxinho por alguém a nossa conversa é simples como duas amigas sempre fico diante do quadro dela e parece-me que está sempre sorrindo eu tenho um filho que sempre consagro a ela e digo faça o que quizeres com ele porque é mais teu do que meu e ele já estar sendo tocado por jesus pelas mãos dela ele tem 21 anos nossa senhora é simples singela que ama mesmo aqueles que não a aceitam o segredo de amar aos irmãos é o silencio de maria em nossoa corações que as guerras em nossos corações sejam curadas pela intercessão de nossa senhora

  20. rute maria que testemunho lindo.vou imita -la no meu amor por nossa senhora.peço a jesus que aumente o meu amor cada vez mais

  21. Eu so sei que desde criança sou apaixonada por Jesus Maria e Jose,Eles foram os escolhidos por Deus pra nos levar a sua palavra.

  22. BENTO DE CARVALHO LIMA

    GRAÇAS A DEUS SOU DEVOTO DE N.S. E TAMBEM SOU CONSAGRADO A JESUS ATRAVES DE MARIA.
    GOSTEI BASTANTE DA MATERIA SOBRE O FALSO DEVOTO. ESSA MARAVILHA DE MULHER E MAE A NOSSA SENHORA. SOU DEVOTO DELA DESDE MINHA INFANCIA, POIS GRAÇAS A DEUS FUI CRIADO EM UMA FAMILIA POBRE MAS CRENTE EM JESUS E MARIA,ONDE REZAVAMOS O TERÇO TODOS OS DIAS E AS 18:00, COMO ERA NA MINHA CIDADE COROINHA BATIA O SINO NA HORA DA AVE MARIA.QUE JESUS POSSA AJUDAR A TODAS AS PESSOAS A SEREM DEVOTAS DESSA SENHORA QUE NOS AJUDA DIOTURNAMENTE. ( fAMILIA QUE REZA O TERÇO SUA CASA É CERCADO PELA GRAÇA DE N.SENHORA). VIVA A jESUS E VIVA A M A R I A.AMÉM.

  23. Foi para mim uma experiencia muito boa,muito particular ao meu curacao,amo Jesus sua e Nossa Mae,ja tenho ditto varias vezes,foi o melhor premio que meus pais me puderam dar Nassa Senhora do Rosario de Fatima e minha madrinha do Baptismo estou a Ela consagrada depois omeu filho mais novo, o consagrei a Nossa Senhora do Rosario de Fatima ,se chama lsaac Manuel, amo muito A Nossa Mae por Ela tenho recebidos dons extraordinarios,sirvo a igreja de Jesus Cristo e meu marido sito-me vidente eu agradeco muito aJesus e Maria por isso sofro muito, e um sofrimeto que depois se torna em gozo, gracas a Deus por todos os dons recebidos amei tudo o que li destes testemunhos vivos,que nos veem trazer forca docura ,eu nao acabava de vos escrever os testemunhos de Jesus e Maria minha mae do Baptismo,Deus e amor tudo ve,esta dentro de quem o procura ,com abertura de mente alma e Espirito Deus vos Bendiga,Ele vos ama e eu tambem a paz esteja sempre conosco,o amor de Cristo nos una como irmaos e como filhos de DEUS amem***

    • Natalino Ueda

      Cara Eduarda Oliveira,
      Amém. Obrigado pelo seu lindo testemunho de vida. Deus te abençoe ricamente e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio e proteção!
      Natalino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com