Padre Paulo Ricardo explica porque precisamos de Nossa Senhora.

Maria foi a escolhida por Deus para dar à luz o seu Filho, Jesus CristoPor que precisamos de Nossa Senhora? Para responde a esta pergunta, nos voltemos para a história da salvação do homem. Uma das primeiras coisas que surgiu com o pecado foi o medo de Deus. Adão e Eva desobedeceram a Deus e se esconderam atrás do arbusto. A primeira consequência do pecado é nos vermos Deus como um agressor. A gente acha que Deus veio para ser um desmancha prazeres e isso é típico do pensamento de Satanás. Ele queria ser original e Deus veio acabar com a festa dele. O homem, também marcado pelo pecado original, tem medo de Deus e passa a vê-lo como um agressor. A gente tem medo de dizer para Deus: eu assino em branco, eu faça aquilo que quiser. Esse é o nosso caminho da nossa santificação. Só existe santificação seu assinar uma folha em branco na minha vida e disser: Deus, escreve você, que eu não sei o que escrever. A gente assina e Ele preenche.

Mas, temos coragem de assinar essa folha em branco e dar para Deus?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Para isso acontecer, nós temos que ser dóceis e a gente tem medo de Deus. Pessoas devotas, senhoras da intercessão, diante de doenças, não querem assumir que estas podem fazer parte da vontade de Deus. A gente não sabe. Quem de nós suspeitaria que Deus iria se manifestaria na Cruz? Quem de nós suspeitaria que a vontade de Deus se manifestaria numa pobre menina de um vilarejo escondido na periferia do mundo chamado Nazaré? Quem de nós faria assim? Diga amém para a vontade de Deus. A pessoa resiste, porque vê Deus como um agressor, vê a vontade de Deus como uma agressão. A pessoa resiste e não se deixa modelar e porque ela não se deixa modelar, Cristo não nasce no coração dela. Mas uma mãe, já é mais aceitável, porque a figura da mãe já é mais aceitável. Não é porque o pai seja ruim, mas, por causa do pecado original, porque Deus é Pai, Satanás, sabendo que Deus é Pai, colocou em nós toda essa revolta e medo de nos entregarmos ao Pai. Mas Deus passou a perna em Satanás e nos deu uma mãe para nos entregarmos a ela, para que ela nos entregue a Ele.

Nós somos medrosos, nos aproximamos da cruz com medo, temos medo do futuro, do que Deus reservou para nós, da vontade de Deus para nós. Eu estou aqui confessando meu pecado para que você reconheça isso também em você. Nós temos medo de dizer amém para Deus. Nós temos medo do que Deus reservou para nós. Nós que temos medo de dizer amém para Deus, digamos amém para a Mãe. Esse é o método que Deus escolheu. Então ela nos modela, com jeitinho de mãe vai nos mudando e dizendo: meu filho, para de resistir, aceita, é para o seu bem. Quantas vezes, quando crianças nós esperneamos para receber uma injeção. Com o jeitinho dela, vai dizendo: aceita, tenha coragem, se entrega, é para o seu bem. Com o jeitinho da Mãe, é o método pedagógico de Deus, é o seu caminho para nos salvar. Só existe Salvação quando dizemos: “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu”. Aceitar a vontade de Deus em tudo e por tudo, só esse é o caminho da Salvação, mas como é que vamos assinar esse cheque em branco e entregar na mão de Deus? Como vamos ser dóceis, se nós sentimos uma agressão quando Ele revela o seu desígnio bendito e glorioso para nós? Pois este desígnio se apresenta para nós muito duro e crucificado. Nós nos assustamos com isso e tratamos Deus como inimigo.

Nós precisamos da Mãe, não porque Deus seja mau, a bondade de Deus é infinitamente maior do que a bondade de Maria! Mas, acontece que somos marcados pelo pecado original e nos assustamos com essa bondade infinita. Então, Deus, na sua bondade, usa uma mulher, para que esse filho assustado se acalme. Acalmado por ela nos rendemos a Ele. Assim como Maria foi Mãe do Cristo Salvador, ela precisa ser Nossa Mãe na ordem da graça. Ela é a Mãe na ordem da graça, ou seja, quando a graça de Deus age em nós, age através de Maria. São Luís Maria diz, no seu Tratado da Verdadeira Devoção, que Nossa Senhora é o molde, o modelo, o exemplo, ela se configurou a Cristo e, como ela, devemos nos entregar totalmente a Jesus Cristo.

Este é a quinto artigo de uma série, retirados de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011. O primeiro post teve como tema “Como ser fiel a Jesus Cristo?”, o segundo post foi intitulado “Como ter a têmpera dos mártires?” o terceiro, Maria, o molde perfeito de Jesus Cristo, e o quarto, “Qual é a diferença entre Lúcifer e a Virgem Maria?“.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

11 Comentários

  1. Achei muito importante esse artigo,q fala sobre Maria nossa Mãe cheia de bondade divina!!!

  2. Rogério Miranda Chagas

    Amo ler tudo a respeito de Maria Santíssima, não que ela seja para nós o centro da nossa fé, mas porque ela faz parte disso como enorme contribuição; Mas ao mesmo tempo que fico feliz por amar Maria cada vez mais, fico imaginando a multidão de pessoas que se dizem cristãos ter aversão a Virgem Maria, como é a caso dos evangélicos; fico com a impressão é que hoje satanás conseguiu fazer muita gente ter medo da Virgem Maria, isso nos mostra que a luta com o mal continua.
    In corde Iesus et Mariae

  3. lindo demais e muito bem explicado.
    parabens padre !
    bom dia a todos.

  4. Nossa! Disse tudo! Apezar de tudo é foi através dela que eu ralmente me aproximei do Pai. Obrigado oh mãe querida!

  5. Maria é o Canal da Graça para se chegar a Jesus,ela é o modelo a ser imitado por nós,o verdadeiro exemplo de fidelidade,obediência,docilidade e caridade,dons que o Espírito Santo derramou sobre ela no Cenáculo com os Apóstolos.Infelizes são alguns irmãos que preferem não contar com sua intercessão e quando e se chegarem ao Céu e forem recebidos por Ela e seu filho na Porta Celestial, ficarão envergonhados diante do Senhor que a escolheu para ser a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo,Bem aventurados os que acreditam nela. Amém.

  6. Que nossa Mae Maria Interceda por todos os Sacerdotes da Nossa Igreja e nos ensine essa devoção pura e verdadeira à nossa Senhora.

  7. maria é tudo prá mim te amo mãezinha.

  8. que maria nos abençoe sempre!!!!!!!em nome de jesus!!amem

  9. everything is very open and very clear explanation of issues. it contains truly information. your website is very useful. thanks for sharing. looking forward to more!http://www.jogosdoxmen.com

  10. Marcos Alberto Carvalho dos Santos

    Que baboseira é esta deste padre, como o ser humano gosta de ser enganado e o pior que engana a si mesmo. A Bíblia a Santa e poderosa Palavra de Deus Jesus afirma:” Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai senão por mim!”. Não existe este negócio de termos uma intercessora, Jesus é o nosso intercessor, o nosso mediador. Lembram-se do milagre da transformação da água em vinho? Maria queria interferir e Jesus foi categórico: “mulher, que tenho eu contigo?”. Desafio a qualquer seguidor ou adorador de imagem (O que também é combatido por Deus), a provar que Maria teve poder para curar ao menos um resfriado! Ela foi simplesmente a escolhida para dar a luz a Jesus e nada mais. Também ela não tem nada de virgem, depois de Jesus diz a Bíblia que ela teve filhos e filhas, portanto não tem nada de virgindade aí!. A Bíblia afirma: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!.

  11. Como sempre a falta de uma doutrina mais profunda faz com que o comentário do protestante poste aqui a sua falta de conhecimento nas escrituras.Em Lucas 1 ver 41 esta escrito ” Ora, apenas Izabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Izabel ficou cheia do Espírito Santo.42 E exclamou em alta voz:
    “BENDITA és tu entre as mulheres e BENDITO é o fruto do teu ventre”. Ora o fruto do ventre de Maria era Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito exclamou bendito o teu filho e bendita és tu, igualmente e não o teu ventre é muito mais bendito, deve-se meditar a respeito dessa passagem e sobre a concepção pois Deus sendo o criador de todas as coisas possíveis e impossíveis se fez carne através de sua serva Maria e não usou do sopro da vida para com seu filho Jesus. Quando Jesus pede a Tiago que cuide de Maria é por que não tem ninguém que a assista, conforme os costumes dos judeus de assistência as viúvas e desamparadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com