Quem é a Arca da Nova Aliança?

Neste artigo, Padre Francisco Amaral nos ajuda a compreender quem é a Arca da Nova Aliança e qual a sua importância para a nossa fé.

Na solenidade da Assunção da Virgem Maria, o livro do Apocalipse diz que o céu se abriu e apareceu a Arca da Aliança (cf. Ap 11, 19). Para o povo de Israel, a Arca de Aliança era onde se conservava o que possuía de mais sagrado: as tábuas da lei, com a Palavra de Deus dirigida a Moisés (cf. Ex 25, 10-22).

Neste artigo, Padre Francisco Amaral nos ajuda a compreender quem é a Arca da Nova Aliança e qual a sua importância para a nossa fé.

Nossa Senhora do Sinal, Arca da Misericórdia – Igreja de Santo Estanislau Kostka – Chigado Illinois – EUA

Onde a Arca entrava, o povo vencia as batalhas. Inclusive as águas do Jordão baixaram para o povo de Israel passar com a Arca (cf. Js 3, 7-17). Em certo momento, porém, a Arca da Aliança foi escondida e nunca mais foi encontrada (2 Cr 35, 3). Porém, um mistério vai sendo revelado:

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

— No Antigo Testamento, Davi parte às pressas, com a Arca da Aliança, para a Judeia (cf.2Sm 6,2); no Novo Testamento, a Virgem Maria parte às pressas para a Judeia para visitar sua prima (cf. Lc 1, 39).

— No Antigo Testamento, a Arca da Aliança permanece três meses na casa de um homem chamado Obed-Edon (cf. 2 Sm 6, 11); no Novo Testamento, a Virgem Maria permanece três meses na casa de Santa Isabel (cf. Lc 1, 56).

— No Antigo Testamento, Davi pula de alegria diante da Arca de Aliança (2 Sm 6, 16); no Novo Testamento, São João Batista pula no ventre de Santa Isabel diante da Virgem Maria (cf. Lc 1, 41).

— No Antigo Testamento, a Arca da Aliança porta no seu interior a Palavra de Deus escrita nas tábuas; no Novo Testamento, a Virgem Maria porta no seu Ventre a Palavra de Deus que se fez Carne (cf. Jo 1, 14).

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo com o tema “Memória de Nossa Senhora Rainha”:

A Arca da Nova Aliança aparece no céu (cf. Ap 11, 19), e é uma Mulher Vestida de Sol, com a lua debaixo dos seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas, gerando no seu Ventre o Rei que regerá as nações (cf. Ap 12, 1-5). Batalhava contra o dragão, a antiga serpente que teria a sua cabeça esmagada pela descendência da Mulher (cf. Ap 12, 3.9; Gn 3, 15). Assunta ao Céu em Corpo e Alma, a Arca da Nova Aliança é coroada não pelos homens, mas pelo próprio Deus, como Rainha do céu e da terra.

Padre Francisco Amaral é sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá-MT e vigário da Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande. Compartilha homilias no seu canal do Youtube.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A Rainha do Céu e os Santos Anjos.

TODO DE MARIA. Os fundamentos do dogma da Assunção de Maria.

TODO DE MARIA. Por que chamamos Nossa Senhora de Rainha?


Natalino Ueda, sacerdote diocesano, incadinado na Arquidiocese de Cuiabá, formado em Filosofia e Teologia e pós-graduado em Logotetapia e Análise Existencial, é o autor do blog Todo de Maria, que tem como temas principais a consagração a Santíssima Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, e a devoção mariana.

Comments

comments