O método de consagração do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.

Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima VirgemO método de consagração a Virgem Maria segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, está escrito nesse livro e tem três momentos distintos. Num primeiro momento, o Santo nos ajuda a conhecer melhor Maria e fala da necessidade da nossa consagração a ela. Depois, São Luís nos mostra como viver a consagração. No final, o Tratado nos dá um itinerário, um caminho, de preparação para a consagração. Este escrito sintetiza o método de consagração, que é semelhante a outros métodos, mas tem como diferencial uma teologia mais desenvolvida a respeito da devoção a Virgem Maria.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Nos primeiros capítulos do Tratado, São Luís Maria nos ajuda a compreender a devoção a Santíssima Virgem. Ele nos apresenta a pessoa de Maria no desígnio da Salvação e, consequentemente, em relação a nós. Segundo ele, a perfeita devoção a Nossa Senhora tem esse nome porque esta é uma perfeita consagração a Jesus Cristo. “Quanto mais uma alma se consagrar a Maria, mais consagrada estará a Jesus Cristo” (TVD 120). Esta consagração é a que mais nos conforma a Jesus porque nos conformamos a Maria, que foi a pessoa que mais se conformou com Ele.

Depois de conhecer melhor a Virgem Maria e a consagração total a ela, São Luís nos fala da vivência da “escravidão de amor”. Este método comporta dois tipos de prática espiritual. O primeiro tipo são as práticas exteriores, que são as orações propostas pelo Santo para o crescimento espiritual. Além disso, faz parte deste método de consagração ter um sinal exterior, como uma corrente, um anel, uma medalha, que não é obrigatório, mas é uma prática salutar. Quanto às práticas interiores, que são mais importantes, trata-se de uma mudança radical no nosso relacionamento com o Senhor e com a Virgem Maria. Quem se consagra por esse método deve fazer tudo por Maria, com Maria, em Maria e para Maria. Nestas práticas interiores está o segredo da eficácia dessa consagração para a nossa santificação e para o nosso crescimento espiritual. Devemos oferecer a Maria as nossas orações, jejuns, penitências, boas obras. Tudo que o que fazemos, entregamos nas mãos da Virgem Maria, para que ela, como Mãe de Jesus e nossa, ofereça a Ele nosso sacrifício.

No final do Tratado, São Luís apresenta os exercícios espirituais de preparação para a consagração total a Virgem Maria. Depois da preparação, para fazer a consagração, o método tem uma fórmula própria, que também está no final do livro. Algumas edições contém também as orações preparatórias para fazer a consagração e outras orações que fazem parte da devoção mariana.

Assim, o método de consagração, segundo o Tratado de São Luís, nos ajuda a conhecer a Virgem Maria, a nos consagrar a ela e viver essa consagração. Trata-se de um método completo, pois nos dá a conhecer todas as etapas da consagração, permitindo que conheçamos cada uma delas. Por isso, este é um método excepcional para fazer a consagração total e para vivê-la bem. Por fim, o método do Tratado comporta a perseverança, por isso, aconselha-se que se retome a sua leitura sempre, como fez o beato Papa João Paulo II durante toda a sua vida. Ter o Tratado como livro de cabeceira é o segredo da santidade de muitos santos e santas. Por isso, queira fazer parte deste exército de escravos fiéis da Virgem Maria, que esperam com as lâmpadas acesas até a segunda vinda do Senhor (cf. Lc 12, 35).


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

13 Comentários

  1. Eu fiz um curso de consagração baseado nesse Tratado, e garanto que é muito bom. Hoje sou uma pessoa totalmente diferente e renovada na fé. Vale a pena fazer somente se for devoto à Virgem Maria, pois por meio deste Tratado, recebe-se muitas graças, dentre elas, o desapego às coisas materiais, e com certeza muitas outras.

  2. Ganhei o livrinho de uma irma da Toca, estava pensando em como conseguir e pedindo orientação de como refazer minha vida espiritual, minha intimidade com jesus, minha filiação com Deus pai. Passei 3-4 anos longe, vivendo uma vida de “liberdade” que me levou a um abismo profundo com feridas extremas, me sinto completamente perdido, culpado, pois foram muitos os erros. Gostaria de saber como participar de uma grupo que me oriente sozinho não sei nem por onde começar.

    PS: rezem por mim

    Jose Soares da Silva Neto

  3. Gostaria de ter esse livro estou num momento que preciso reavivar minha fé pois não aguento mais errei de mais e agora o preço tá sendo duro de mais nunca pensei que viver a palavra fosse tão difícil que satanás fica o tempo todo so esperando uma brecha ele não se contenta em perder

  4. quero comprar o livro como faço?

  5. Jose Carlos Macieira

    Preciso comprar este livro é muito imoportante. Como fazer e participar deste curso de devoção?.
    Obrigado.

  6. Sonia Aparecida Rezende Pinto

    já li o livro e quero saber mais

    • Natalino Ueda

      Cara Sônia,
      Para conhecer mais sobre o Tratado, há vários artigos em nosso Blog. Além disso, há vários sites que você pode ter mais informações sobre a consagração na lista de links do Blog. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a conhecer melhor a consagração e, se for a vontade do Senhor, que ela te ajude a preparar-se para fazer sua consagração.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  7. Cristiane Elaine Coco Silva

    Boa noite, sou devota de Maria, mas estou aprendendo ainda será que vocÊ podem me ajudar a saber mais sobre ela. Obrigada.

  8. Oi, Salve Maria Imaculada, então eu vou me consagrar dia 8 de dezembro mais queria saber como me comportar e fazer os exercícios Espirituais de maneira mais singela??

    • Natalino Ueda

      Cara Luana,
      Fico feliz por sua decisão de se consagrar a Virgem Maria. Para fazer bem sua preparação, neste link você tem algumas palestras que te ajudarão a viver bem esse tempo, especialmente as duas últimas, que falam justamente de preparar-se já vivendo a consagração. Além disso, você pode consultar o Tratado, nos números 227 a 233. Nestes, o próprio São Luís Maria nos ajuda a refletir sobre como viver este tempo de preparação. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  9. Rafaela FariasFranco

    Vou me consagrar dia 29 de janeiro de 2017, estou muito feliz por estar ao caminho de ser escrava de Maria..
    Amo ser catolica
    Amo ser de Jesus e de Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com