A consagração e a confiança em Deus e em Maria

São Luís Maria ensina que a consagração produz em nós uma grande confiança diante da Virgem Maria e de Deus.

A consagração nos dá uma grande confiança em Deus e em Maria.São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, escreveu que a vivência da consagração total a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria, produz em nós uma grande confiança em Deus e em Nossa Senhora. Tal confiança depende da nossa fidelidade às práticas interiores e exteriores desta devoção. O Santo garante que quem é fiel à sua consagração, participará deste e de outros frutos maravilhosos, como a humildade, a caridade e a fé de Maria.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A Virgem Maria nos encherá de uma grande confiança em Deus e nela própria, pois não nos aproximaremos de Jesus por nós mesmos, mas sempre por Nossa Senhora. Pela consagração, entregamos a Maria todos os nossos méritos, graças e satisfações, para que ela use como bem entender. Por essa entrega, a Santíssima Virgem nos comunicará as suas virtudes e nos revestirá de seus méritos. Pelas virtudes e méritos de Maria, poderemos dizer com a mesma confiança que ela a Deus: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a Vossa palavra” (Lc 1, 38).

Por esta devoção ensinada por São Luís, nos entregamos inteiramente a Virgem Maria, de corpo e alma, e ela é generosa com quem é generoso. Nossa Senhora retribuirá entregando-se a nós de maneira maravilhosa e verdadeiramente real. Por isso, poderemos dizer com confiança e santa ousadia: “Eu sou Vosso, Virgem Santíssima, salvai-me” (cf. Sl 118, 94). Poderemos dizer também, como o discípulo amado: “Eu Vos recebi, ó Santa Mãe, como todo o meu bem” (cf. Jo 19, 27).

Por causa da grande confiança por nossa entrega a Santa Mãe de Deus, poderemos dizer ainda, como São Boaventura: “Minha querida Senhora e salvadora agirei com confiança e sem temor, porque Vós sois a minha força e o meu louvor no Senhor!” (TVD 216); ou, em outra passagem: “Eu sou todo Vosso, e tudo o que tenho Vos pertence, ó gloriosa Virgem, bendita acima de todas as coisas criadas. Colocar-Vos-ei como um selo sobre o meu coração, porque o Vosso Amor é forte como a morte” (TVD 216). Poderemos dizer a Deus, com os sentimentos do salmista: “Senhor, nem o meu coração, nem os meus olhos têm motivo algum para se elevar e orgulhar, nem para buscar coisas grandes e maravilhosas. Mas nem por isso sou humilde: levantei e animei a minha alma pela confiança. Sou como um menino desmamado e encostado ao seio de sua mãe, e é nesse seio que sou cumulado de bens” (Sl 130, 1-2).

Segundo São Luís, o que aumentará ainda mais a nossa confiança na Virgem Maria é que fizemos dela depositária de tudo o que temos de bom, para ela guardar ou dar aos outros. Dessa forma, teremos menos confiança em nós mesmos e muito mais nela, que é o nosso tesouro. “Oh! Que confiança e que consolação para uma alma poder dizer que o tesouro de Deus, onde Ele guardou o que tem de precioso, é também o seu tesouro!” (TVD 216).

A Virgem Maria é o tesouro do Senhor, a quem entregamos tudo que temos e somos, que também é o nosso tesouro. Podemos nos entregar com confiança a Nossa Senhora, pois, como ela se entregou inteiramente ao Senhor (cf. Lc 1, 38), certamente nos entregará a Deus, revestidos de seus méritos e virtudes. Dessa forma, a consagração é motivo de grande confiança para nós diante da Santíssima Virgem e de seu Filho Jesus Cristo.

Comments

comments